sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Beleza e saúde, estados interdependentes

Grande parte das mulheres querem manter a forma, e para isso já assimilaram o esquema da contagem de calorias. As gulosinhas, que não dispensam um petisco com um chopinho gelado já devem saber que uma porção de mandioca frita é duas vezes mais calórica que uma porção de batata frita. Mas o que elas não sabem é que além das calorias extras, a mandioca traz também em adicional muitos nutrientes que nem batata nem nenhum outro alimento reúne.
Tapioca de legumes com frango grelhado
A mandioca, aipim ou macaxeira, como quiserem chamar a raiz, é rica em vitaminas e sais minerais. Nela encontramos vitamina C e niacina, do complexo B. Uma é a guardiã dos tecidos e vasos sanguíneos, protetora do corpo contra infecções, além de favorecer a absorção do ferro. A outra atua no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e carboidratos, influenciando ainda a quebra da glicose para produção de energia celular.

As mandiocas de polpa amarelada apresentam mais um extra, o betacaroteno, que é transformado pelo organismo em retinol ou vitamina A, essencial à visão, pele e mucosas.
Quanto aos sais minerais, a raiz que já podemos chamar de sagrada, oferece cálcio, fósforo e ferro.

Muito usada na medicina da cultura popular, agora pesquisas ainda incompletas sugerem que os componentes ativos da planta poderiam ter ação preventiva antitumoral. O nordeste que tem alto consumo de mandioca, apresenta o menor índice de câncer de intestino no país.

Então, uns quilinhos extras as vezes representam saúde extra também. Como recomendação geral, consuma com moderação e poderá usufruir das maravilhas da mandioca sem perder a elegância.

Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.