quinta-feira, 14 de junho de 2007

A qualidade da água define os sabores

Quem já não ouviu falar que esta ou aquela cerveja é melhor ou pior por causa da água que é usada no seu preparo?

Bom... não sou mestre cervejeira nem nada, mas sei que essa máxima tem fundamento.

As formas de tratamento de água são inúmeras e utilizam na maioria das vezes produtos muito agressivos ao nosso organismo. Nunca beba água da bica, mesmo nas casas de serra, quando o anfitrião nos diz que a água vem direto da nascente. A fonte pode ser pura, mas o encanamento com certeza não é.

Quando eu era pequena meus pais nos levavam ao parque das águas de São Lourenço, Minas Gerais, para buscar águas saudáveis. Enchíamos as nossas garrafas daquelas águas enriquecidas com todo tipo de minerais, quase toda a semana. Talvez por isso eu e meus irmãos dificilmente ficássemos doentes.

Podendo armazenar águas naturais retiradas da fonte, use-a para todo tipo de consumo. Desde matar a sede até fazer comida. A água tratada que sai da bica pode ser boa apenas para deixar verduras e frutas de molho. É muito importante que você deixe frutas e verduras de molho na água por 15 minutos com uma colher de sopa de vinagre para se assegurar que não vá ingerir nenhuma bactéria, verme ou inseto.

A não ser que se use água da torneira, quando for fazer um café ou chá, não deixe a água ferver. além de destruir as propriedades nutricionais da água mineral, altera completamente o sabor dessas refinadas bebidas. Alguns tipos de chás pedem que se ferva a água, normalmente são os chás feitos com raízes, nesse caso se abre uma excessão.

Para cozinhar legumes e verduras prefira o sistema a vapor e não deixe cozinhar demais para não precipitar as propriedades benéficas do alimento. Quanto mais viva a cor do alimento maior a indicação de que ele está perfeito para um consumo saudável. Quando a cor fica toda na água, o alimento passou a ser apenas uma pasta inútil, sem sabor e sem valor nutricional. Uma dica para quando você deixar passar do ponto, nesses dias em que você ainda está se adaptando ao novo método de cozinhar seus legumes, é não descartar a água. Utilize-a para fazer caldos ou sucos, mas não deixe ferver, se não vira água suja.

A água é realmente o elixir da vida, procure beber e usar uma água de qualidade para garantir uma saúde completa. E tenha consciência de preservá-la para que possamos ter disponível ainda por um bom tempo essa fonte de vida para nós, nossos filhos e netos. Não desperdice a água, só use o que realmente precisar e lembre-se de que toda água que você joga pelo ralo vai para rede de tratamento de esgoto e depois para os rios. Cuide do que joga pelo ralo, prefira sempre usar produtos biodegradáveis. Assim estará contribuindo com a prevenção da escassez da água.

Cozinhar é um ato de amor. Amor por aqueles que vão comer da nossa comida, amor pela vida, amor pela natureza.

Vamos exercitar amar cada vez mais!

2 comentários:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.