terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alimentação e saúde bucal

Está certo que uma boa higiene bucal é fundamental. Mas não basta para garantir a saúde da boca. Quando uma criança não se alimenta corretamente, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cáries, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor.

Ainda que a pessoa tenha dentes e ossos fortes devido a boa alimentação na infância, caso não mantenha os bons hábitos alimentares, pode enfraquecer o seu organismo dia a dia.



Alimentos com elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que com o passar do tempo destroem o esmalte, formando a cárie.

  •  Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições.
  • Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos alimentos já tem ingredientes que produzem ácidos.

Quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes menor força terão os ácidos. A produção de saliva aumenta durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca. Também por isso deve-se martigar bem o alimento. A boa mastigação favorece a boa digestão e o cuidado da boca.
 
Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.
 
Alguns alimentos são responsáveis por manchar os dentes:
café, chocolate, suco de limão, beterraba, e qualquer comida dotada de pigmentação intensa pode provocar esse mal estético.
 
Para minimizar o problema, os dentistas recomendam fazer bochechos com água logo após a ingestão destes alimentos. A escovação só deve ser feita após uma hora da ingestão, para evitar o desgaste do esmalte o que levaria a maior absorção dos pigmentos.
 
Passo a passo da escovação correta
 
Finalize com o uso do fio dental e enxaguatório bucal
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.