Kefir de leite - tem aspecto de canjica - veja também o
de água propagado pela Madre Tereza de Calcutá
|
Há atualmente um sem número de links na Internet com receitas ditas de iogurte natural caseiro. É assustadora a propagação de uma receita que leva o iogurte industrializado, leite em pó e açúcar no preparo de um iogurte dito caseiro.
Convenhamos, se leva produtos industrializados não pode se dizer nem natural, nem caseiro. Dada a procura por tal iguaria e pela necessidade de algumas pessoas na ingestão de uma excelente fonte de cálcio livre da lactose, resolvi escrever este artigo.
O iogurte é produto da ação de uma cultura mista e em igual proporção dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite.
O iogurte é uma criação da gastronomia dos árabes que, por sofrerem nas altas temperaturas, encontraram formas de não desperdiçar um produto tão perecível como o leite.
Pela receita original bastaria coalhar o leite ao sol e depois deixar curtir mais uns dois ou três dias. Depois de pronto basta misturar com frutas, mel, açúcar mascavo, as receitas variam de acordo com seu gosto e criatividade.
Mas os próprios árabes acrescentaram um rico ingrediente à receita, o Kefir ou Tíbico.
Os Grãos de Kefir foram considerados um presente de Alá entre os membros das tribos muçulmanas das Montanhas do Norte do Cáucaso, que, por volta do século XVIII, já conheciam e respeitavam os poderes curativos do leite fermentado por tais jóias probióticas. Os Grãos de Kefir eram passados de geração em geração e eram considerados uma fonte de saúde da família e das tribos, que defendiam o processo secreto do Kefir e a arte da cultura da Matriz, com as suas próprias vidas.
Os grãos de Kefir não são vendidos, eles se propagam e à medida que se vai utilizando você acaba por doar o excesso, não se deve jogar fora, é um presente de Deus para reequilibrar nossa saúde já tão debilitada por uma alimentação fraca de nutrientes. Se você recebeu, compartilhe os benefícios com seu vizinho.
Clique aqui e descubra como adquirir kefir.
Para cultivar seu iogurte natural irá precisar de uma Jarra de vidro 250 a 500ml, um coador e colher não metálica (pau). Um recipiente não metálico (vidro) para coar e armazenar o Kefir e leite fresco. Qualquer tipo fará, inclusive com nata completa, pasteurizado, embora leite fresco orgânico "cru completo" faça o melhor iogurte.
Coloque os grãos de Kefir frescos na jarra com leite fresco. Não encha a jarra mais que 2/3 por que os grãos vão proliferar e ocuparão mais espaço na jarra. Coloque uma tampa solta para um Kefir suave, ou uma tampa muito justa se você desejar bem carbonatado (ácido, quase gaseificado). Usa-se também cobrir a jarra com gase presa com elástico.
Deixe permanecer em temperatura ambiente por mais ou menos 24 horas, ou até que o leite tenha coagulado completamente. Escolha um lugar para fermentação do Kefir, por exemplo, um armário.
Nunca exponha os Grãos de Kefir diretamente ao sol, pois a temperatura poderá exceder os 45ºC e as bactérias poderão não resistir a essa Temperatura.
Coloque o conteúdo em um coador não metálico (plástico ou pano) e coe o Kefir em um recipiente para separar os grãos. O que você coou é o iogurte pronto. Os grãos que sobraram no coador são colocados de volta no jarro para fermentar. O jarro então é lavado e todo o processo simplesmente é repetido para o próximo grupo.
O iogurte pronto pode ser batido no liquidificador com frutas, fica uma delícia. Para adoçar o ideal é o mel, mas pode também usar açúcar mascavo.
Olá, fiquei muito feliz de ter encontrado alguém que falasse sobre os "bichinhos" do iogurte, popularmente chamado. Ganhamos os "danadinhos" há três meses e, apesar de produzirem um iogurte delicioso e cremoso, não crescem de tamanho. Por que a colher metálica não é indicada? Costumamos lavar também as "bolotinhas". Isto está correto?
ResponderExcluirLavar as "bolotinhas" está corretíssimo, agora sobre a colher metálica nunca soube de nenhuma contra indicação. Como você está usando a colher?
ResponderExcluirNo trato com os fungos não se usa colher, apenas um pote de vidro, leite e uma peneira de plástico.
Talvez você esteja matando os fungos com a colher, mas não por ser de metal e sim pelo simples manejo da colher entre eles.
Se não estão crescendo há algo errado. Troque o leite a cada 24 horase lave em água corrente na hora da troca. Observe se ocorre alguma mudança, qualquer coisa estamos aqui.
ola, eu tenho os bichinho e gostaria de saber se há alguma diferença no cuidado deles na epoca de verao e inverno, pq no verão eles faziam iogurte todo o dia, agora que estamos no inverno o leite esta virando iogurte dali 2 ou 3 dias, é muito tempo, me ajudem o que posso fazer? quais os cuidados necessarios?
ResponderExcluireu lavo eles todo dia na troca, vi em alguns sites q nao pode, que no inverno deve ser lavado so de 15 em 15 dias com agua morninha é verdade?
Oi Patrícia,olha, eu nunca soube de haver nenhuma diferença em mudanças de estação.
ResponderExcluirOs meus eu tive em Curitiba durante o inverno. Imagine que Curitiba é a capital mais fria do Brasil. Eu lavava em água fria todos os dias e eles se proliferavam bastante.
O que pode ter ocorrido é que numa mudança brusca de temperatura eles tenham morrido.
Com certeza não leva dois dias para fazer o iogurte, em dois dias seu leite está coalhando e não virando iogurte.
Consiga novos bichinhos, deposite estes na terra ou jogue-os num rio. É uma pena, mas eles morreram e devem ser devolvidos à natureza.
Com os novos proceda normalmente e cuide para que eles fiquem em um lugar fresco, seguro de que não vão tomar sol numa hora e passar frio na outra.
No mais, não use a colher, tenha um coador grande para passar do vidro pro coador, lavar e devolver ao vidro sem trauma para eles.
Se não trocar o leite todo dia eles morrem.
Aconteceu comigo. Precisei viajar e quando voltei estavam mortos.
Espero ter ajudado.
Precisando estamos por aqui.
Sucesso com os próximos.
Como sabe que morreram?
Excluirganhei a.alguns dias e o meu não vira yogurte e sim um leite azedo ja troco o leite todo dia há uma semana e não consumi ainda pois fede. Coagula ou talha igual leite estragado...sera que os meua morreram..? Mas . Estão enormes...tenho muitaa duvidas
Olá bom dia, sou de Guarulhos - SP e estou atrás dos "bichinhos de iogurte", alguém poderia me arrumar alguns?
ResponderExcluiremail: suelen.ortega@gmail.com
Obrigada!!
Suelen, clique no título do artigo e vc será direcionada para um site de pessoas que trocam os "bichinhos". Boa sorte!
ResponderExcluirO link nao esta funcionando.
ExcluirO link nao esta funcionando.
ExcluirNovo link - http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2012/08/como-receber-doacao-de-kefir.html
ExcluirAFINAL O KEFIR FAZ IOGURTE OU É SÓ PARECIDO?
ResponderExcluirPOIS LI QUE HÁ DIFERENÇA ENTRE O BICHINHO DO IOGURTE COM O RESULTADO DO KEFIR COM LEITE. GRATA.
É só parecido renata. O processo industrial de preparo de iogurte é diferente. O iogurte é uma espécie de coalhada preparada com fermentos lacteos, no caso do preparo da coalhada, os fermentos são substiuídos por limão, e no caso do iogurte de kefir, no lugar do limão ou dos fermentos se usa os chamados "bichinhos". O iogurte de kefir fica com a consistência semelhante ao de fermento lacteo, por isso todos dizem que é como iogurte mesmo, mas o processo é diferente, e mais saudável.
ResponderExcluirOlá, que bom que achei esse blog, e tenho duas perguntas: 1) Qual é o tempo máximo que os "bichinhos" do iogurte podem ficar sem leite (em espera)? No caso de o leite ter acabado e eu não precisar sair novamente de casa pra comprar. 2) Na lavagem eu devo desfazer os cordões que se formam? 3) Quando ganhei os bichinhos era uma quantidade de mais ou menos 2 colheres de sopa, e eu colocava 2 copos de leite morninho, fui aumentando com o passar dos dias, o iogurte tinha o sabor suave, e agora eles aumentaram, e o sabor está bem azedinho ou ácido, o que será que eu estou fazendo de errado?
ResponderExcluirOlá Karla, respondendo às suas perguntas:
ResponderExcluirOs "bichinhos" não podem ficar sem leite tempo algum, o máximo é o tempo de lavagem que nunca ultrapassa alguns minutos.
Não é bom usar leite morno, a alteração da temperatura pode matar os "bichinhos", é provável que você nem tivesse fazendo iogurte quando o sabor era suave. Iogurte é ácido mesmo. Lembra do sabor do iorgute natural que você comprava do industrializado, lembra do sabor da coalhada?
Quando for lavar coloque-os em um coador e deixe a água corrente fazer o resto, eles vão se desprender naturalmente. Vão crescer cada vez mais e você deve passar para outras pessoas e divulgar os benefícios.
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida disponha.
Olá,
ResponderExcluirAgradeço pela ajuda.
Feliz 2009.
Karla
Oá Bruna...
ResponderExcluirvc eh de curitiba,pq se for gostaria de saber se posso conseguir bixinhos com vc???
Não sou de Curitiba, morei aí mas já voltei ao Rio. Atualizei o artigo com novo link para doadores. Boa sorte!
ExcluirBruna gostaria de saber se vc eh de curitiba, pq preciso de uns bixinhos...
ResponderExcluirsera q posso conseguir com vc?
Não sou de Curitiba Flávio. Sou carioca, já morei em Curitiba, mas voltei pro Rio com meu marido curitibano. Você já tentou clicar no título do post? Ele direciona para um site no qual as pessoas fazem intercambio de "bichinhos".
ResponderExcluirSe eu souber de alguém em Curitiba que tenha te aviso. Mande seus conbtatos para meu mail (veigabr@hotmail.com).
Boa sorte!
Eu quero muito ter esses bichinhos... Não conheço ninguém que tenha, se vc puder por favor me ajudar eu agradeço muito, estou precisando demais...Por favor me ajudem...Meu e.mail é: krishina_krishina@hotmail.com
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGostaria muito de conseguir os tais bichinhos, se alguém tiver e puder me mandar pelos correios... eu pago a postagem por sedex, estou muito atrás desses bichinhos meu e-mail é: tatimacedo.biosp@gmail.com
muito obrigada!
Tatiane, não é possível conseguir os "bichinhos" por sedex. Eles morreriam. Não podem ser fechados em vidros e transportados À longa de distância pq a falta de ar e o saculejo da viagem os matam.
ResponderExcluirVocê deve conseguir com alguém que more na sua cidade e de preferência no seu bairro. Na nossa comunidade do orkut eu linkei uma comunidade de doadores de kefir, ali as pessoas se comunicam para fazer a troca.
Boa sorte!!!
oi a vc e a todos! bom me lembrei de uma coisa que faziamos a quase 30 anos>
ResponderExcluirCONGELAVAMOS OS "BICHINHOS"
RSSSS....
parece brincadeira mas antigamente ninguem queira, nao tinhamos com quem compartilhar, a nao ser os parentes do sul que vinham esporadicamente a sampa, entao congelavamos, e quando algum parente perdia levava as sobras que tinhamos congeladas, e tudo sempre ficava perfeito...
bom mas queria tirar uma duvida, qual a diferença de tampar ou nao a jarra, que voce quis dizer sobre carbonada?
AMO ESSES BICHINHOS!
e a absorsorção de calcio e 5 x a mais que do leite comum, devido a baixa lactose....
Elaine, se vc tampar a jarra eles vão morrer por falta de oxigenação. Carbonatado é mais ácido, com sabor mais apurado. A tampa deve ser ventilada ou apenas pousada, menos oxigenação mais acidez, mas deve-se ter um mínimo de oxigenação. ;)
ExcluirOi Bruna,
ResponderExcluircomo você faz com os bichinhos quando viaja? Viajo pelo menos uma vez por mês!
Dar uma dose extra de leite pode ajudar?
E em viagens mais longas? Como fazer?
Obrigada!
Oi Michelle,
ResponderExcluirnão adianta dar uma dose extra não. Eles ficam fermentando e crescem muito. Podem morrer por excesso de fermentação.
Quando viajo deixo com alguém cuidando.
AMEI SEU BLOG, FAZ TEMPO QUE ESTOU A PROCURA DESSES BICHINHOS , TENHO REFLUXO E DESCOBRI ATRAVES DA MINHA MÉDICA QUE POSSO TER UMA VIDA MELHOR ATRAVES DESSES BICHINHOS , SE ALGUEM DE SÃO PAULO TIVER E PUDER ME VENDER OU DOAR EU AGRADEÇO MUITO MUITO. PODE ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL.valdamel36@hotmail.com
ResponderExcluirAtualizei o artigo com novo link para doadores. Confira! ;)
ExcluirOlá, gostaria de saber se tem alguem em Sto Andre ABC que tenha Kefir para doar, pois tenho uma doença rara no pancreas "INSULINOMA" e soube que ele tbm aje em problemas nesse orgão, se alguem tiver para doar por favor meu email de contato é ___ eusouciganaedai@hotmail.com...desde ja agradeço...
ResponderExcluirFatima
Olá, acabei de ganhar os "bichinhos". Queria saber se posso lava-los em água normal, aquela da torneira ou tem que ser água mineral.Outra coisa eles podem ficar fechado no pote com a tampa do mesmo até o outro dia,ou tenho que colocar um pano em cima do pote? O pote tem que ser de vidro? É que os meus estão num pote de plástico, algum problema?
ResponderExcluirOlá Tânia,
ResponderExcluirque bom que vc conseguiu kefir.
Queria saber se posso lava-los em água normal, aquela da torneira ou tem que ser água mineral?
O ideal é a mineral. OS "bichinhos" são frágeis e se a sua água de torneira tiver muito cloro poderá alterar o composto do iogurte.
Outra coisa eles podem ficar fechado no pote com a tampa do mesmo até o outro dia,ou tenho que colocar um pano em cima do pote?
Não devem ficar tampados. Eles precisam respirar, cubra com um pano, uma gase ou um filó, se deixar fechado eles podem morrer.
O pote tem que ser de vidro? É que os meus estão num pote de plástico, algum problema?
Mude para pote de vidro, o plástico libera resíduos que irão alterar o composto. Quanto menos interferência melhor.
Lembre-se de usar colher de pau ou de plástico, nunca de metal.
Bjs!!!
Obrigada por responder as minhas dúvidas.
ResponderExcluirNo primeiro dia que ganhei coloquei num pote de plástico, no
2º dia continuou no pote de plástico e lavei ele em água da torneira. Depois achei esse site sobre ele, e mandei minha pergunta, só que só li hoje. E ontem coloquei eles num vidro e lavei novamente em água da torneira e notei hoje quando fui trocar o leite notei que o mesmo estava mais líquido, não estava tão denso quanto ao primeiro dia que ele chegou em minha casa. Será que eu matei meus bichinhos.
Oi Tânia, pode ser que você tenha matado alguns mas não todos.
ResponderExcluirOs mortos não causam nenhum problema se ingeridos.
Faça uma experiência. Mantenha-os no pote de vidro cobertos apenas com um pano, troque o leite a cada 24 horas e lave delicadamente em água mineral ou água filtrada.
Observe se eles estão aumentando de quantidade. Eles devem se proliferar, caso contrário estão mortos mesmo. Daí você poderá usá-los como adubo de planta.
Boa sorte!!!
Bruna vc é anjo, me respondendo minhas dúvidas. Tenho mais uma, será que posso lavá-los com água fervida? Se não terei que comprar água só pra lavar eles. Notei que ao coloca-los dentro do armário eles ficam mais "firmes" e ao colocar na geladeira (na gaveta d legumes) eles ficam mais líquidos é normal isso. faz tres dias que não lavo eles, só passo no coador e coloco no leite sem lava-los pq não tenho agua mineral. isso não vai causar grandes problemas? bj
ResponderExcluirOi Tânia, seguinte, não deixe de lavar por mais de três dias. Do contrário ele vai ficar muito ácido e vc terá queijo e não iogurte. Não que faça mal, mas é mais chatinho de manter e de agradar.
ResponderExcluirO ideal é ele não sofrer mudanças bruscas de temperatura, se onde vc mora o clima é fresco não há necessidade de manter em geladeira. Mas se for muito quente é bom manter refrigerado, mas na última gaveta para não expor à uma temperatura muito baixa.
O problema da água fervida é o mesmo da não fervida, o cloro.
O ideal para sair mais em conta seria vc ter um filtro em casa, desses que purificam a água.
Qq coisa estamos aí, disponha.
Se alguém puder me mandar um e-mail sobre o lugar que eu posso achar os bichinhos, por favor:
ResponderExcluirrenansmartsp@gmail.com
valew!
sou de porto alegre ,se quiser me liga 51 92123430 tenho o kefeir e o bichinho do iogurte!
ExcluirBoa noite, adorei sua aula p/os bichinhos do iogurte (carinhosa mente chamo assim) so que o link que deveria dar os endereços nao e achado. Sera que vc pode me ajudar? Sou do Rio de Janeiro e gostaria muito de conseguir p/motivo de duença.
ResponderExcluirMuito obrigada p/atençao.
Carina
ecarinabar@ibest.com.br
É verdade, atualmente a página não está mais disponível, uma pena. Ainda não encontrei outra para substituir. O que o pessoal está fazendo é se comunicando através do Orkut. Se vc tiver um perfil, deixe seus contatos na nossa comunidade e pode ser que encontre um doador. Apesar de eu ser do Rio, no momento estou sem kefir para doação. Boa sorte!!!
ResponderExcluirtenho os 2...Elaine oliveira no face e no orkut sou de porto alegre bju
ExcluirOlá! Em primeiro lugar quero parabenizar pelo maravilhoso blog!
ResponderExcluirJá fazem alguns anos que não ouvia falar nos "bichinhos" do iogurte. E hoje os ganhei de 1 vizinha. Quando eu era criança, minha mãe sempre tinha eles. Sempre é bom recordar a infância!
mas, infelizmente, minha mãe não se encontra mais entre nós para me esclarecer algumas dúvidas em relação ao "cultivo" do Iogurte de Kefir.
Lembro que minha mãe quando não tinha leite na hora pra trocar, ela colocava eles na água. Sei que a água deve ser mineral ou filtrada, mas minha dúvida é esta: devo colocar açúcar na água? A vizinha que me doou disse pra colocar 1 colher (chá)de açúcar, porém não me lembro se minha mãe colocava.
Se alguém puder esclarcer minha dúvida, agradeço!
Oi Helen, tudo bem?
ResponderExcluirEntão, no leite o Kefir se alimenta da lactose, na água ele não tem como se nutrir e poderá morrer. Vc irá identificar se seu kefir não está bem se ele parar de se reproduzir.
Por isso na água é preciso colocar o açúcar mascavo, eu grifo mascavo pq não é legal colocar nenhum aditivo químico nos "bichinhos", se vc está buscando saúde, busque o mais orgânico possível.
Não é legal ficar mudando de água para leite, eles enfraquecem. Se vc quer de leite pode adaptar o de água para leite, nunca vi o de leite na água. De um dia pra outro acho que não tem problema, mas melhor não tornar isso um hábito.
Espero ter ajudado. Beijos!!!
Olá Bruna...
ResponderExcluirEstou adorando meus bichinhos. Queria saber se você sabe de receitas feitas com o iogurte. Sabe já fiz até máscara facial, ficou muito boa, minha pele ficou bem lisinha. Você tem orkut, assim poderemos conversar melhor..
Beijos
Tania - São Leopoldo - RS
Oi Tânia, na nossa página inicial do blog, acima do ícone cozinhas do mundo há um link para a nossa comunidade no Orkut. Nos vemos lá. Bjs!!!
ResponderExcluirBoa noite Bruna me cadastrei a uma semana e seguindo seus conselhos Consegui uma pessoa no Orkut que se prontificou a me doar o nome dela e Monica D Schumer hoje apanhe meus bebes assim que eles crescerem poderei doar p/outras pessoas.
ResponderExcluirMuito obrigada p/ajuda.
Beijos carina
Legal que deu certo Carina!!! Boa sorte com seus bebês. Mil beijos!!!
ResponderExcluirola felizz de ter encontrado pessoas que tem ¨'bichinhos tbm'
ResponderExcluirmoro em poa e tenho muitos tbm,se alguem se interesar meu email é leidysantos01@hotmail.com
Uma vez eu vi uma matéria na Ana Maria braga de como produzir esses bichinhos, demora um pouco mas da certo... alexsandro2006faria@hotmail.com
ResponderExcluirBom dia pessoal!!! Gostaria de saber se alguém sabe quem aki em Brasília/DF doa os grãos de Kefir. Obrigada. patysolsevero@gmail.com
ResponderExcluirTIRE MINHA DUVIDA ,TENHO QUE LAVAR COM LEITE OU COM AGUA MINERAL?
ResponderExcluirLava com água mineral!
ExcluirOi bom dia eu gostaria de ganhar um kefi
ResponderExcluirmoro no rio de janeiro cidade Nova Iguaçu
se por um caso alguem possa mandar
entre em contato no email san-dray@hotmail.com obrigada Alessandra
oi, faz muito tempo que criei esses bichinos mas acabei matando todos e nem sabia o porque agora eu sei pois eu fazia o iogurtu numa lata de leite em pó e ainda mexia com culher de ferro e estou a uns 2 anos atras deles por favor eu realmente precisso desses bichinhos se alguem puder me doar alguns agradeço moro no rj em nilopolis meu tel e 3760-3090 email: wagnerteaoro@hotmail.com porfavor entre em contato plz.. muito obrigadu
ResponderExcluirOI Acabei de ganhar os bixinhos!!
ResponderExcluirgOstaria de saber se esses bixinhos sao semelhantes aos lactobacilos, se o iogurte feito com ele tem as mesmas propriedades dos feito com lactobacilos, e qual a deiferença entre eles.
Obrigada!
Eloisi Londrina PR
oi, nem acredito que achei com quem falar sobre esses bichinhos, estava conversando com amigos mais ou menos da minha idade e els não lembram desses bichinhos, foi na decada de 70 que os conheci. Eu e meus irmãos fomos criados à base desse iogurte (adorávamos), todo dia tinha. Minha mãe batia com morango, banana, goiaba, nossa era muita variação.
ResponderExcluirAgora queria apresentá-los a meus filhos que nem fazem idéia como são. Como consigo eles novamente? Por favor me ajudem, é um momento muito imortante de nostalgia, rsrsrsrsrs.
Bjs, espero notícias.
Sâmela - Cruzeiro/SP
Sandra, lava com água mineral mesmo.
ResponderExcluirEmily, algumas pessoas chamam Kefir de lactobacilos, acredito que sejam a mesma coisa. De toda forma você pode olhar a imagem e comparar com o que tem em casa.
ResponderExcluirEstou torcendo para todos encontrarem seus doadores. O lugar ideial para trocarem contatos é na comunidade do orkut. Bjs!!!
ResponderExcluirmeu nome e mari moro em paranagua no parana gostaria muito que alguem me doasse esses bichinhos maravilhosos mari3843@hotmail.com
ResponderExcluirganhei os "bichinhos" da minha sogra, com o manejo descobri que o crescimento deles aumenta quando se coloca muito leite, quando vou coalos eu acrescente um pouco de leite no recipiente que eles estão antes de coar,
ResponderExcluire no preparo uso suco concentrado de manga ou caju,coloco mel pra adoçar. fica maravilhoso, experimentem vcs vão amar a ideia fica muito gostoso e tira um pouco o ácido do "iogurte"
Oi, bom dia quero saber onde encontro ou quem pode me doar esses bichinhos, moro no RJ, email sarah.sma@hotmail.com. Desde já agradeço.
ResponderExcluirbom, agora to em sampa, e posso ir retirar em quase qualquer lugar, se alguem quiser me doar, vou ficar aguardando!!!
ResponderExcluiri-s-a@bol .com .br
meu vizinho tem ate ja enjoei
ResponderExcluireu gostaria muito de ganhar esses bixinhos. poxa aonde encontro
ResponderExcluirOi gente,eu tenho os bichinhos,comprei no Mercado Púlico em Porto Alegre,já aumentou muito, quem quiser,doarei com maior prazer...só que moro em Viamão/RS...tem muita gente do Rio aí querendo mas daí fica ruim entregar pra esses né...bom,mas deixo meu email para quem quiser manter contato para trocarmos dicas e receitas sobre o delicioso iogurte. Strokegirl2008@gmail.com bjus pra todos
ResponderExcluirOi Aline...
ResponderExcluirSerá q eles resistem até Livramento?
Tenho muita vontade de tê-los, qndo criança muito omei e agora tenho uma menina de 1 ano e gostaria de receber os "bichinho"...
Deixo meu e mail elismava@hotmail.com
Bjs Elis
Oi! Vc disse que o iogurte é feito de dois microorganismos, o streptococus e o lactobacilos, quer dizer que o Kefir são esses dois microorganismos? Se não for, qual microorganismo que é o Kefir? Mto bom seu blog, obrigada,
ResponderExcluirAdriane de Pouso Alegre/MG
Oi, Talita! Repare no parágrafo que eu digo "O iogurte é um produto da ação de uma cultura mista e em igual proporção dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus."
ResponderExcluirSe ele é produto da cultura mista, ele não é esses dois, ele é composto desses dois, o que resulta da mistura deles, e não apenas eles.
Grande abraço!
Eu trouxe os bichinhos no aviao, do Brasil para a Italia, nas malas despachadas. Estavam dentro de um vidro, ficaram mais de 48 horas fechados e depois de 4 dias reiniciaram a produzir iogurte :)
ResponderExcluirQue bom que deu certo pra vc Shana. Mas saiba que deu sorte. Outra coisa foi ter mantido o ambiente (dentro do vidro com leite ou água), isso ajudou com certeza.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber onde encontro o kefir aqui em Joinville, alguém poderia me dar uma luz.Já procurei em todos os empórios e casas de produtos naturais e nada.
ResponderExcluirMeu email para contato é silvia-rrtavares@hotmail.com
Grata
Oi Silvia, você não vai encontrar Kefir em nenhuma casa comercial, porque não se pode comercializá-lo. Quando Madre Teresa o encontrou e iniciou o compartilhamento ela fez esse pedido que vem sendo atendido por todos os usuários. Você deve encontrar um doador perto de vc. Boa sorte!
ResponderExcluirola GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PARA TER ESES BICHINHOS ESTOU A PROCURA MAS NAO ENCONTRO TEM ALGUEMQ UE POSSA ME DAR ESSA RESPOSTA OU ME MANDAR UM POUQUINHO DESES BICHINHOS FICARIA MUITO GRATO MEU EMAIL E
ResponderExcluirjnas83@hotmail.com
que tipo de cor ou forma ele possui se morrer,eu tenho quase um kilo dessas belezinhas e não sei se todos estão vivos,alguns estão mais escurinho e a maioria está bem branquinho,mas aproduçao do iogurte é normal.
ResponderExcluirMeu caro, se ele continua produzindo iogurte é porque está vivo. Quando morto ele reduz de tamanho, fica parecendo farelo e não cresce, terá sempre a mesma quantidade. Um kefir saudável vai se reproduzir de uma tal forma que você será obrigado a compartilhar periódicamente. O escurinho pode ser do açúcar mascavo, se vc usa açúcar. Do contrário não sei o que ocorre.
ResponderExcluir♥ Eu amo este bichinho!!! ♥ Gostaria muito de receber uma "muda" dele... Alguém poderia me ajudar??/ Moro em SP, Jardim da Saúde, meu e-mail é: nanni_amorim@yahoo.com.br
ResponderExcluirnanni.amorim@gmail.com
http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100000105369446
Atenciosamente, com um beijo no ♥ de todos, Nanni Ramos
oi queria saber se por ele ser asito pode fazer mal a quem tem ulcera
ResponderExcluirLisiane, não faz mal não. Pelo contrário só faz bem. Use o suco de aloe como tratamento e logo estará curada. Saude!!!
ResponderExcluirola eu tenho como saber se estão vivos ou mortos? viajei e eles ficaram no leite por 5 dias qdo eu voltei lavei e troquei o leite e ainda ta fazendo yogurte ,agora minha duvida é como sei se estão mortos e o que devo fazer para saber se tem vivo e se tem morto?e se tiver alguns mortos tenho que retirar dos demais?
ResponderExcluirRosane, se houverem vivos e mortos, não há mal. Vc não conseguiria separá-los. Se continuam a se reproduzir é pq estão vivos, do contrários estão mortos. Se mortos, devem ser descartados na natureza.
ResponderExcluirOlá, lí a resposta aqui da Bruna e fiquei preocupada, pois parece que os meus não estão se reproduzindo muito... mas como não faz muito tempo que tenho não sei direito o que é normal ou não... mas se eles estiverem mortos o leite continua virando iogurte???
ResponderExcluirOi Edinaia, pode continuar virando iogurte na medida que já há uma acidez desenvolvida ali e o leite vai coalhar de qualquer forma. Mas o seu iogurte estará mais pra coalhada que para iogurte visto que não conterá as propriedades do kefir. Se não se reproduzem estão mortos. Não fazem mal, mas também não farão bem. Sinto muito.
ResponderExcluiroi tambem gostaria de receber os bichinhos carinhosos!!
ResponderExcluiralguem de palhoça/sc teria uns irmaozinhos para me ceder, seria muito grato!!!
gueburah@ig.com.br
gostaria de a proporção ideal do bichinho para que quantidade de leite, pois ganhei os bichinhos esta semana e não sei a quantidade ideal.
ResponderExcluirEmerson, use 250ml de leite para meia xícara de kefir.
ResponderExcluirOlá Bruna gostaria de saber se quando viajar posso colocar os bichinhos na geladeira, pois quando ganhei, minha colega mim falou que eles ficam em dormencia, e não morrem,isso é verdade?
ResponderExcluirou morrem?
Itaberaba, Bahia
Oi Ana Liz, sua amiga tem razão, mas somente se sua ausência não ultrapassar três dias. Mais que isso irá faltar nutrientes para eles se alimentarem e fatalmente irão morrer.
ResponderExcluirOi Gostaria de ganhar o bichinho, não encontro em lugar algum, se alguém puder me ajudar. Moro em curitiba/Pr Meu email é lopes. graciela@ig.com.br
ResponderExcluireu tenho esses bichinhos moro no interior de sp, se alguem interessar.....thiago_funny@hotmail.com
ResponderExcluirOi, meu nome é Isabel, moro em Porto alegre/RS, minha amiga viajou e deixou os bichinhos aos meu cuidados, no inicio tudo bem, mas faz 3 dias que o leite esta talhando, venho fazendo tudo igual, o que será que aconteceu? Será que morreram? Como faço para conseguir estes bichinhos, para devolver para minha amiga.
ResponderExcluirmeu e-mail é isabelfernandes@ibest.com.br
Oi Isabel, é dificil avaliar o que está acontecendo. O que vc chama de talho pode ser o processo natural de fermentação que vai gerar o iogurte depois. É importante que vc troque o leite a cada 24horas e lave o kefir neste momento. Para conseguir mais não é tão simples pq eles não devem ser vendidos, nem enviados pelo correio. Você deve encontrar um doador na sua cidade. Boa sorte!!!
ResponderExcluirOi Bruna...ganhei esses "bichinhos "
ResponderExcluirmas naum sei como cuidá-los
só como lavá-los e colocar eles no vidro
mas deixei eles na geladeira ,algum problema ?
pq eles continuam crescendo mesmo assim !!!
E também não sei o tempo após colocar o leite ele pode ser consumido !!!
obrigada !!! Ajuda aí vai !!! beijos... veridiana ...email : ananavacosquy@hotmail.com
Oi Viridiana, você já viu o vídeo que tem aqui no Gororobas ensinando a preparar o Kefir? Dá uma olhada.
ResponderExcluirO cuidado é simples: troque o leite a cada 24hs. Tome o iogurte, lave o kefir em água corrente e complete o vidro com mais leite. Precisando viajar pode deixar sem troca por 3 dias, nunca mais que isso. Pode colocar na geladeira se sua cidade for muito quente, mas deve ficar na gaveta dos legumes lá em baixo onde é menos frio. Pode tomar imediatamente após a coagem. Tb não há problemas se ingerir alguns deles. Boa sorte!
Olá, sou de Curitiba e gostaria muito de conseguir esses bichinhos, meu e-mail é josilei_lima@hotmail.com
ResponderExcluirboa tarde eu gostaria de encontrar os bixinhos mais não encontro em lugar nenhum...
ResponderExcluirnem no link que passaram ai em cima eu consegui encontrar se possível entrem em contato comigo sem mais e grato.
andersonwicca@hotmail.com
Caro Anderson, repare que esta postagem é de 2007. O link realmente não está mais disponível. Não tenho como ajudá-lo a conseguir kefir, apenas posso orientá-lo como usar, caso o tenha. O que vc deve fazer é buscar um doador em sua cidade e pegá-lo dentro de um vidro com leite ou água. Busque nas lojas de produtos naturais, ainda que eles não possam vender, podem saber de alguém que possa doar. Boa sorte!!!
ResponderExcluirOlá Bruna; bom te perceber!
ResponderExcluirEntão, ha muitos anos, ganhei um pouco do Kefir de uma mãe intelectual maravilhosa q não mais está por aqui.
Durante algum tempo, cuidei pessoalmente,dos "bichinhos", por conta da rotina, confiei a "dona da pensão", dai, perdi todos e nunca mais consegui, já pensava não mais existirem.
Só agora, meio temeroso de não mais encontrar; de estarem extintos, resolvi fazer busca e não é que não acabaram com eles, que bom!
então, tenho uma filhota cuja não se adapta com o leite, nasceu com problemas de má formação e tem um dos rins "fora do lugar",não que sofra por conta, mas preocupo ali comprometer compreende?
Considerando q o próprio organismo rejeita o leite, acho sábio se defende, mas iogurte; Danone; queijo etc. ela não só aceita como adora.
Dai, aproveitando o gancho de alguém daqui de Guarulhos ter solicitou, fica, pois na rede meu apelo, com a Promessa de não mais transferir responsabilidade e deixar "secar" na geladeira, Também, só somos os dois, eu e a filhota, não haverá como.
Feliz por Vc; pela dedicação a manutenção da cultura e princípios pela vida natural. Igualmente apelo a quem possa colaborar.
Outrossim, acredito de interesse geral, pode ajudar com elaboração de coalhada seca?
Obrigadíssimo!
Milton d. Medeiros - Arquiteto
Se possível; não incômodo peço nos contate por:
e-mail: arquimilton@uol.com.br
oi! meu nome e´cristiani queria saber como é que sei se os lactobacilos estaõ vivos ou mortos
ResponderExcluirCristiani, quando eles morrem param de se reproduzir, então você vai observar que o volume não está aumentando mais. Outro indicativo é a diminuição do tamanho dos grãos, se estiverem como farelos já estão mortos.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirGanhei os meus de uma big amiga!
Estamos cuidando deles direitinho e nosso iogurte apreciado todos ods dias.
Que bom conhecer melhor sobre eles nesse artigo.
Legal Marli! Seja bem vinda ao Gororobas!!!
ResponderExcluirOlá, amigos
ResponderExcluirGanhei os "bichinhos" de uma amiga e tenho percebido como demoram a se reproduzir, comparando aos que eu tinha há uns 15 anos atrás. Daí resolvi ler o rótulo do leite e pasmei: a indústria está colocando CONSERVANTE no leite longa vida, o que até há alguns anos atrás não se fazia, era só a pasteurização...
Agora estou usando leite de "saquinho" porque não tenho acesso a leite fresco.
Parabéns pelo blog!
MCarmen
Tenho para doar um "punhadinho" na Capital-SP. Não envio por Sedex em respeito aos bichinhos! rs...
ResponderExcluirOlá! Já tentei clicar no link e estou sendo direcionada para uma página do terra, onde nem se fala nada do kefir. Como faço para adiquirir?
ResponderExcluirReparem que este post é de outubro de 2007. Realmente o site indicado já não está mais no ar. Tente encontrar nesse site http://www.kefir.50webs.org/doar_graos.htm
ResponderExcluirBoa sorte!
Meu nome eh Lucy e gostaria por favor, que alguem pode me disesse porque meu yogurt nao fica consistente como o yogurt comprado? Obrigada
ResponderExcluirLucy, o iogurte caseiro fica menos tempo em fermentação. Se vc deixar para trocar o leite a cada dois dias e não a cada 24 horas, ele vai ficar mais pastoso. Mas isso não significa que será melhor que o mais líquido. É só uma questão de preferência mesmo. Mais grosso, mais ácido. Repare também nos ingredientes do comprado pronto que muitas vezes contém outras coisas além de leite, como amido de milho, espessantes e conservantes por exemplo.
ResponderExcluirOIe!!!! Sou a Lucy e preciso novamente de ajuda.Fiz o q vc faloue adquiri um yogurte mais pastoso, soque agora ele esta muito acido e liquido novamente. Ate o cheiro eh acido. Sera que estou fazendo alguma coisa errada? Eles estao em um recipiente de vidro, cubro com tecido fininho, uso colher de madeira, e coador de plastico. Tb mantenho os bichinhos na gaveta de legumes, troco e lavo a cada 2 horas. Sera que sao assim mesmo? Help????!!!! Um grande abraco
ResponderExcluirOlá Lucy, você está trocando o leite rápido demais. Eles devem ficar na cultura por pelo menos 24hs, por isso está líquido. O tempo mínimo é de 24hs, para ter mais pastoso pode deixar entre 48 e 72 horas. O tempo máximo é de três dias. Trocando com menos de 24 horas você corre o risco de matá-los.
ResponderExcluirOlá, tomo esse iogurte há algum tempo e ultimamente após tomar sinto uma queimação no estômago e logo após enjoo, mas quando tomo leite normal nao acontece nada, até suspeitei de intolerancia a lactose mas acho que não é, alguem se existem pessoas que não podem tomar esse iogurte?
ResponderExcluircontato: alexandre_camargo66@hotmail.com
Forte Abraço
Olá Alexandre, não poderia ser intolerância à lactose visto que o kefir se alimenta dela, logo o iogurte está livre de lactose. Os seus sintomas são de gastrite ou úlcera. Como o iogurte é um alimento ácido, deve estar irritando alguma ferida interna. Procure um Gastro (médico especializado nas funções digestivas do organismo), até lá suspenda o uso do iogurte.
ResponderExcluirBoa sorte e saúde!!!
amiga bruna,eu queria esse bichinho,eu ja tive mais infelismente,tive que dar pois esta me mudando e nao podia levar,mais agora que estou precisando esta dificio encontra quem posso me ajudar,gostaria de deixar meu i-mail caso alguem tenha sou do rio de janeiro,bairro vilar dos teles, meu i-mail é: katia_suprema@hotmail.com por favor alguem me ajude por favor.agradeço muito pois foi com esse lactobacilio que levantou minha mae,agora preciso de novo e nao encontro que posso me ajudar.agradeço pelo carinho amiga.
ResponderExcluiralguem pode me ajudar e me seder oss bichinho? eu estou emviando meu i-mail katia_suprema@hotmail.com sou do rio bairro vilar dos teles entra no meu i-mail e eu retorno eu preciso muito dele,me ajudem por favor
ResponderExcluirobrigado
Cara Katia, no momento também estou sem kefir para doar. Espero que encontre seu doador em breve. Boa sorte!
ResponderExcluirOlá Bruna,
ResponderExcluirComprei os bichinhos em uma loja de produtos naturais aqui em Curitiba, já tinha visto aqui no blog como deveria proceder, só que os coloquei em leite longa vida, já faz 2 dias que eles estão lá e nada, nesta semana está fazendo temperaturas super baixas aqui será que é por isso?
Posso ter matado eles por estarem no leite longa vida?
Desde já obrigada
PAtrícia, se o leite for integral não tem problema. O frio excessivo reduz a produtividade mesmo. Tente colocá-los num ponto menos frio da cozinha. Dentro de uma armário por exemplo. Não deixe que eles fiquem mais de três dias no mesmo leite. Troque, lave e veja se nas próximas trocas não houve a fermentação e a proliferação.
ResponderExcluirBoa sorte!!!
oi, tenho os bichinhos, uso leite longa vida, mas gostaria de saber se o leite em po, pode ser utilizado
ResponderExcluirOi Krika, tem que usar leite integral in natura. Nada de leite em pó. Abç!!!
ResponderExcluirOla ,sou do Rio de janeiro e quero muito o Kefir....por favor me ajudem!!!!meu email é flavioviana1@hotmail.com
ResponderExcluirOla ,sou de brasilia quero muito o Kefir....por favor me ajudem!!!!meu email gilbertovieiram@hotmail.com desde ja agradeço...
ResponderExcluirBoa tarde... adorei este blog... sou de Londrina/PR e estou a procura de doadores.
ResponderExcluirEstou tentando pelo comunidade do Orkut KEFIR - BRASIL... mas não estou tendo sucesso.
Se tiver alguém da região que tiver e puder me doar agradeço imensamente.
Abs, Jozilene
Oi gostaria muito de conseguir os bixinhos, mas perto de minha casa ninguem tem. Moro na cidade de capão do leão no Rio Grande do Sul. Se alguém quiser me enviar eles por favor entre em contato comigo. Meu msn e e-mail: adriane162@hotmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço. Adorei tudo aqui...bjsssss
Boa tarde,
ResponderExcluirReferente ao meu post do dia 02/09/2011, agradeço as pessoas que entraram em contato se dispondo a enviar pelo correio. Mas consegui os grãos de Kefir aqui em Londrina mesmo.
Abraços,
Boa tarde novamente,
ResponderExcluirPrezada Bruna Brasil,
Gostaria de uma informação sua, ganhei uma quantidade dos grãos de KEFIR e eles já começaram a aumentar, ainda pouco.. mas estão aumentando. Preciso saber qual o procedimento no caso de viagens, é possível mesmo congelar??? ou se deixá-los na geladeira com leite eles aguentam uns 10 dias??
Grata,
Jozilene
Jozilene, isso é mesmo um problema. Cultivar kefir é como ter uma plantinha ou um animalzinho em casa, não podemos deixar por muito tempo. O máximo que eles aguentam sem trocar o leite na geladeira são três dias. Precisando ficar fora mais tempo peça alguém pra cuidar pra vc. Boa sorte!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirParabéns pelo Blog super informativo.
Procurei na internet sobre a produção caseira de iogurte e percebi muita variação nas informações sobre o tempo que se deve deixar com os lactobacilos, proporção leite/bacilos e temperatura.
Alguns dizem algumas horas, outros alguns dias..
Qual a proporção correta ?
Qual a recomendação ?
Obrigado !
Oi Alex, coloque o leite suficiente para deixar o kefir submerso com uma sobre de uns 4 dedos. Você pode colocar um copo de leite para meio de kefir. Troque a cada 24hs, mas se precisar se ausentar pode deixar até três dias, na gaveta dos legumes da geladeira, não mais que isso.
ResponderExcluirBoa sorte!
sou de Curitiba e gostaria de encontrar alguém que pudesse me doar o kefir, minha mãe esta doida atras desses "bichinhos"...
ResponderExcluirmeu email é lilly.dhigo@hotmail.com
oi BRUNA os meus bichinhos estao boando no leite tem algo errado?
ResponderExcluirTem sim Muzolon, se eles não se proliferam, se estão boiando, é pq morreram. Agora, descarte na natureza e busque outros. Boa sorte!!!
ResponderExcluirGente quando vcs não usarem mais os bichinhos lavem bem e os coloquem num vidro limpo com leite e fechado e coloque no freezer que eles não morrem,apenas entram em estado de dormência,eu fiz assim com os meus....
ResponderExcluirHá anos atrás tinha uma "alga" ou "bichinho" do chá. Já ouviu falar? O formato dele era de uma alga branca, que ia aumentando de expessura e com o tempo formava novas algas. Eu particularmente gastava muito. É muito difícil de encontrá-lo?
ResponderExcluirEdu, nunca ouvi falar dessa alga. Se tiver mais informações, agradecerei se compartilhar. Abç!!!
ResponderExcluirOlá, tenho os bichinhos e só que eles estão fazendo qualhada na maioria das vezes, surgiram dúvidas com as diversas instruções que me passaram mas há muita controvercia entre elas, ai vão minhas dúvidas:
ResponderExcluir1- Lavar os bichinhos na agua da torneira os mataria devido ao cloro? (me disseram pra lavar só no leite)
2- O leite tem que ser fervido? ( como moro no interior do RS aqui ainda existem leiteiros que entregam o leite em casa, e este vem direto da vaca sem nenhum tipo de tratamento)
3- O vidro deve ficar na geladeira ou fora? ( eu deixo fora)
Agradeço desde já a sua atenção.
Samuel Mello.
Samuel, o iogurte de kefir nunca será como um industrializado, não espere por isso. Ele fica entre a coalhada e o iogurte mesmo só é menos ácido e mais cremoso que a coalhada.
ResponderExcluirVocê pode lavar na água de torneira não tem problema. Se lavar no leite pode não reduzir a acidez e acabar matando assim mesmo, ou fazendo coalhada. POde ser que o seu leite esteja virando coalhada pq o kefir morreu.
O leite não precisa ser fervido, o seu leite é o melhor que tem pra kefir. Integral e puro.
O vidro só deve ir pra geladeira em épocas de altas temperaturas. Aqui no Rio por exemplo, já chegamos a verões de 50º. Mas em temperaturas amenas eles podem ficar fora sem problema.
Boa sorte!!!
Queria uns "bichinho" para mim!
ResponderExcluirSe alguém souber de doador ou onde venda, por favor me informe...
Email: jorge_archanjo@yahoo.com.br
Desde já fico agradecido!
Eu tenho o kefir para doar,moro em Santa Catarina,quem se interessar meu email é marli.bleichvel@gmail.com
ResponderExcluiroi, ganhei o kefir essa semana, gostaria de saber,se depois que estiver grossinho posso colocar na geladeira. Tenho dúvidas quanto ao tempo em que pode ficar fora da geladeira depois de pronto. É porque não consumo tudo de uma vez,então como faço pra conservar o iogurte que sobra?
ResponderExcluirOlá, alguem saberia me dizer quais os beneficios dos "bichinhos"????
ResponderExcluirJack, pode conservar o iogurte pronto na geladeira por uma semana. Depois de pronto não é aconselhável ficar fora.
ResponderExcluirTem doador que seja de joinville? to querendo muito o kefir, só que não encontro ninguem daqui. Quem for entre em contato comigo pelo e-mail fran_fran@r7.com, meu nome é francine, abraços.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirPessoal, sou de LONDRINA/PR, consegui o Kefir e já tenho para doar, caso tenha alguém daqui que esteja precisando é só enviar um e-mail para jozilene.daguano@gmail.com
Att.
oi Bruna quero para de produzir iogurte por alguns dias como faço..
ResponderExcluirOi Muzulon, você tem de encontrar um doador perto de você. Boa sorte!!!
ResponderExcluirOi bruna e seguidores tenho bichinhos para doar. Em curitiba e regiao favor entra em contato pelo saite.
ResponderExcluirMuzolon se vc tem kefir sobrando,vc pode cogela-los no freezer num vidro com um pouquinho de leite e tampado que eles não morrem apenas entram em estado de dormência,eu sempre faço assim quando quero parar de produzir um pouco e eles nunca morrem...espero ter ajudado...
ResponderExcluirTenho o grão de kefir para doar moro em Santa Catarina em Indaial,e ás vezes estou em Blumenau e Gaspar meu e-mail é marli.bleichvel@gmail.com qualquer coisa entrem em contato...achei um link interessante,podem abrir que não é vírus,é sobre o kefir... http://palavradesvalentim.blogspot.com/2007/06/vou-de-frias-sem-o-kefir-e-agora.html
ResponderExcluirQueria uns "bichinho" para mim!também
ResponderExcluirSe alguém souber de doador... por favor entra em contato comigo. nilda.furtado@hotmail.com
Ola Bruna, gostaria tanto de ganhar os bichinhos do iogurte sou de Vitória ES, e aqui não encontro ninguém que tenha o kefir, vc pode me ajudar? Meu email é lucavalinir19@hotmail.com.
ResponderExcluirLuthieska.
Po que será que ninguém quer mais o kefir?Ele faz tanto bem para a saúde,mais infelizmente eu estou começando a jogar um pouco fora,tenho demais,estou com um estoque enorme e não aparece quem queira,se alguém se interessar entre em contato comigo,marli.bleichvel@gmail.com...
ResponderExcluirNossa Marli, se você observar os comentários desse post verá quanta gente está pedindo kefir. Tomara que vc consiga enfim doar seu excedente. Bom ano novo!!!
ResponderExcluirOi!! Tenho kefir há muitos anos, como não estava consumindo demorava para tirar o leite, as vezes ficava mais de uma semana. Agora quero voltar a consumir só que ele esta com gosto muito muito ruim, amargo e alguns kefir estão amarelos. Alguem sabe o que devo fazer para ele voltar ao normal.
ResponderExcluirOi Gabriel, provavelmente eles morreram pela acidez. Agora só conseguindo novos grãos. Boa sorte!
ResponderExcluirOi! Fiquei muito feliz que ainda existe estes "bichinhos"do iogurte. Quando eu era criança minha avó fazia este iogurte pra mim eu amava.
ResponderExcluirBem acima no blog vi que pode ter algum que esteja interessado em doar um pouquinho dos bichinhos, ficaria tão feliz se obtivesse eles...Eu pago o frete...
E me comprometo em redistribuir assim que aumentarem o volume, dividindo com outras pessoas este presentão.
Meu email é duc.amari@hotmail.com ou artespva.blogspot.com.
Beijo!
Olá Bruna, meu nome é Fernanda. Ganhei os bichinhos faz uns três dias. A minha dúvida é o seguinte. Somente ontem coloquei o Leite frio, ou seja, tirei o leite da geladeira a tarde e de noite coloquei nos bichinhos e alguns estava boiando, será que eu matei eles. O leite deve ser temperatura ambiente ou pode ser leite frio, gelado?
ResponderExcluirConheci o blog agora! Fico feliz em saber que uma cultura da minha infância ainda persiste. Estou tentando encontrar esses "bichinhos" um tempão. Cresci no interior de MG lá era fácil de achar, mas agora moro em Niterói, RJ. Os links para conseguir doações não estão prosseguindo. Como faço para encontrar um doador aqui de Niterói ou RJ?!! Na rede de AGROECOLOGIA sabe se tem?! meu email é: yagam_rebeca@yahoo.com.br
ResponderExcluirTambém tenho refluxo e não me dou bem com lactose, e lembro dessa iguaria me fazer muito bem quando criança. Espero uma ajudinha.
Abraços
Bom dia, não consegui ser redimencionada no site pelo link indicado e adoraria poder entrar em contato com algum doador, resido em Taubate/SP, poderia me ajudar com algum link de alguem que tenha esses bichinhos por aqui?
ResponderExcluirOlá Elizabethe, este post é de 2007, e o link realmente saiu do ar. Não tenho mais orientações de doadores. Boa sorte!
ResponderExcluirOlá Bruna!
ResponderExcluirAqueles que desejam QUEFIR no seguinte grupo pode ser acessado uma "lista de doadores de kefir.xls" atualizada em arquivos. É preciso associar ao grupo, gratuitamente.
http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/files/
Romualdo1987@yahoo.com.br
Belo horizonte/MG
Obrigada pela referência Romualdo, vou atualizar o post.
ResponderExcluirposso congelar por quanto tempo para depois voltar descongelar e usar os kefir sem matalos
ResponderExcluirEduardo neste link http://www.kefir.50webs.org/armazenar_graos.htm
ResponderExcluirdiz que:
congelando os Grãos de Kefir (embora este método seja viável para até um ano, um período maior que dois meses pode remover algum fermento importante):
Lave os grãos com água fervida e ESFRIADA;
Seque-os comuma toalha macia para remover o excesso de umidade;
Coloque-os em um jarro ou saco plástico, com leite em pó suficiente para cobri-los (não adicione outros líquidos);
Leve o saco ou jarro ao congelador.
Para descongelar:
descongele-os em água fria por alguns minutos;
Coloque-os em uma peneira e lave com água fria todo o leite em pó que possa estar aderido aos grãos;
Coloque-os no leite, à proporção de 1 : 3 de grãos para o leite (1/2 copo de leite para 2 colheres de grãos);
Coe o leite a cada 24 horas, mesmo que ele não esteja coalhado e troque-o por mais leite fresco, até que o kefir resultante tenha aparência, sabor e odor de iogurte natural. Isto pode levar até uma semana ou mais;
Vá aumentando a proporção do leite até que o kefir produzido esteja ao seu gosto.
Estou no rio de janeiro alguem tem Kefir para me doar?
ResponderExcluirEstou o Rio de janeiro capital ou em Nilopolis gostaria de saber se alguem poderia me doar Kefir
ResponderExcluirOi moro em Sumaré/SP, não consegui localizar o link de doadores do "bichinho", como conseguir?
ResponderExcluirGente, dá uma olhada nessa funpage do facebook, https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico
ResponderExcluiroii sou de porto alegre se tiver alguem por perto que queira doar os bichinhos estou procurando desde ja agradeço...entre em contato com o e-mail tamires_figueiro@hotmail.com
ResponderExcluirobrigado..bjooss
Oi muito legal esse blog e interessante a historia do Kefir.
ResponderExcluirSou de Curitiba procurei nas lojas de Produtos Naturais não sabia que não era comercializado.
Se alguem de Curitiba quiser doar eu fico muito grata prometo cuidar e doar tbm.
Beijos
micheli.cordeiro@hotmail.com
Sou de Sao Goncalo RJ, gostaria muito de conseguir esses bichinhos... Se alguem proximo puder me arrumar me mande e-mail marcia.souza@msn.com obg
ResponderExcluirOlá amigos do Kefir, tenho uma lista com mais de 100 doadores de kefir, tdos grátis, se precisar receber por remessa pelos Correios, vc só precisa enviar 3 selos e 1 envelope, NADA MAIS! é proibido fz pedido de deposito em banco ou qq outra mov $. Visite-nos!
ResponderExcluirBruna Brasil obrigada por citação do nosso fanpage no Facebook! https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico
Nosso objetivo é ampliar doadores pelo BR.
oi Bruna tenho os bichinhos para doar, levei para a Tamires ai de cima, mas tem muitos.
ResponderExcluirmeu email para contato raquelsantosvargas@gmail.com
oi podem me passar como consigo os bichinhos... em curitiba??????
ResponderExcluirkaykye@hotmail.com
Olá, tudo bem gente?
ResponderExcluirComo faço para 'guardar um pouco' os Kefir? Pois estou com um probleminha: estão dando mais bebida do que posso consumir :)
Posso refrigerá-los ou até mesmo levar ao congelador? Até porque ao oferecer (que é o mais indicado) para os amigos, sempre ouço: 'adoro o iogurte, mas não tenho paciência para fazer'.
E agora?
Abração!!!
Fafá :)
Fafá, lendo os comentários acima vc encontrará muitas pessoas esperando um doador. A bebida assim como o próprio kefir podem ser refrigerados. Mas aconselho a consumir a bebida em uma semana, no máximo 10 dias fechado em pote esterilizado. O excesso, doe, essa é a premissa.
ExcluirBom-dia, atualmente não tenho mais os bichinhos, mas tive por vários anos. O que você pode fazer com o excedente, até para facilitar a doação, é congelá-los, num Frederico. É só separar em pequenas quantidades, num pote limpo e com leite até a altura dos bichinhos. Já cheguei a deixar por mais de seis meses, alguns poucos se ressecam, mas a grande maioria ficará firme e forte. Só não pode esquecer que são seres vivos, ou seja, de jeito nenhum micro-ondas. Deixar descongelar na geladeira e depois na pia, leva uns 2 ou 3 dias. Garanto que funciona. Você é de São Paulo? Aproveito para pedir uma doação: alguém de SBC? Abraços. Alexandre.
ExcluirBom-dia, gostaria de alguém que doe os bichinhos, região São Bernardo do Campo ou A B C. Obrigado.
ExcluirOI, SOU CLAUDIA, E RECEBI UMA MUDINHA DE IORGUTE, E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA INDENTIFICAR SE É VERDADEIRA? POIS NÃO VEJO ESSAS COLONIAS MOSTRADA NA FOTO. QUEM SOUBER ME ENVIA A RESPOSTA, dia.melucas@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, gostaria de receber doação dos "bichinhos" do iogurte, minha mãe fazia quando eu era criança e agora gostaria de ter!!! espero respostas!!
ResponderExcluirAbraços!
1-Quais benefícios que o "iogurte natural" produzido por esses "bichinhos" traz para a saúde?
ResponderExcluir2-É verdade que ajuda no controle do diabetes?
gostaria de encontrar alguém em Niterói ou São Gonçalo que queira e possa me doar um pouco de kefir, pois tenho muita vontade de criar, escuto sempre comentários bem favoráveis a eles.
ResponderExcluirOlaa!!! Gostaria de conseguir o kefir. Se alguem em Curitiba puder me ajudar agradeço.
ResponderExcluircomo faço pra ficar menos acido???
ResponderExcluirNão tem muito jeito não, Fábio. O máximo que vc pode fazer é adoçar.
ExcluirOla, gostaria de saber se posso deixar o leite com os lactobacilos na geladeira, para formar o iogurte?
ResponderExcluirPode sim, mas deve deixar na gaveta dos legumes, lá em baixo onde é menos frio. E a geladeira deve estar programada para gelo médio e nunca máximo. O ideal é temperatura em torno de 25 graus.
Excluirqria sabe aonde eu encontro o bicho pra compra
ResponderExcluirOlá sou de londrina, alguem de londrina para doar uns kifer? preciso fazer dieta e eles seriam essenciais.....obrigado pela atenção
ResponderExcluirEliana de carapicuiba quero muito os bichinhos se alguem tiver me avisem por email liu_ps2006@hotmail.com por gentileza
ResponderExcluirOlá meu nome é Flávia,moro no Rio de Janeiro,se tiver algum doador daqui e puder me ajudar,eu busco no local,por favor entre em contato comigo flavia_sygirl@hotmail.com é para tratamento da minha saúde,obrigada.
ResponderExcluirOla tenho meu bichinho que esta me dando muito iorgute mas de uma semana pra cá o iorgute esta amargo, assim não consigo beber? Será que eu o matei?
ResponderExcluirVocê não o matou, provavelmente ele está carbonatado. Lave-o bem e tampe só com gaze ou um pano limpo, do tipo guardanapo.
ExcluirEu, também, gostaria de obter os desejáveis "bichinhos", para fazer o tão gostoso iogurte caseiro. Como posso?... Se souber, por favor, me informe em vicunha@hotmail.com.br. Muito obrigado! Carlos Renato.
ResponderExcluirAdorei descobrir este blog na net. Eu já tive . os meus KEFIR eu os tratava como bixinho de estimação. eu os tinha por 3 anos ,e dividia com todos que me pediam, Os meus viajavam comigo para onde quer que eu fosse. Só que numa destas viagens eu o esqueci em um hotel, lá no Uruguai, e só fui me lembrar quando já estava entrando no Brasil .Chorei de raiva, pena de perder meus bichinhos. Agora estou atras de doadores. e não estou conseguindo, eu sei onde tem para comprar, mas prefiro doação pois eles serão dados de bom gosto, de coração. Estou em Porto Alegre.
ResponderExcluirNão se deve comprar kefir, foge a ética de seu uso. Atualizei o artigo com novo link para doadores, confira!
ExcluirOla Danielle Ferreira de Carapicuiba. Gostaria de saber se posso e como faço pra retirar uma doação com vc. Obrigado.
ResponderExcluirComo tirar a acidez?
ResponderExcluirJá houvi falar que se colocar iogurte natural no leite e deixar de um dia para o outro, gera os bichinhos do iogurte, isso é verdade? Os bichinhos que são alimentados com água e açúcar mascavo pode ser alimentado com leite?
ResponderExcluirKefir e bichinhos são a mesma coisa? O de leite e de água com açúcar mascavo também são os mesmos? Iogute natural industrializado com leite formam o kefir?
ResponderExcluirPosso usar pra fazer o processo o leite integral sem lactose, não estou podendo mais tomar, estou com IL.
ResponderExcluirlavei meu kefir ontem,quando olhei hoje ele ainda não tinha crescido,sera que matei meu kefir?me ajuda por favor
ResponderExcluir