quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O que beber depois de devorar um Rollmops???

Depois do artigo da Carne de Onça não preciso perguntar se alguém aqui sabe o que é Rollmops.

Tradicional iguaria dos botecos curitibanos, o Rollmops é uma herança dos imigrantes alemães, a receita original é feita com arenque, mas no Brasil, o mais comum é encontrar de sardela ou sardinha.

A conserva é feita do peixe bem limpo, cru, aberto ao meio e enrolado como um rocambole de temperos fortes e especiarias. O recheio pode variar, mas não deve nunca faltar cebola, que pode estar fatiada em grandes pedaços (mais comum), inteira se for daquelas cebolas miúdas ou picada como na receita abaixo fiel à original alemã.

Costuma dizer que o bom comedor de Rollmops, devora cada rolinho de uma só vez seguido de um copinho d'água, mas há controvérsias. Alguns preferem consumir intercalando os rolinhos com doses de cachaça, bem à moda brasileira; e outro ainda que consideram a cerveja o melhor acompanhamento.

Seja qual for a sua escolha, tenha em mente que este petisco, extremamente saudável, é forte pra danar, e precisa ser muito macho pra devorar um rolinho numa tragada só. Eu prefiro ir devagarinho, degustando e não como mais que dois rolinhos. É muito saboroso, mas muito ácido também. Vá com calma mas não deixe de provar, será uma experiência única.
Para os rolinhos:
6- 8 filé de arenque (Hering) ou peixe parecido
1 col. de sopa de mostarda picante (pode usar mostarda normal)
2 pepinos em conserva cortados bem picadinhos
1 cebola bem picadinha
1 col. de sopa de alcaparras, também bem picadinhas (são dispensáveis, dão um quê a mais, mas não são essenciais para o bom e velho Rollmops)

Para o caldo:
250 ml de vinagre de vinho branco
125 ml de água
2 cebolas em fatias
8 grãos de pimenta preta
2 folhas de louro (fundamental para garantir a boa digestão)
1 col. de chá de sal
Preparando:
Lave bem os filés de peixe e besunte o lado interno de mostarda.
Misture bem o pepino picado com a cebola picada e as alcaparras. Espalhe em cima de cada filé um pouco dessa mistura e faça os rolinhos prendendo ao final com um palito de dente.

Coloque os Rollmops em um vidro bem limpo que possa ser fechado com uma tampa.
Ferva todos os ingredientes para a calda e quando levantar fervura derrame devagar sobre os Rollmops.

Eles precisam ficar cobertos com o líquido. Feche bem o vidro e deixe curtir por 5 dias e pronto pode saborear com os amigos bebidas e um bom pão francês.

8 comentários:

  1. Olá
    Com relaçao a receita do Rollmops achei super legal porem a que eu comi tinha aspecto avermelhado, ou seja, com algum ingrediente com essa coloraçao. Uma vez tentei fazer e coloquei páprica picante, mas nao ficou igual.
    Se voces puderem me dar uma dica eu gostaria.
    Abraços
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Olá regina, nesse caso, acho que você comeu outro tipo de conversa de peixe, porque o Rollmops não é avermelhado.
    De qualquer maneira uma boa alternativa para coloração é usar um tempero chamado coloral, é um corante natural e vende em qualquer feira livre e não vai alterar muito o sabor, outra dica é usar tomate picado no caldo. Minha mãe fez aqui em casa e ficou maravilhosa.
    Obrigada pela participação,
    equipe Gororobas.

    ResponderExcluir
  3. Bruna, aonde, no Rio, posso encontrar os filés de arenque para fazer rollmops. Estou engatinhando ainda na cozinha mas acho que vou conseguir aprender muito com pessoas generosas como você. Parabéns pelo blog!!!
    Abraços,
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Ô Valéria, obrigada pelo gentil comentário, nossa intenção é essa mesma, ajudar!

    Arenque bom no Rio é difícil, por isso o brasileiro acaba substituindo por sardinha, e é uma ótima opção já que o teor de Ômega 3 da sardinha é altíssimo.

    Peixe bom, de todo tipo você acha nas feiras livres. Compre sempre peixe fresco. Peixe limpo e congelado dura um ano na geladeira, mas comprar já congelado em filés é um risco. Você nunca sabe como estava o peixe antes do congelamento.

    Prefiro comprar o peixe no meu padrão de qualidade pra depois congelar, do que comprar já congelado.

    Além das feiras tem o mercado de peixe na Barra, ali é fonte segura de bom peixe, vale a pena pagar mais por um produto de melhor qualidade.

    Cuidado ao comprar peixe embalado no mercado. Principalmente se o preço estiver muito bom. Normalmente são criados em viveiros especialmente para comercialização. A carne é pobre e muitas vezes alterada pelo conteúdo das rações.

    Peixe bom é peixe pescado!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post sobre rollmops.
    Iguaria da terrinha.
    Valeu
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. coloque a sardinha no sal para ficar firme depois 50% de agua e vinagre, mas tirei o sal demais antes de colocar na conserva e ela dissorou.coloque agua do filtro.não deu certo

    ResponderExcluir
  7. Rogério...não entendi? Qual a sua dúvida? Pelo que vc me diz, parece que vc não seguiu a receita.

    ResponderExcluir
  8. Uma delícia da terrinha !!! Vi alguns comentários. Regina, o Rollmops avermelhado que voçe experimentou sempre como aqui, como se trata de uma conserva, experimente faze-la com vingre de vinho tinto, isso que dará essa cor e um sabor muito bom !!!
    Abraço.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.