quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Sem pressão!

Já dizia um velho ditado: A pressa é inimiga da perfeição. Sábio provérbio. Não é à toa que os orientais buscam o equilíbrio através da meditação. E cada ação do nosso dia-a-dia deve ser como uma meditação. A maioria dos vícios se desenvolvem por hábito, e hábito é automação. Não somos máquinas para agirmos automaticamente sem consciência.

Um bom exercício para quem quer emagrecer é começar a apreciar a comida. Sinta o cheiro, admire a forma, a composição do prato, deguste realmente, sinta o sabor, mastigue vagarosamente e só então engula. Faça da sua refeição um momento único no seu dia, um momento de prazer, e verá que a quantidade de comida que você vai consumir será reduzida drasticamente.

Isso se deve a dois fatores principais. O primeiro deles é que o nosso cérebro recebe a informação de satisfação antes mesmo de você dar a primeira garfada. Tudo que está sentindo é informação que a mente registra. O segundo é que temos um hormônio, produzido no estômago, chamado grelina que é o alerta da fome. Ele leva cerca de 30 minutos para baixar, e se você comer em 10 minutos, vai continuar com sensação de fome e vai querer comer mais e mais e acaba por fim comendo mais que o necessário para sua nutrição e prazer.

Uma dica para quem é mais sensível a grelina, o caso dos obesos, é ter sempre na bolsa um saquinho de nozes ou castanhas. Os ácidos graxos baixam consideravelmente os níveis de grelina, ajudando na sua adaptação ao novo ritual da refeição.

O crescimento da vida urbana e a entrada da mulher no mercado de trabalho revolucionou a cultura da alimentação. Panelas de pressão e posteriormente o forno de microondas invadiram as cozinhas. As compras dos gêneros alimentícios também mudaram, primeiro foram os enlatados e depois os congelados, sem falar nos fast foods que muitas vezes se tornam opções de almoço de pessoas de todas as idades. A pressão da falta de tempo não provocou só problemas de hipertensão arterial. Muitas doenças foram desenvolvidas pelo desenvolvimento desta cultura do não perder tempo na cozinha. Obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares são apenas alguns exemplos.

Agora, na busca por uma qualidade de vida melhor, passamos a dar maior atenção ao que comemos. Nada de usar a panela de pressão, ela destrói as moléculas nutricionais transformando a comida numa pasta sem valor. O fato da sua barriga estar cheia não significa que você está bem alimentado.

No caso do forno de microondas o que ocorre é que ele emite radiação sobre as moléculas da água do alimento. A Organização Mundial de Saúde ainda não descobriu se os alimentos submetidos ás microondas fazem algum mal à saúde, mas aconselham o usuário a não ficar na frente do aparelho ligado, pois a radiação pode a longo prazo desenvolver diversos tipos de câncer. Convém, então, utilizar apenas para aquecer rapidamente alguns alimentos.
Mercado Municipal de Curitiba - foto by Bruno Brasil
Para o feijão ficar gostoso, não demorar tanto cozinhando e não fermentar na sua barriga, deixe de molho por 24 horas, jogue a água fora, nela está a fermentação que causa asia. Coloque para cozinhar com três folhas de louro , para eliminar qualquer fermentação que o feijão ainda possa desenvolver. Quando a água estiver fervendo, diminua a chama até o ponto de isqueiro que já ensinei aqui para vocês no texto do arroz, lembram??? Em apenas dez minutos seu feijão estará delicioso, com aquele caldinho grosso e o melhor sem causar asia. Quanto mais tempo o feijão cozinhar, mais grosso ficará o caldo. Use o socador para amassar alguns grãos, isso também ajuda a engrossar o caldo.

Boa feijoada!!!

Links úteis
sobre o microondas - http://www.radiobras.gov.br/especiais/magnetismo/magnetismo_capa.htm
sobre grelina -
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/184-pag03.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100009
http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/controleapetite.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.