terça-feira, 23 de março de 2010

Dez dicas para uma cozinha deliciosamente saudável

  1. Deixe para salgar a comida depois de cozida. O sal resseca a carne e altera o teor nutritivo dos cereais, quando temperados antes do cozimento. Essa dica também vale no combate ao consumo excessivo do sal. Ele só é percebido na superfície, então quando salgado antes do cozimento, o alimento absorve o sal diminuindo a percepção, isso leva a maioria das pessoas a salgar a comida novamente no prato.
  2. Use sempre que puder a chama de isqueiro - é quando você gira o botão do fogão como se fosse desligar o fogo, mas não desliga, deixa apenas aquela chama bem fraquinha - com ela os alimentos são cozidos em menos tempo garantindo a integridade dos seus nutrientes e agentes funcionais.
  3. Coloque a panela em chama de isqueiro após a fervura de arroz, feijão, sopas e legumes, conte 10 minutos e estará pronto. Importante: não abra a panela depois de colocar na chama de isqueiro. O vapor formará um vácuo que fará o cozimento sob pressão, daí a precisão dos 10 minutos. Se abrir a panela, não funcionará.Nesse sistema você pode esquecer a panela no fogo que a comida não queima e nem passa do ponto.
  4. Tenha temperos (hortelã, manjericão, alecrim, pimenteira, etc) plantados em jardineiras, funciona como aromatizador da casa, objeto de decoração, opção saudável e saborosa de temperos além de resultar em economia no orçamento dedicado à alimentação.
  5. Invista em boas panelas. Tenha ao menos uma inox, uma de ferro e uma de barro, há receitas que ficam inigualáveis quando feitas na panela certa. As de ferro, barro e pedra, quanto mais velhas melhor ficam. Mais resistentes, anti-aderentes e dão sabor à comida.
  6. Legumes não devem ser expostos ao calor por muito tempo, a única excessão é quando assados. Em geral devem ser apenas salteados e servidos al dente.
  7. O feijão precisa de 24 horas de molho, não para amolecer, mas para liberar a fermentação que causa asia. Mesmo assim, não deixe de acrescentar 3 folhas de louro ao cozimento.
  8. Toda receita de bolo e pão pode ter o leite substituído por qualquer líquido em igual quantidade.
  9. Toda receita que leva gordura, pode ter em substituição qualquer outra gordura. Ex.: receita de bolo que leva manteiga pode ser feita com azeite de semente de uvas, receita de empadão pode ter a manteiga substituída por qualquer outro óleo vegetal e assim por diante. Apenas biscoito amanteigado não convém por que iria descaracterizar a receita.
  10. Ouse mudar as receitas. Experimente, teste, a cozinha é sua!
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.