quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Que tal folhas de crucíferas para o almoço de hoje??? Algumas dicas para fazer a receita abaixo.

Arroz de açafrão com linhaça e
refogado de folha de brócolis com cebola roxa

Cozinhe o arroz à moda japonesa. Lave-o e coloque a cozinhar apenas com um dedo de água acima do nível do arroz, o açafrão deve ser misturado na água ainda fria. Ao levantar fervura coloque o fogo em chama de isqueiro (veja como é a chama de isqueiro no texto Segredinhos da boa cozinha saudável do dia 05 de junho) e deixe cozinhando por dez minutos. Só após este tempo abra a panela, o arroz estará cozido e soltinho.


Caso você esteja usando arroz integral, deve deixar de molho de um dia para o outro e aumentar o tempo de cozimento em mais cinco minutos.


Agora é a hora de temperar. Rale o alho coloque a linhaça e o sal a gosto. O alho deve ser comido cru, sempre, para que ele mantenha suas funções antibióticas de anti-inflamatório.


O refogado das folhas de brócolis é apenas uma das formas de seu consumo. A maioria das pessoas separam e jogam fora as folhas do brócolis. Estão descartando uma parte deliciosa e muito nutritiva desta crucífera. Pois é, para quem não sabe, o brócolis, assim como a couve flor são crucíferas. Quando cozidas por muito tempo, as crucíferas liberam compostos de enxofre de odor desagradável além de perder seus nutrientes. Seu preparo deve ser em refogados, cozidos no vapor e quando em sopas e risotos colocados no final do preparo.


Lembre-se, a cozinha deve ser agradável antes, durante e após a refeição. Cozinhe com amor e prazer, coma lambendo os beiços e se comer a coisa certa poderá usufruir de um enorme bem estar depois da comilança. Aproveite ao máximo as funções medicinais dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.