quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Azeite de Oliva, o óleo da saúde

Na incansável busca da alimentação saudável, não são poucos os dilemas que se impõem. Talvez, o maior deles seja a escolha do óleo certo.

Por mais saúdável que seja nossa alimentação, os óleos sempre estarão presentes, seja na mesa ou na cozinha. E isso de certa forma é muito positivo, por que nosso organismo precisa mesmo de alguns óleos. A gordura insaturada ajuda a manter baixo o nível de colesterol e os ácidos graxos coferem inúmeros benefícios à nossa saúde, inclusive ajudando a combater a obesidade.

Segundo o Dr. Alexandre Feldeman, que escreve para o site enxaqueca.com, o azeite de oliva extra virgem é o melhor de todos, e a sua diferença para os outros óleos está no seu modo de extração.

A extração dos óleos se dá por meio de prensagens e calor. O azeite extra virgem é aquele extraído da primeira prensagem da azeitona, é quase como um suco. Os demais, tanto azeites virgens ou comuns e outros óleos, sofrem muitas prensagens e são submetidos a altas temperaturas o que modifica quimicamente o líquido deixando-o pobre em termos nutricionais quando não até prejudiciais de acordo com o teor de gorduras saturas que passa a conter.

Gordura saturada é toda aquela que endurece em temperatura ambiente. Ela é muito perigosa para quem tem problema de colesterol alto.

O segredo para potencializar a qualidade da sua alimentação é usar uma lógica bem simples:

quanto mais pura, natural e menor a interferencia do homem, melhor será sua alimentação.

Isso implica que óleos de menor tecnologia de extração são os melhores, se leva química, como as margarinas que sofrem um processo de hidrogenação, não podem ser boas pra saúde. Manteiga é rica em gordura saturada, mas se for feita no processo caseiro, em pquena fazenda de pessoas conhecidas, vale consumir um pouquinho.

Moderação é o segundo segredo. Podemos cometer pecados de vez em quando, mas com moderação.

O azeite extra virgem tem propriedades antinflamatórias, além de ser rico no famoso ômega3. Utilize-o no lugar do óleo comum, para assar, cozinhar e refogar. Possui aroma deliciosa de oliva.

Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.