sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Compotas, um presente especial.

Toda hora aparece algum motivo para presentear alguém. Seja dia das mães, dos pais, das avós, das crianças, é Natal, aniversário, é tanto dia que haja criatividade e bolso pra dar tanto presente o ano inteiro.

Uma alternativa interessante é fazer o presente. O presente feito por você , além de agradar pelo sabor vai também ter um significado todo especial, porque a pessoa vai ver que você não apenas cumpriu um protocolo, teve uma atenção especial em pensar no que ela gosta e dedicar um tempo a isso.

O que costuma fazer com os potes de vidro de café, geléia, molho de tomate quando acaba o seu conteúdo? Sua resposta deve ter sido: Coloco no lixo reciclável. Muito bem, é a atitude correta, se você não pretende fazer compotas. Esses vidros são muito úteis e adequados ao condicionamento de conservas.

Lave bem os potes. Coloque um pano dentro da panela, arrume os vidros e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos, os rótulos soltarão ao derreter da cola. Arrume-os sobre um pano seco com a boca para baixo e deixe secar. Escalde as tampas em água fervente. Não seque com pano. Guarde os potes e repita a operação quando for montar as compotas.

Elas podem ser doces ou salgadas. Dê preferência ao açúcar mascavo ou mel no preparo de compotas doces. Use frutos maduros e firmes. A quantidade de açúcar é importante para a conservação. Pouco açúcar, o doce fermenta, muito açúcar cristaliza. O ideal é um por um. Um quilo de fruta para um quilo de açúcar. Coloque o doce ainda quente no pote e deixe esfriar. Coloque de novo em banho-maria, por dez minutos para sair o ar. Tampe bem e vire de cabeça para baixo por dez minutos. Deixe esfriar e guarde em local limpo e fresco.

Das salgadas, a que faz mais sucesso entre meus amigos e familiares é a do antepasto de berinjela. Leva três tipos de pimentão, cebola, azeitonas verdes, passas brancas, azeite virgem e orégano. Corte as berinjelas em cubos e leve ao forno pré aquecido a 180º , quando estiverem murchas estão prontas. Tenha já todos os demais ingredientes cortados em cubinhos menores. Mistures tudo com bastante azeite. A berinjela absorve o azeite, se colocar pouco ela fica seca e é o azeite que conserva o conteúdo da compota. Salgue a gosto com sal marinho. Condicione nos potes e guarde. Após aberta deve ser guardada na geladeira e consumida de sete a quinze dias, varia de acordo com a qualidade da berinjela.

Decore os potes com etiquetas personalizadas e cubra a tampa com um tecido bonito fechando com laço de fita. O seu presenteado ficará impressionado com seu talento e carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.