terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O papel da alimentação no equilíbrio da tireóide

A glândula tireoidiana é um órgão muito importante que produzindo hormônios age para controlar o nosso organismo, sendo responsável pelo funcionamento de todas as células do corpo.

O iodo é um componente importante destes hormônios. Quando a alimentação é pobre em iodo a tireóide aumenta de tamanho e origina o que é conhecido como bócio, que é visível como um inchaço na região da garganta. Se esta capacidade de produção aumentada ainda for insuficiente, a pessoa desenvolve uma tireóide hipoativa.

Mas cuidado, não exagere no sal para previnir o bócio ou o hipotireoidismo, o excesso de iodo pode levar a tireóide a produzir quantidades excessivas de hormônios tireoidianos.

Existem outras causas para a disfunção da tireóide, mas aqui estamos nos restringindo as causas relativas à alimentação.

Quem apresenta hipotireoidismo terá o metabolismo desacelerado e consequente cansaço e aumento de peso. Do contrário, quem desenvolve o hipertireoidismo fica mais ansioso, magro e em alguns casos rouquidão crônica.

Após identificado o tipo de disfunção, um aliado ao tratamento será uma dieta rica ou reduzida de iodo.

Alimentos ricos em iodo:

Algas, peixes de água salgada, frutos do mar, sal iodado

Alimentos que ajudam a baixar o níveol den TSH:

Alho cru e azeite de oliva extra virgem

Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.