segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uma alimentação monótona, ainda que com alimentos ricos, não é saudável

Várias pessoas se queixam: - Puxa, tenho uma alimentação super saudável e ainda assim fico doente.

Fraqueza, enjôo, falta de apetite podem ser sinais de uma alimentação monótona. Ainda que a base seja correta (arroz integral, vegetais orgânicos e carnes de pequenos produtores), se não houver variedade a carência de determinados nutrientes pode resultar em diversos mal estares.

Uma alimentação saudável deve ser uma festa de cores e formatos. Cada ida ao supermercado deve ser uma descoberta de novos alimentos. Uma dica é nunca repetir a lista da última compra.

Aipim, inhame, batata, batata-doce - a cada compra escolha um diferente

Verduras - não fique só na alface, existem diversas folhas deliciosas - rúcula, agrião, chicória, espinafre, mesmo entre as alfaces existem diversos tipos: a roxa, a lisa, a crespa, a americana

Carnes - é o que as pessoas mais sentem dificuldade em diversificar - porco (diversos cortes), boi (diversos cortes), frango caipira, peru, chester, peixes (salmon, sardinha, cação, tilápia, pescada, linguado, dourado, etc.) - A cada compra escolha uma carne diferente, lembrando de consumir a carne vermelha com um intervalo de dez dias, e que ovo também é proteína animal.

Mesmo o tradicional feijão com arroz pode ser variado. Temos diversos tipos de feijão: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. Mas a maioria acaba comprando só o preto.

A natureza nos oferece uma variedade infinita de alimentos, não é à toa. Mas por questões culturais focamos nossa alimentação apenas em alguns itens. Somos colonizados por povos europeus que vem de terras pouco férteis, herdamos deles boa parte de sua cultura e com isso aproveitamos pouco o que a nossa terra tem a nos oferecer.

As culturas negra e indígena são as que utilizam melhor o que o solo brasileiro oferece, mas por questões de distinção social há, ainda hoje, uma resistência a elas. Algumas pessoas sequer arriscam experimentar, com a desculpa de que seu organismo não suportaria os temperos fortes.

Diversidade é saúde, na mente e no corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.