terça-feira, 4 de setembro de 2007

Por que tomar chá????

Os chineses têm a cerimônia do chá, os ingleses o chá das cinco, mas nós brasileiros não desenvolvemos a cultura do chá. O forte para nós é o café e o chimarrão na região sul, mas pouco a pouco, na busca por uma vida saudável começamos a adquirir este bom hábito e a descobrir as maravilhas e delícias dos chás.


A utilização dos chás é quase medicinal e seu consumo deve ser consciente. Por exemplo: uma pessoa que quer diminuir o consumo de cafeína, para de tomar café e passa a tomar chá preto está cometendo um grande equívoco já que o chá preto contém maior teor de cafeína que o próprio café.

O chá verde torrado é dos mais indicados porque equilibra o sistema circulatório evitando problemas do coração e pode ser tomado várias vezes ao dia. E como a maioria dos chás, é diurético, o que ajuda no combate à retenção de líquidos e previne problemas nos rins.

Tomar um chazinho quente em jejum auxilia na desintoxicação. E como inevitavelmente ingerimos químicas diariamente, a desintoxicação é recomendável.

Qualquer chá é muito mais gostoso sem adoçar. Quando adoçamos o chá nos parece uma coisa aguada, mas ao natural, o aroma da erva fica mais destacado. Para aqueles que não tomam nada que não seja doce seria melhor optar pelo mel. Mesmo o açúcar mascavo não combina com chá, o mel é o ideal para esta bebida.

Quem quer emagrecer, além dos diuréticos para diminuir a sensação de inchaço, recorre também aos laxantes como o chá de sene. Cuidado, o excesso de chá laxante pode provocar irritação no intestino. O sene não deve ser consumido todos os dias. Uma a duas vezes por semana é o suficiente.
Assim como as frutas e verduras, os chás orgânicos também são os melhores. Os de saquinho normalmente levam aromatizantes e corantes e raramente apresentam suas propriedades terapêuticas. Leia sempre os rótulos e só compre aqueles mais puros possíveis, de preferência de ervas para coar, e não tenha dúvida aquele chazinho da planta que sua mãe colheu no quintal será sempre mais eficaz que qualquer chá industrializado.

Há que se prestar atenção também no preparo. Tem chá de todo tipo e cada tipo tem de ser preparado adequadamente para que as funções terapêuticas não sejam anuladas.

Para plantas aromáticas (com cheiro ativo): despeje água fervente sobre as partes da planta a serem usadas. Abafa-se por aproximadamente 20 minutos, coa e bebe-se.

Para plantas sem cheiro: depois da água estar fervendo coloca-se a parte da planta a ser utilizada. Abafa e deixa ferver por mais 3 minutos, desliga e deixa abafado até esfriar. Coa e bebe-se.

A maceração é um tipo de de preparo para folhas, flores, cascas e raízes. Coloca a parte da planta a ser usada de molho na água fria por aproximadamente 12 horas (folhas e flores) e 24 horas (cascas e raízes). Após o molho coar e beber. Ao aquecer, não deixe ferver.

A maioria dos chás embalados vem com orientação de preparo. Leia sempre as orientações.

Uma dica para quem ainda tem alguma resistência ao chá, é começar pelo de erva doce. É delicioso e deixa as pessoas mais calmas e felizes. Provem e comprovem!
Links úteis

Um comentário:

  1. Ótimo artigo, xará! Mas eu vou ter que opinar: o melhor chá mesmo é o de jasmim, seguido do de hortelã. Esse último é super barato, gostoso e faz bem pro estômago!

    E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.