terça-feira, 11 de setembro de 2007

Celebrando a vida na diversidade dourada dos ovos

Apesar de ter adquirido fama de vilão pelo alto teor de colesterol, os ovos estão nas mais diversas culturas desde os tempos mais remotos. Vale lembrar que a maioria dos alimentos tem sua importância para uma dieta equilibrada. Para um consumo saudável deve-se informar sobre a quantidade adequada de ingestão de cada alimento específico.

Os ovos estão em inúmeras receitas desde pães e bolos, passando por todo tipo de massas e doces. Os portugueses foram os que mais privilegiaram os ovos desenvolvendo inúmeras receitas de doces. Mas foi a Páscoa que difundiu o costume de presentear as pessoas com ovos em países dos quatro cantos do planeta.

O costume de dar e recebê-los tem origem com os egípcios, persas e chineses. Esses povos, no início da primavera e nas ocasiões festivas, distribuíam ovos naturais simbolizando a origem da vida, a criação e a fecundidade. Geralmente eram pintados e oferecidos aos amigos.

Existem regiões do Brasil que ainda hoje mantém esse costume. A avó do meu marido, por exemplo, é do interior de Santa Catarina, e passa o ano juntando as cascas dos ovos para na Páscoa preenche-los com amendoim caramelado, fazer belas pinturas e presentear a família inteira. O hábito adotado pelos cristãos para representar a Páscoa, significa a ressurreição de Jesus Cristo. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.

Mas você sabe como comprar bons ovos? Dê preferência aos ovos caipiras, esses não têm hormônios. A casca dos ovos frescos é opaca e áspera, já a dos ovos velhos é brilhante e lisa. Mova um a um na caixa para ver se não há rachaduras. E para manter o frescor deixo-os na caixa mesmo e leve-os à geladeira para que não percam a umidade e não absorvam odores de outros alimentos. Os ovos devem ficar com o lado pontudo para baixo, para centralizar a gema e mantê-los frescos.

Se os ovos estiverem rachados coloque um pouco de vinagre na água e as claras não sairão pelas rachaduras. Para descascar ovos cozidos, deixe dentro de uma bacia com água com água, eles sairão inteiros.

O segredo de bater claras em neve é nunca usar claras geladas. Tire os ovos da geladeira e deixe que fiquem em temperatura ambiente, não use recipientes de alumínio para não escurecer as claras. Para que elas cresçam mais, acrescente três gotas de limão ou uma colher de chá de água. Depois que começar a bater não pare até dar o ponto, se o líquido se separa da espuma não adianta voltar a bater que não voltará ao estado de clara em neve.


Use claras em neve no preparo da omelete, além de render mais, ela ficará mais fofa e dourada.
Para que ela não grude nem quebre, esfregue um pouco de sal (com papel macio) no fundo da frigideira. Depois, retire o excesso e leve a frigideira ao fogo.

Para que você esteja no comando do ponto do seu ovo frito, use sempre fogo bem baixo. Pode colocar o ovo no óleo ainda frio, ele vai fritar como se estivesse cozinhando à moda couché. Neste tipo de preparo o ovo é frito em água. No lugar do óleo você coloca um pouco de água na frigideira e vai cobrindo o ovo com a água que logo vai ferver. A aparência é de ovo frito, mas na verdade ele foi cozido de um jeito diferente.

O consumo diário indicado de colesterol é de 300mg, como um ovo contém mais de 200mg, não se aconselha o consumo de mais de dois ovos por semana, já que diversos outros alimentos de dietas comuns já apresentam ovos em sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.