quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Iogurte Natural feito em casa


Kefir de leite - tem aspecto de canjica - veja também o
de água propagado pela Madre Tereza de Calcutá



Há atualmente um sem número de links na Internet com receitas ditas de iogurte natural caseiro. É assustadora a  propagação de uma receita que leva o iogurte industrializado, leite em pó e açúcar no preparo de um iogurte dito caseiro.


Convenhamos, se leva produtos industrializados não pode se dizer nem natural, nem caseiro. Dada a procura por tal iguaria e pela necessidade de algumas pessoas na ingestão de uma excelente fonte de cálcio livre da lactose, resolvi escrever este artigo.


O iogurte é produto da ação de uma cultura mista e em igual proporção dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite.


O iogurte é uma criação da gastronomia dos árabes que, por sofrerem nas altas temperaturas, encontraram formas de não desperdiçar um produto tão perecível como o leite.


Pela receita original bastaria coalhar o leite ao sol e depois deixar curtir mais uns dois ou três dias. Depois de pronto basta misturar com frutas, mel, açúcar mascavo, as receitas variam de acordo com seu gosto e criatividade.


Mas os próprios árabes acrescentaram um rico ingrediente à receita, o Kefir ou Tíbico.

Os Grãos de Kefir foram considerados um presente de Alá entre os membros das tribos muçulmanas das Montanhas do Norte do Cáucaso, que, por volta do século XVIII, já conheciam e respeitavam os poderes curativos do leite fermentado por tais jóias probióticas. Os Grãos de Kefir eram passados de geração em geração e eram considerados uma fonte de saúde da família e das tribos, que defendiam o processo secreto do Kefir e a arte da cultura da Matriz, com as suas próprias vidas.


Os grãos de Kefir não são vendidos, eles se propagam e à medida que se vai utilizando você acaba por doar o excesso, não se deve jogar fora, é um presente de Deus para reequilibrar nossa saúde já tão debilitada por uma alimentação fraca de nutrientes. Se você recebeu, compartilhe os benefícios com seu vizinho.


Clique aqui e descubra como adquirir kefir.


Para cultivar seu iogurte natural irá precisar de uma Jarra de vidro 250 a 500ml, um coador e colher não metálica (pau). Um recipiente não metálico (vidro) para coar e armazenar o Kefir e leite fresco. Qualquer tipo fará, inclusive com nata completa, pasteurizado, embora leite fresco orgânico "cru completo" faça o melhor iogurte.


Coloque os grãos de Kefir frescos na jarra com leite fresco. Não encha a jarra mais que 2/3 por que os grãos vão proliferar e ocuparão mais espaço na jarra. Coloque uma tampa solta para um Kefir suave, ou uma tampa muito justa se você desejar bem carbonatado (ácido, quase gaseificado). Usa-se também cobrir a jarra com gase presa com elástico.


Deixe permanecer em temperatura ambiente por mais ou menos 24 horas, ou até que o leite tenha coagulado completamente. Escolha um lugar para fermentação do Kefir, por exemplo, um armário.


Nunca exponha os Grãos de Kefir diretamente ao sol, pois a temperatura poderá exceder os 45ºC e as bactérias poderão não resistir a essa Temperatura.


Coloque o conteúdo em um coador não metálico (plástico ou pano)  e coe o Kefir em um recipiente para separar os grãos. O que você coou é o iogurte pronto. Os grãos que sobraram no coador são colocados de volta no jarro para fermentar. O jarro então é lavado e todo o processo simplesmente é repetido para o próximo grupo.


O iogurte pronto pode ser batido no liquidificador com frutas, fica uma delícia. Para adoçar o ideal é o mel, mas pode também usar açúcar mascavo.

206 comentários:

  1. Olá, fiquei muito feliz de ter encontrado alguém que falasse sobre os "bichinhos" do iogurte, popularmente chamado. Ganhamos os "danadinhos" há três meses e, apesar de produzirem um iogurte delicioso e cremoso, não crescem de tamanho. Por que a colher metálica não é indicada? Costumamos lavar também as "bolotinhas". Isto está correto?

    ResponderExcluir
  2. Lavar as "bolotinhas" está corretíssimo, agora sobre a colher metálica nunca soube de nenhuma contra indicação. Como você está usando a colher?

    No trato com os fungos não se usa colher, apenas um pote de vidro, leite e uma peneira de plástico.

    Talvez você esteja matando os fungos com a colher, mas não por ser de metal e sim pelo simples manejo da colher entre eles.

    Se não estão crescendo há algo errado. Troque o leite a cada 24 horase lave em água corrente na hora da troca. Observe se ocorre alguma mudança, qualquer coisa estamos aqui.

    ResponderExcluir
  3. ola, eu tenho os bichinho e gostaria de saber se há alguma diferença no cuidado deles na epoca de verao e inverno, pq no verão eles faziam iogurte todo o dia, agora que estamos no inverno o leite esta virando iogurte dali 2 ou 3 dias, é muito tempo, me ajudem o que posso fazer? quais os cuidados necessarios?
    eu lavo eles todo dia na troca, vi em alguns sites q nao pode, que no inverno deve ser lavado so de 15 em 15 dias com agua morninha é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia,olha, eu nunca soube de haver nenhuma diferença em mudanças de estação.
    Os meus eu tive em Curitiba durante o inverno. Imagine que Curitiba é a capital mais fria do Brasil. Eu lavava em água fria todos os dias e eles se proliferavam bastante.
    O que pode ter ocorrido é que numa mudança brusca de temperatura eles tenham morrido.
    Com certeza não leva dois dias para fazer o iogurte, em dois dias seu leite está coalhando e não virando iogurte.
    Consiga novos bichinhos, deposite estes na terra ou jogue-os num rio. É uma pena, mas eles morreram e devem ser devolvidos à natureza.
    Com os novos proceda normalmente e cuide para que eles fiquem em um lugar fresco, seguro de que não vão tomar sol numa hora e passar frio na outra.
    No mais, não use a colher, tenha um coador grande para passar do vidro pro coador, lavar e devolver ao vidro sem trauma para eles.
    Se não trocar o leite todo dia eles morrem.
    Aconteceu comigo. Precisei viajar e quando voltei estavam mortos.
    Espero ter ajudado.
    Precisando estamos por aqui.
    Sucesso com os próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sabe que morreram?
      ganhei a.alguns dias e o meu não vira yogurte e sim um leite azedo ja troco o leite todo dia há uma semana e não consumi ainda pois fede. Coagula ou talha igual leite estragado...sera que os meua morreram..? Mas . Estão enormes...tenho muitaa duvidas

      Excluir
  5. Olá bom dia, sou de Guarulhos - SP e estou atrás dos "bichinhos de iogurte", alguém poderia me arrumar alguns?
    email: suelen.ortega@gmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Suelen, clique no título do artigo e vc será direcionada para um site de pessoas que trocam os "bichinhos". Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link nao esta funcionando.

      Excluir
    2. O link nao esta funcionando.

      Excluir
    3. Novo link - http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2012/08/como-receber-doacao-de-kefir.html

      Excluir
  7. AFINAL O KEFIR FAZ IOGURTE OU É SÓ PARECIDO?
    POIS LI QUE HÁ DIFERENÇA ENTRE O BICHINHO DO IOGURTE COM O RESULTADO DO KEFIR COM LEITE. GRATA.

    ResponderExcluir
  8. É só parecido renata. O processo industrial de preparo de iogurte é diferente. O iogurte é uma espécie de coalhada preparada com fermentos lacteos, no caso do preparo da coalhada, os fermentos são substiuídos por limão, e no caso do iogurte de kefir, no lugar do limão ou dos fermentos se usa os chamados "bichinhos". O iogurte de kefir fica com a consistência semelhante ao de fermento lacteo, por isso todos dizem que é como iogurte mesmo, mas o processo é diferente, e mais saudável.

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bom que achei esse blog, e tenho duas perguntas: 1) Qual é o tempo máximo que os "bichinhos" do iogurte podem ficar sem leite (em espera)? No caso de o leite ter acabado e eu não precisar sair novamente de casa pra comprar. 2) Na lavagem eu devo desfazer os cordões que se formam? 3) Quando ganhei os bichinhos era uma quantidade de mais ou menos 2 colheres de sopa, e eu colocava 2 copos de leite morninho, fui aumentando com o passar dos dias, o iogurte tinha o sabor suave, e agora eles aumentaram, e o sabor está bem azedinho ou ácido, o que será que eu estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  10. Olá Karla, respondendo às suas perguntas:

    Os "bichinhos" não podem ficar sem leite tempo algum, o máximo é o tempo de lavagem que nunca ultrapassa alguns minutos.

    Não é bom usar leite morno, a alteração da temperatura pode matar os "bichinhos", é provável que você nem tivesse fazendo iogurte quando o sabor era suave. Iogurte é ácido mesmo. Lembra do sabor do iorgute natural que você comprava do industrializado, lembra do sabor da coalhada?

    Quando for lavar coloque-os em um coador e deixe a água corrente fazer o resto, eles vão se desprender naturalmente. Vão crescer cada vez mais e você deve passar para outras pessoas e divulgar os benefícios.

    Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida disponha.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Agradeço pela ajuda.
    Feliz 2009.
    Karla

    ResponderExcluir
  12. Oá Bruna...
    vc eh de curitiba,pq se for gostaria de saber se posso conseguir bixinhos com vc???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou de Curitiba, morei aí mas já voltei ao Rio. Atualizei o artigo com novo link para doadores. Boa sorte!

      Excluir
  13. Bruna gostaria de saber se vc eh de curitiba, pq preciso de uns bixinhos...
    sera q posso conseguir com vc?

    ResponderExcluir
  14. Não sou de Curitiba Flávio. Sou carioca, já morei em Curitiba, mas voltei pro Rio com meu marido curitibano. Você já tentou clicar no título do post? Ele direciona para um site no qual as pessoas fazem intercambio de "bichinhos".
    Se eu souber de alguém em Curitiba que tenha te aviso. Mande seus conbtatos para meu mail (veigabr@hotmail.com).
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Eu quero muito ter esses bichinhos... Não conheço ninguém que tenha, se vc puder por favor me ajudar eu agradeço muito, estou precisando demais...Por favor me ajudem...Meu e.mail é: krishina_krishina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Gostaria muito de conseguir os tais bichinhos, se alguém tiver e puder me mandar pelos correios... eu pago a postagem por sedex, estou muito atrás desses bichinhos meu e-mail é: tatimacedo.biosp@gmail.com
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Tatiane, não é possível conseguir os "bichinhos" por sedex. Eles morreriam. Não podem ser fechados em vidros e transportados À longa de distância pq a falta de ar e o saculejo da viagem os matam.

    Você deve conseguir com alguém que more na sua cidade e de preferência no seu bairro. Na nossa comunidade do orkut eu linkei uma comunidade de doadores de kefir, ali as pessoas se comunicam para fazer a troca.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  18. oi a vc e a todos! bom me lembrei de uma coisa que faziamos a quase 30 anos>
    CONGELAVAMOS OS "BICHINHOS"

    RSSSS....
    parece brincadeira mas antigamente ninguem queira, nao tinhamos com quem compartilhar, a nao ser os parentes do sul que vinham esporadicamente a sampa, entao congelavamos, e quando algum parente perdia levava as sobras que tinhamos congeladas, e tudo sempre ficava perfeito...

    bom mas queria tirar uma duvida, qual a diferença de tampar ou nao a jarra, que voce quis dizer sobre carbonada?

    AMO ESSES BICHINHOS!

    e a absorsorção de calcio e 5 x a mais que do leite comum, devido a baixa lactose....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, se vc tampar a jarra eles vão morrer por falta de oxigenação. Carbonatado é mais ácido, com sabor mais apurado. A tampa deve ser ventilada ou apenas pousada, menos oxigenação mais acidez, mas deve-se ter um mínimo de oxigenação. ;)

      Excluir
  19. Oi Bruna,
    como você faz com os bichinhos quando viaja? Viajo pelo menos uma vez por mês!
    Dar uma dose extra de leite pode ajudar?
    E em viagens mais longas? Como fazer?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Oi Michelle,

    não adianta dar uma dose extra não. Eles ficam fermentando e crescem muito. Podem morrer por excesso de fermentação.

    Quando viajo deixo com alguém cuidando.

    ResponderExcluir
  21. AMEI SEU BLOG, FAZ TEMPO QUE ESTOU A PROCURA DESSES BICHINHOS , TENHO REFLUXO E DESCOBRI ATRAVES DA MINHA MÉDICA QUE POSSO TER UMA VIDA MELHOR ATRAVES DESSES BICHINHOS , SE ALGUEM DE SÃO PAULO TIVER E PUDER ME VENDER OU DOAR EU AGRADEÇO MUITO MUITO. PODE ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL.valdamel36@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei o artigo com novo link para doadores. Confira! ;)

      Excluir
  22. Olá, gostaria de saber se tem alguem em Sto Andre ABC que tenha Kefir para doar, pois tenho uma doença rara no pancreas "INSULINOMA" e soube que ele tbm aje em problemas nesse orgão, se alguem tiver para doar por favor meu email de contato é ___ eusouciganaedai@hotmail.com...desde ja agradeço...
    Fatima

    ResponderExcluir
  23. Olá, acabei de ganhar os "bichinhos". Queria saber se posso lava-los em água normal, aquela da torneira ou tem que ser água mineral.Outra coisa eles podem ficar fechado no pote com a tampa do mesmo até o outro dia,ou tenho que colocar um pano em cima do pote? O pote tem que ser de vidro? É que os meus estão num pote de plástico, algum problema?

    ResponderExcluir
  24. Olá Tânia,
    que bom que vc conseguiu kefir.

    Queria saber se posso lava-los em água normal, aquela da torneira ou tem que ser água mineral?

    O ideal é a mineral. OS "bichinhos" são frágeis e se a sua água de torneira tiver muito cloro poderá alterar o composto do iogurte.

    Outra coisa eles podem ficar fechado no pote com a tampa do mesmo até o outro dia,ou tenho que colocar um pano em cima do pote?

    Não devem ficar tampados. Eles precisam respirar, cubra com um pano, uma gase ou um filó, se deixar fechado eles podem morrer.


    O pote tem que ser de vidro? É que os meus estão num pote de plástico, algum problema?

    Mude para pote de vidro, o plástico libera resíduos que irão alterar o composto. Quanto menos interferência melhor.

    Lembre-se de usar colher de pau ou de plástico, nunca de metal.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada por responder as minhas dúvidas.
    No primeiro dia que ganhei coloquei num pote de plástico, no
    2º dia continuou no pote de plástico e lavei ele em água da torneira. Depois achei esse site sobre ele, e mandei minha pergunta, só que só li hoje. E ontem coloquei eles num vidro e lavei novamente em água da torneira e notei hoje quando fui trocar o leite notei que o mesmo estava mais líquido, não estava tão denso quanto ao primeiro dia que ele chegou em minha casa. Será que eu matei meus bichinhos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Tânia, pode ser que você tenha matado alguns mas não todos.

    Os mortos não causam nenhum problema se ingeridos.

    Faça uma experiência. Mantenha-os no pote de vidro cobertos apenas com um pano, troque o leite a cada 24 horas e lave delicadamente em água mineral ou água filtrada.

    Observe se eles estão aumentando de quantidade. Eles devem se proliferar, caso contrário estão mortos mesmo. Daí você poderá usá-los como adubo de planta.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  27. Bruna vc é anjo, me respondendo minhas dúvidas. Tenho mais uma, será que posso lavá-los com água fervida? Se não terei que comprar água só pra lavar eles. Notei que ao coloca-los dentro do armário eles ficam mais "firmes" e ao colocar na geladeira (na gaveta d legumes) eles ficam mais líquidos é normal isso. faz tres dias que não lavo eles, só passo no coador e coloco no leite sem lava-los pq não tenho agua mineral. isso não vai causar grandes problemas? bj

    ResponderExcluir
  28. Oi Tânia, seguinte, não deixe de lavar por mais de três dias. Do contrário ele vai ficar muito ácido e vc terá queijo e não iogurte. Não que faça mal, mas é mais chatinho de manter e de agradar.

    O ideal é ele não sofrer mudanças bruscas de temperatura, se onde vc mora o clima é fresco não há necessidade de manter em geladeira. Mas se for muito quente é bom manter refrigerado, mas na última gaveta para não expor à uma temperatura muito baixa.

    O problema da água fervida é o mesmo da não fervida, o cloro.

    O ideal para sair mais em conta seria vc ter um filtro em casa, desses que purificam a água.

    Qq coisa estamos aí, disponha.

    ResponderExcluir
  29. Se alguém puder me mandar um e-mail sobre o lugar que eu posso achar os bichinhos, por favor:
    renansmartsp@gmail.com

    valew!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou de porto alegre ,se quiser me liga 51 92123430 tenho o kefeir e o bichinho do iogurte!

      Excluir
  30. Boa noite, adorei sua aula p/os bichinhos do iogurte (carinhosa mente chamo assim) so que o link que deveria dar os endereços nao e achado. Sera que vc pode me ajudar? Sou do Rio de Janeiro e gostaria muito de conseguir p/motivo de duença.
    Muito obrigada p/atençao.
    Carina
    ecarinabar@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  31. É verdade, atualmente a página não está mais disponível, uma pena. Ainda não encontrei outra para substituir. O que o pessoal está fazendo é se comunicando através do Orkut. Se vc tiver um perfil, deixe seus contatos na nossa comunidade e pode ser que encontre um doador. Apesar de eu ser do Rio, no momento estou sem kefir para doação. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho os 2...Elaine oliveira no face e no orkut sou de porto alegre bju

      Excluir
  32. Olá! Em primeiro lugar quero parabenizar pelo maravilhoso blog!
    Já fazem alguns anos que não ouvia falar nos "bichinhos" do iogurte. E hoje os ganhei de 1 vizinha. Quando eu era criança, minha mãe sempre tinha eles. Sempre é bom recordar a infância!
    mas, infelizmente, minha mãe não se encontra mais entre nós para me esclarecer algumas dúvidas em relação ao "cultivo" do Iogurte de Kefir.
    Lembro que minha mãe quando não tinha leite na hora pra trocar, ela colocava eles na água. Sei que a água deve ser mineral ou filtrada, mas minha dúvida é esta: devo colocar açúcar na água? A vizinha que me doou disse pra colocar 1 colher (chá)de açúcar, porém não me lembro se minha mãe colocava.
    Se alguém puder esclarcer minha dúvida, agradeço!

    ResponderExcluir
  33. Oi Helen, tudo bem?
    Então, no leite o Kefir se alimenta da lactose, na água ele não tem como se nutrir e poderá morrer. Vc irá identificar se seu kefir não está bem se ele parar de se reproduzir.

    Por isso na água é preciso colocar o açúcar mascavo, eu grifo mascavo pq não é legal colocar nenhum aditivo químico nos "bichinhos", se vc está buscando saúde, busque o mais orgânico possível.

    Não é legal ficar mudando de água para leite, eles enfraquecem. Se vc quer de leite pode adaptar o de água para leite, nunca vi o de leite na água. De um dia pra outro acho que não tem problema, mas melhor não tornar isso um hábito.

    Espero ter ajudado. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá Bruna...
    Estou adorando meus bichinhos. Queria saber se você sabe de receitas feitas com o iogurte. Sabe já fiz até máscara facial, ficou muito boa, minha pele ficou bem lisinha. Você tem orkut, assim poderemos conversar melhor..
    Beijos

    Tania - São Leopoldo - RS

    ResponderExcluir
  35. Oi Tânia, na nossa página inicial do blog, acima do ícone cozinhas do mundo há um link para a nossa comunidade no Orkut. Nos vemos lá. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Bruna me cadastrei a uma semana e seguindo seus conselhos Consegui uma pessoa no Orkut que se prontificou a me doar o nome dela e Monica D Schumer hoje apanhe meus bebes assim que eles crescerem poderei doar p/outras pessoas.
    Muito obrigada p/ajuda.
    Beijos carina

    ResponderExcluir
  37. Legal que deu certo Carina!!! Boa sorte com seus bebês. Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  38. ola felizz de ter encontrado pessoas que tem ¨'bichinhos tbm'
    moro em poa e tenho muitos tbm,se alguem se interesar meu email é leidysantos01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Uma vez eu vi uma matéria na Ana Maria braga de como produzir esses bichinhos, demora um pouco mas da certo... alexsandro2006faria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Bom dia pessoal!!! Gostaria de saber se alguém sabe quem aki em Brasília/DF doa os grãos de Kefir. Obrigada. patysolsevero@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. TIRE MINHA DUVIDA ,TENHO QUE LAVAR COM LEITE OU COM AGUA MINERAL?

    ResponderExcluir
  42. Oi bom dia eu gostaria de ganhar um kefi
    moro no rio de janeiro cidade Nova Iguaçu
    se por um caso alguem possa mandar
    entre em contato no email san-dray@hotmail.com obrigada Alessandra

    ResponderExcluir
  43. oi, faz muito tempo que criei esses bichinos mas acabei matando todos e nem sabia o porque agora eu sei pois eu fazia o iogurtu numa lata de leite em pó e ainda mexia com culher de ferro e estou a uns 2 anos atras deles por favor eu realmente precisso desses bichinhos se alguem puder me doar alguns agradeço moro no rj em nilopolis meu tel e 3760-3090 email: wagnerteaoro@hotmail.com porfavor entre em contato plz.. muito obrigadu

    ResponderExcluir
  44. OI Acabei de ganhar os bixinhos!!

    gOstaria de saber se esses bixinhos sao semelhantes aos lactobacilos, se o iogurte feito com ele tem as mesmas propriedades dos feito com lactobacilos, e qual a deiferença entre eles.

    Obrigada!
    Eloisi Londrina PR

    ResponderExcluir
  45. oi, nem acredito que achei com quem falar sobre esses bichinhos, estava conversando com amigos mais ou menos da minha idade e els não lembram desses bichinhos, foi na decada de 70 que os conheci. Eu e meus irmãos fomos criados à base desse iogurte (adorávamos), todo dia tinha. Minha mãe batia com morango, banana, goiaba, nossa era muita variação.
    Agora queria apresentá-los a meus filhos que nem fazem idéia como são. Como consigo eles novamente? Por favor me ajudem, é um momento muito imortante de nostalgia, rsrsrsrsrs.
    Bjs, espero notícias.
    Sâmela - Cruzeiro/SP

    ResponderExcluir
  46. Emily, algumas pessoas chamam Kefir de lactobacilos, acredito que sejam a mesma coisa. De toda forma você pode olhar a imagem e comparar com o que tem em casa.

    ResponderExcluir
  47. Estou torcendo para todos encontrarem seus doadores. O lugar ideial para trocarem contatos é na comunidade do orkut. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  48. meu nome e mari moro em paranagua no parana gostaria muito que alguem me doasse esses bichinhos maravilhosos mari3843@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. ganhei os "bichinhos" da minha sogra, com o manejo descobri que o crescimento deles aumenta quando se coloca muito leite, quando vou coalos eu acrescente um pouco de leite no recipiente que eles estão antes de coar,
    e no preparo uso suco concentrado de manga ou caju,coloco mel pra adoçar. fica maravilhoso, experimentem vcs vão amar a ideia fica muito gostoso e tira um pouco o ácido do "iogurte"

    ResponderExcluir
  50. Oi, bom dia quero saber onde encontro ou quem pode me doar esses bichinhos, moro no RJ, email sarah.sma@hotmail.com. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. bom, agora to em sampa, e posso ir retirar em quase qualquer lugar, se alguem quiser me doar, vou ficar aguardando!!!

    i-s-a@bol .com .br

    ResponderExcluir
  52. eu gostaria muito de ganhar esses bixinhos. poxa aonde encontro

    ResponderExcluir
  53. Oi gente,eu tenho os bichinhos,comprei no Mercado Púlico em Porto Alegre,já aumentou muito, quem quiser,doarei com maior prazer...só que moro em Viamão/RS...tem muita gente do Rio aí querendo mas daí fica ruim entregar pra esses né...bom,mas deixo meu email para quem quiser manter contato para trocarmos dicas e receitas sobre o delicioso iogurte. Strokegirl2008@gmail.com bjus pra todos

    ResponderExcluir
  54. Oi Aline...
    Será q eles resistem até Livramento?
    Tenho muita vontade de tê-los, qndo criança muito omei e agora tenho uma menina de 1 ano e gostaria de receber os "bichinho"...
    Deixo meu e mail elismava@hotmail.com
    Bjs Elis

    ResponderExcluir
  55. Oi! Vc disse que o iogurte é feito de dois microorganismos, o streptococus e o lactobacilos, quer dizer que o Kefir são esses dois microorganismos? Se não for, qual microorganismo que é o Kefir? Mto bom seu blog, obrigada,
    Adriane de Pouso Alegre/MG

    ResponderExcluir
  56. Oi, Talita! Repare no parágrafo que eu digo "O iogurte é um produto da ação de uma cultura mista e em igual proporção dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus."

    Se ele é produto da cultura mista, ele não é esses dois, ele é composto desses dois, o que resulta da mistura deles, e não apenas eles.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  57. Eu trouxe os bichinhos no aviao, do Brasil para a Italia, nas malas despachadas. Estavam dentro de um vidro, ficaram mais de 48 horas fechados e depois de 4 dias reiniciaram a produzir iogurte :)

    ResponderExcluir
  58. Que bom que deu certo pra vc Shana. Mas saiba que deu sorte. Outra coisa foi ter mantido o ambiente (dentro do vidro com leite ou água), isso ajudou com certeza.

    ResponderExcluir
  59. Olá, gostaria de saber onde encontro o kefir aqui em Joinville, alguém poderia me dar uma luz.Já procurei em todos os empórios e casas de produtos naturais e nada.
    Meu email para contato é silvia-rrtavares@hotmail.com
    Grata

    ResponderExcluir
  60. Oi Silvia, você não vai encontrar Kefir em nenhuma casa comercial, porque não se pode comercializá-lo. Quando Madre Teresa o encontrou e iniciou o compartilhamento ela fez esse pedido que vem sendo atendido por todos os usuários. Você deve encontrar um doador perto de vc. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  61. ola GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PARA TER ESES BICHINHOS ESTOU A PROCURA MAS NAO ENCONTRO TEM ALGUEMQ UE POSSA ME DAR ESSA RESPOSTA OU ME MANDAR UM POUQUINHO DESES BICHINHOS FICARIA MUITO GRATO MEU EMAIL E

    jnas83@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. que tipo de cor ou forma ele possui se morrer,eu tenho quase um kilo dessas belezinhas e não sei se todos estão vivos,alguns estão mais escurinho e a maioria está bem branquinho,mas aproduçao do iogurte é normal.

    ResponderExcluir
  63. Meu caro, se ele continua produzindo iogurte é porque está vivo. Quando morto ele reduz de tamanho, fica parecendo farelo e não cresce, terá sempre a mesma quantidade. Um kefir saudável vai se reproduzir de uma tal forma que você será obrigado a compartilhar periódicamente. O escurinho pode ser do açúcar mascavo, se vc usa açúcar. Do contrário não sei o que ocorre.

    ResponderExcluir
  64. ♥ Eu amo este bichinho!!! ♥ Gostaria muito de receber uma "muda" dele... Alguém poderia me ajudar??/ Moro em SP, Jardim da Saúde, meu e-mail é: nanni_amorim@yahoo.com.br
    nanni.amorim@gmail.com
    http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100000105369446
    Atenciosamente, com um beijo no ♥ de todos, Nanni Ramos

    ResponderExcluir
  65. oi queria saber se por ele ser asito pode fazer mal a quem tem ulcera

    ResponderExcluir
  66. Lisiane, não faz mal não. Pelo contrário só faz bem. Use o suco de aloe como tratamento e logo estará curada. Saude!!!

    ResponderExcluir
  67. ola eu tenho como saber se estão vivos ou mortos? viajei e eles ficaram no leite por 5 dias qdo eu voltei lavei e troquei o leite e ainda ta fazendo yogurte ,agora minha duvida é como sei se estão mortos e o que devo fazer para saber se tem vivo e se tem morto?e se tiver alguns mortos tenho que retirar dos demais?

    ResponderExcluir
  68. Rosane, se houverem vivos e mortos, não há mal. Vc não conseguiria separá-los. Se continuam a se reproduzir é pq estão vivos, do contrários estão mortos. Se mortos, devem ser descartados na natureza.

    ResponderExcluir
  69. Olá, lí a resposta aqui da Bruna e fiquei preocupada, pois parece que os meus não estão se reproduzindo muito... mas como não faz muito tempo que tenho não sei direito o que é normal ou não... mas se eles estiverem mortos o leite continua virando iogurte???

    ResponderExcluir
  70. Oi Edinaia, pode continuar virando iogurte na medida que já há uma acidez desenvolvida ali e o leite vai coalhar de qualquer forma. Mas o seu iogurte estará mais pra coalhada que para iogurte visto que não conterá as propriedades do kefir. Se não se reproduzem estão mortos. Não fazem mal, mas também não farão bem. Sinto muito.

    ResponderExcluir
  71. oi tambem gostaria de receber os bichinhos carinhosos!!
    alguem de palhoça/sc teria uns irmaozinhos para me ceder, seria muito grato!!!

    gueburah@ig.com.br

    ResponderExcluir
  72. gostaria de a proporção ideal do bichinho para que quantidade de leite, pois ganhei os bichinhos esta semana e não sei a quantidade ideal.

    ResponderExcluir
  73. Emerson, use 250ml de leite para meia xícara de kefir.

    ResponderExcluir
  74. Olá Bruna gostaria de saber se quando viajar posso colocar os bichinhos na geladeira, pois quando ganhei, minha colega mim falou que eles ficam em dormencia, e não morrem,isso é verdade?
    ou morrem?

    Itaberaba, Bahia

    ResponderExcluir
  75. Oi Ana Liz, sua amiga tem razão, mas somente se sua ausência não ultrapassar três dias. Mais que isso irá faltar nutrientes para eles se alimentarem e fatalmente irão morrer.

    ResponderExcluir
  76. Oi Gostaria de ganhar o bichinho, não encontro em lugar algum, se alguém puder me ajudar. Moro em curitiba/Pr Meu email é lopes. graciela@ig.com.br

    ResponderExcluir
  77. eu tenho esses bichinhos moro no interior de sp, se alguem interessar.....thiago_funny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. Oi, meu nome é Isabel, moro em Porto alegre/RS, minha amiga viajou e deixou os bichinhos aos meu cuidados, no inicio tudo bem, mas faz 3 dias que o leite esta talhando, venho fazendo tudo igual, o que será que aconteceu? Será que morreram? Como faço para conseguir estes bichinhos, para devolver para minha amiga.
    meu e-mail é isabelfernandes@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  79. Oi Isabel, é dificil avaliar o que está acontecendo. O que vc chama de talho pode ser o processo natural de fermentação que vai gerar o iogurte depois. É importante que vc troque o leite a cada 24horas e lave o kefir neste momento. Para conseguir mais não é tão simples pq eles não devem ser vendidos, nem enviados pelo correio. Você deve encontrar um doador na sua cidade. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  80. Oi Bruna...ganhei esses "bichinhos "
    mas naum sei como cuidá-los
    só como lavá-los e colocar eles no vidro
    mas deixei eles na geladeira ,algum problema ?
    pq eles continuam crescendo mesmo assim !!!
    E também não sei o tempo após colocar o leite ele pode ser consumido !!!
    obrigada !!! Ajuda aí vai !!! beijos... veridiana ...email : ananavacosquy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. Oi Viridiana, você já viu o vídeo que tem aqui no Gororobas ensinando a preparar o Kefir? Dá uma olhada.
    O cuidado é simples: troque o leite a cada 24hs. Tome o iogurte, lave o kefir em água corrente e complete o vidro com mais leite. Precisando viajar pode deixar sem troca por 3 dias, nunca mais que isso. Pode colocar na geladeira se sua cidade for muito quente, mas deve ficar na gaveta dos legumes lá em baixo onde é menos frio. Pode tomar imediatamente após a coagem. Tb não há problemas se ingerir alguns deles. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  82. Olá, sou de Curitiba e gostaria muito de conseguir esses bichinhos, meu e-mail é josilei_lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. boa tarde eu gostaria de encontrar os bixinhos mais não encontro em lugar nenhum...
    nem no link que passaram ai em cima eu consegui encontrar se possível entrem em contato comigo sem mais e grato.
    andersonwicca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Caro Anderson, repare que esta postagem é de 2007. O link realmente não está mais disponível. Não tenho como ajudá-lo a conseguir kefir, apenas posso orientá-lo como usar, caso o tenha. O que vc deve fazer é buscar um doador em sua cidade e pegá-lo dentro de um vidro com leite ou água. Busque nas lojas de produtos naturais, ainda que eles não possam vender, podem saber de alguém que possa doar. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  85. Olá Bruna; bom te perceber!
    Então, ha muitos anos, ganhei um pouco do Kefir de uma mãe intelectual maravilhosa q não mais está por aqui.
    Durante algum tempo, cuidei pessoalmente,dos "bichinhos", por conta da rotina, confiei a "dona da pensão", dai, perdi todos e nunca mais consegui, já pensava não mais existirem.
    Só agora, meio temeroso de não mais encontrar; de estarem extintos, resolvi fazer busca e não é que não acabaram com eles, que bom!
    então, tenho uma filhota cuja não se adapta com o leite, nasceu com problemas de má formação e tem um dos rins "fora do lugar",não que sofra por conta, mas preocupo ali comprometer compreende?
    Considerando q o próprio organismo rejeita o leite, acho sábio se defende, mas iogurte; Danone; queijo etc. ela não só aceita como adora.
    Dai, aproveitando o gancho de alguém daqui de Guarulhos ter solicitou, fica, pois na rede meu apelo, com a Promessa de não mais transferir responsabilidade e deixar "secar" na geladeira, Também, só somos os dois, eu e a filhota, não haverá como.
    Feliz por Vc; pela dedicação a manutenção da cultura e princípios pela vida natural. Igualmente apelo a quem possa colaborar.
    Outrossim, acredito de interesse geral, pode ajudar com elaboração de coalhada seca?
    Obrigadíssimo!

    Milton d. Medeiros - Arquiteto

    Se possível; não incômodo peço nos contate por:
    e-mail: arquimilton@uol.com.br

    ResponderExcluir
  86. oi! meu nome e´cristiani queria saber como é que sei se os lactobacilos estaõ vivos ou mortos

    ResponderExcluir
  87. Cristiani, quando eles morrem param de se reproduzir, então você vai observar que o volume não está aumentando mais. Outro indicativo é a diminuição do tamanho dos grãos, se estiverem como farelos já estão mortos.

    ResponderExcluir
  88. Parabéns!!!
    Ganhei os meus de uma big amiga!
    Estamos cuidando deles direitinho e nosso iogurte apreciado todos ods dias.
    Que bom conhecer melhor sobre eles nesse artigo.

    ResponderExcluir
  89. Legal Marli! Seja bem vinda ao Gororobas!!!

    ResponderExcluir
  90. Olá, amigos

    Ganhei os "bichinhos" de uma amiga e tenho percebido como demoram a se reproduzir, comparando aos que eu tinha há uns 15 anos atrás. Daí resolvi ler o rótulo do leite e pasmei: a indústria está colocando CONSERVANTE no leite longa vida, o que até há alguns anos atrás não se fazia, era só a pasteurização...

    Agora estou usando leite de "saquinho" porque não tenho acesso a leite fresco.

    Parabéns pelo blog!
    MCarmen

    ResponderExcluir
  91. Tenho para doar um "punhadinho" na Capital-SP. Não envio por Sedex em respeito aos bichinhos! rs...

    ResponderExcluir
  92. Olá! Já tentei clicar no link e estou sendo direcionada para uma página do terra, onde nem se fala nada do kefir. Como faço para adiquirir?

    ResponderExcluir
  93. Reparem que este post é de outubro de 2007. Realmente o site indicado já não está mais no ar. Tente encontrar nesse site http://www.kefir.50webs.org/doar_graos.htm

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  94. Meu nome eh Lucy e gostaria por favor, que alguem pode me disesse porque meu yogurt nao fica consistente como o yogurt comprado? Obrigada

    ResponderExcluir
  95. Lucy, o iogurte caseiro fica menos tempo em fermentação. Se vc deixar para trocar o leite a cada dois dias e não a cada 24 horas, ele vai ficar mais pastoso. Mas isso não significa que será melhor que o mais líquido. É só uma questão de preferência mesmo. Mais grosso, mais ácido. Repare também nos ingredientes do comprado pronto que muitas vezes contém outras coisas além de leite, como amido de milho, espessantes e conservantes por exemplo.

    ResponderExcluir
  96. OIe!!!! Sou a Lucy e preciso novamente de ajuda.Fiz o q vc faloue adquiri um yogurte mais pastoso, soque agora ele esta muito acido e liquido novamente. Ate o cheiro eh acido. Sera que estou fazendo alguma coisa errada? Eles estao em um recipiente de vidro, cubro com tecido fininho, uso colher de madeira, e coador de plastico. Tb mantenho os bichinhos na gaveta de legumes, troco e lavo a cada 2 horas. Sera que sao assim mesmo? Help????!!!! Um grande abraco

    ResponderExcluir
  97. Olá Lucy, você está trocando o leite rápido demais. Eles devem ficar na cultura por pelo menos 24hs, por isso está líquido. O tempo mínimo é de 24hs, para ter mais pastoso pode deixar entre 48 e 72 horas. O tempo máximo é de três dias. Trocando com menos de 24 horas você corre o risco de matá-los.

    ResponderExcluir
  98. Olá, tomo esse iogurte há algum tempo e ultimamente após tomar sinto uma queimação no estômago e logo após enjoo, mas quando tomo leite normal nao acontece nada, até suspeitei de intolerancia a lactose mas acho que não é, alguem se existem pessoas que não podem tomar esse iogurte?
    contato: alexandre_camargo66@hotmail.com

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  99. Olá Alexandre, não poderia ser intolerância à lactose visto que o kefir se alimenta dela, logo o iogurte está livre de lactose. Os seus sintomas são de gastrite ou úlcera. Como o iogurte é um alimento ácido, deve estar irritando alguma ferida interna. Procure um Gastro (médico especializado nas funções digestivas do organismo), até lá suspenda o uso do iogurte.
    Boa sorte e saúde!!!

    ResponderExcluir
  100. amiga bruna,eu queria esse bichinho,eu ja tive mais infelismente,tive que dar pois esta me mudando e nao podia levar,mais agora que estou precisando esta dificio encontra quem posso me ajudar,gostaria de deixar meu i-mail caso alguem tenha sou do rio de janeiro,bairro vilar dos teles, meu i-mail é: katia_suprema@hotmail.com por favor alguem me ajude por favor.agradeço muito pois foi com esse lactobacilio que levantou minha mae,agora preciso de novo e nao encontro que posso me ajudar.agradeço pelo carinho amiga.

    ResponderExcluir
  101. alguem pode me ajudar e me seder oss bichinho? eu estou emviando meu i-mail katia_suprema@hotmail.com sou do rio bairro vilar dos teles entra no meu i-mail e eu retorno eu preciso muito dele,me ajudem por favor
    obrigado

    ResponderExcluir
  102. Cara Katia, no momento também estou sem kefir para doar. Espero que encontre seu doador em breve. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  103. Olá Bruna,
    Comprei os bichinhos em uma loja de produtos naturais aqui em Curitiba, já tinha visto aqui no blog como deveria proceder, só que os coloquei em leite longa vida, já faz 2 dias que eles estão lá e nada, nesta semana está fazendo temperaturas super baixas aqui será que é por isso?
    Posso ter matado eles por estarem no leite longa vida?
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  104. PAtrícia, se o leite for integral não tem problema. O frio excessivo reduz a produtividade mesmo. Tente colocá-los num ponto menos frio da cozinha. Dentro de uma armário por exemplo. Não deixe que eles fiquem mais de três dias no mesmo leite. Troque, lave e veja se nas próximas trocas não houve a fermentação e a proliferação.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  105. oi, tenho os bichinhos, uso leite longa vida, mas gostaria de saber se o leite em po, pode ser utilizado

    ResponderExcluir
  106. Oi Krika, tem que usar leite integral in natura. Nada de leite em pó. Abç!!!

    ResponderExcluir
  107. Ola ,sou do Rio de janeiro e quero muito o Kefir....por favor me ajudem!!!!meu email é flavioviana1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Ola ,sou de brasilia quero muito o Kefir....por favor me ajudem!!!!meu email gilbertovieiram@hotmail.com desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde... adorei este blog... sou de Londrina/PR e estou a procura de doadores.
    Estou tentando pelo comunidade do Orkut KEFIR - BRASIL... mas não estou tendo sucesso.
    Se tiver alguém da região que tiver e puder me doar agradeço imensamente.
    Abs, Jozilene

    ResponderExcluir
  110. Oi gostaria muito de conseguir os bixinhos, mas perto de minha casa ninguem tem. Moro na cidade de capão do leão no Rio Grande do Sul. Se alguém quiser me enviar eles por favor entre em contato comigo. Meu msn e e-mail: adriane162@hotmail.com
    Desde já agradeço. Adorei tudo aqui...bjsssss

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde,
    Referente ao meu post do dia 02/09/2011, agradeço as pessoas que entraram em contato se dispondo a enviar pelo correio. Mas consegui os grãos de Kefir aqui em Londrina mesmo.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde novamente,

    Prezada Bruna Brasil,

    Gostaria de uma informação sua, ganhei uma quantidade dos grãos de KEFIR e eles já começaram a aumentar, ainda pouco.. mas estão aumentando. Preciso saber qual o procedimento no caso de viagens, é possível mesmo congelar??? ou se deixá-los na geladeira com leite eles aguentam uns 10 dias??

    Grata,
    Jozilene

    ResponderExcluir
  113. Jozilene, isso é mesmo um problema. Cultivar kefir é como ter uma plantinha ou um animalzinho em casa, não podemos deixar por muito tempo. O máximo que eles aguentam sem trocar o leite na geladeira são três dias. Precisando ficar fora mais tempo peça alguém pra cuidar pra vc. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  114. Olá,
    Parabéns pelo Blog super informativo.

    Procurei na internet sobre a produção caseira de iogurte e percebi muita variação nas informações sobre o tempo que se deve deixar com os lactobacilos, proporção leite/bacilos e temperatura.
    Alguns dizem algumas horas, outros alguns dias..
    Qual a proporção correta ?

    Qual a recomendação ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  115. Oi Alex, coloque o leite suficiente para deixar o kefir submerso com uma sobre de uns 4 dedos. Você pode colocar um copo de leite para meio de kefir. Troque a cada 24hs, mas se precisar se ausentar pode deixar até três dias, na gaveta dos legumes da geladeira, não mais que isso.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  116. sou de Curitiba e gostaria de encontrar alguém que pudesse me doar o kefir, minha mãe esta doida atras desses "bichinhos"...
    meu email é lilly.dhigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. oi BRUNA os meus bichinhos estao boando no leite tem algo errado?

    ResponderExcluir
  118. Tem sim Muzolon, se eles não se proliferam, se estão boiando, é pq morreram. Agora, descarte na natureza e busque outros. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  119. Gente quando vcs não usarem mais os bichinhos lavem bem e os coloquem num vidro limpo com leite e fechado e coloque no freezer que eles não morrem,apenas entram em estado de dormência,eu fiz assim com os meus....

    ResponderExcluir
  120. Há anos atrás tinha uma "alga" ou "bichinho" do chá. Já ouviu falar? O formato dele era de uma alga branca, que ia aumentando de expessura e com o tempo formava novas algas. Eu particularmente gastava muito. É muito difícil de encontrá-lo?

    ResponderExcluir
  121. Edu, nunca ouvi falar dessa alga. Se tiver mais informações, agradecerei se compartilhar. Abç!!!

    ResponderExcluir
  122. Olá, tenho os bichinhos e só que eles estão fazendo qualhada na maioria das vezes, surgiram dúvidas com as diversas instruções que me passaram mas há muita controvercia entre elas, ai vão minhas dúvidas:

    1- Lavar os bichinhos na agua da torneira os mataria devido ao cloro? (me disseram pra lavar só no leite)

    2- O leite tem que ser fervido? ( como moro no interior do RS aqui ainda existem leiteiros que entregam o leite em casa, e este vem direto da vaca sem nenhum tipo de tratamento)

    3- O vidro deve ficar na geladeira ou fora? ( eu deixo fora)

    Agradeço desde já a sua atenção.

    Samuel Mello.

    ResponderExcluir
  123. Samuel, o iogurte de kefir nunca será como um industrializado, não espere por isso. Ele fica entre a coalhada e o iogurte mesmo só é menos ácido e mais cremoso que a coalhada.

    Você pode lavar na água de torneira não tem problema. Se lavar no leite pode não reduzir a acidez e acabar matando assim mesmo, ou fazendo coalhada. POde ser que o seu leite esteja virando coalhada pq o kefir morreu.

    O leite não precisa ser fervido, o seu leite é o melhor que tem pra kefir. Integral e puro.

    O vidro só deve ir pra geladeira em épocas de altas temperaturas. Aqui no Rio por exemplo, já chegamos a verões de 50º. Mas em temperaturas amenas eles podem ficar fora sem problema.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  124. Queria uns "bichinho" para mim!
    Se alguém souber de doador ou onde venda, por favor me informe...
    Email: jorge_archanjo@yahoo.com.br

    Desde já fico agradecido!

    ResponderExcluir
  125. Eu tenho o kefir para doar,moro em Santa Catarina,quem se interessar meu email é marli.bleichvel@gmail.com

    ResponderExcluir
  126. oi, ganhei o kefir essa semana, gostaria de saber,se depois que estiver grossinho posso colocar na geladeira. Tenho dúvidas quanto ao tempo em que pode ficar fora da geladeira depois de pronto. É porque não consumo tudo de uma vez,então como faço pra conservar o iogurte que sobra?

    ResponderExcluir
  127. Olá, alguem saberia me dizer quais os beneficios dos "bichinhos"????

    ResponderExcluir
  128. Jack, pode conservar o iogurte pronto na geladeira por uma semana. Depois de pronto não é aconselhável ficar fora.

    ResponderExcluir
  129. Tem doador que seja de joinville? to querendo muito o kefir, só que não encontro ninguem daqui. Quem for entre em contato comigo pelo e-mail fran_fran@r7.com, meu nome é francine, abraços.

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde,

    Pessoal, sou de LONDRINA/PR, consegui o Kefir e já tenho para doar, caso tenha alguém daqui que esteja precisando é só enviar um e-mail para jozilene.daguano@gmail.com

    Att.

    ResponderExcluir
  131. oi Bruna quero para de produzir iogurte por alguns dias como faço..

    ResponderExcluir
  132. Oi Muzulon, você tem de encontrar um doador perto de você. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  133. Oi bruna e seguidores tenho bichinhos para doar. Em curitiba e regiao favor entra em contato pelo saite.

    ResponderExcluir
  134. Muzolon se vc tem kefir sobrando,vc pode cogela-los no freezer num vidro com um pouquinho de leite e tampado que eles não morrem apenas entram em estado de dormência,eu sempre faço assim quando quero parar de produzir um pouco e eles nunca morrem...espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  135. Tenho o grão de kefir para doar moro em Santa Catarina em Indaial,e ás vezes estou em Blumenau e Gaspar meu e-mail é marli.bleichvel@gmail.com qualquer coisa entrem em contato...achei um link interessante,podem abrir que não é vírus,é sobre o kefir... http://palavradesvalentim.blogspot.com/2007/06/vou-de-frias-sem-o-kefir-e-agora.html

    ResponderExcluir
  136. Queria uns "bichinho" para mim!também
    Se alguém souber de doador... por favor entra em contato comigo. nilda.furtado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  137. Ola Bruna, gostaria tanto de ganhar os bichinhos do iogurte sou de Vitória ES, e aqui não encontro ninguém que tenha o kefir, vc pode me ajudar? Meu email é lucavalinir19@hotmail.com.
    Luthieska.

    ResponderExcluir
  138. Po que será que ninguém quer mais o kefir?Ele faz tanto bem para a saúde,mais infelizmente eu estou começando a jogar um pouco fora,tenho demais,estou com um estoque enorme e não aparece quem queira,se alguém se interessar entre em contato comigo,marli.bleichvel@gmail.com...

    ResponderExcluir
  139. Nossa Marli, se você observar os comentários desse post verá quanta gente está pedindo kefir. Tomara que vc consiga enfim doar seu excedente. Bom ano novo!!!

    ResponderExcluir
  140. Oi!! Tenho kefir há muitos anos, como não estava consumindo demorava para tirar o leite, as vezes ficava mais de uma semana. Agora quero voltar a consumir só que ele esta com gosto muito muito ruim, amargo e alguns kefir estão amarelos. Alguem sabe o que devo fazer para ele voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  141. Oi Gabriel, provavelmente eles morreram pela acidez. Agora só conseguindo novos grãos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  142. Oi! Fiquei muito feliz que ainda existe estes "bichinhos"do iogurte. Quando eu era criança minha avó fazia este iogurte pra mim eu amava.
    Bem acima no blog vi que pode ter algum que esteja interessado em doar um pouquinho dos bichinhos, ficaria tão feliz se obtivesse eles...Eu pago o frete...
    E me comprometo em redistribuir assim que aumentarem o volume, dividindo com outras pessoas este presentão.
    Meu email é duc.amari@hotmail.com ou artespva.blogspot.com.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  143. Olá Bruna, meu nome é Fernanda. Ganhei os bichinhos faz uns três dias. A minha dúvida é o seguinte. Somente ontem coloquei o Leite frio, ou seja, tirei o leite da geladeira a tarde e de noite coloquei nos bichinhos e alguns estava boiando, será que eu matei eles. O leite deve ser temperatura ambiente ou pode ser leite frio, gelado?

    ResponderExcluir
  144. Conheci o blog agora! Fico feliz em saber que uma cultura da minha infância ainda persiste. Estou tentando encontrar esses "bichinhos" um tempão. Cresci no interior de MG lá era fácil de achar, mas agora moro em Niterói, RJ. Os links para conseguir doações não estão prosseguindo. Como faço para encontrar um doador aqui de Niterói ou RJ?!! Na rede de AGROECOLOGIA sabe se tem?! meu email é: yagam_rebeca@yahoo.com.br
    Também tenho refluxo e não me dou bem com lactose, e lembro dessa iguaria me fazer muito bem quando criança. Espero uma ajudinha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  145. Bom dia, não consegui ser redimencionada no site pelo link indicado e adoraria poder entrar em contato com algum doador, resido em Taubate/SP, poderia me ajudar com algum link de alguem que tenha esses bichinhos por aqui?

    ResponderExcluir
  146. Olá Elizabethe, este post é de 2007, e o link realmente saiu do ar. Não tenho mais orientações de doadores. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  147. Olá Bruna!
    Aqueles que desejam QUEFIR no seguinte grupo pode ser acessado uma "lista de doadores de kefir.xls" atualizada em arquivos. É preciso associar ao grupo, gratuitamente.
    http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/files/

    Romualdo1987@yahoo.com.br
    Belo horizonte/MG

    ResponderExcluir
  148. Obrigada pela referência Romualdo, vou atualizar o post.

    ResponderExcluir
  149. posso congelar por quanto tempo para depois voltar descongelar e usar os kefir sem matalos

    ResponderExcluir
  150. Eduardo neste link http://www.kefir.50webs.org/armazenar_graos.htm
    diz que:

    congelando os Grãos de Kefir (embora este método seja viável para até um ano, um período maior que dois meses pode remover algum fermento importante):
    Lave os grãos com água fervida e ESFRIADA;
    Seque-os comuma toalha macia para remover o excesso de umidade;
    Coloque-os em um jarro ou saco plástico, com leite em pó suficiente para cobri-los (não adicione outros líquidos);
    Leve o saco ou jarro ao congelador.

    Para descongelar:

    descongele-os em água fria por alguns minutos;
    Coloque-os em uma peneira e lave com água fria todo o leite em pó que possa estar aderido aos grãos;
    Coloque-os no leite, à proporção de 1 : 3 de grãos para o leite (1/2 copo de leite para 2 colheres de grãos);
    Coe o leite a cada 24 horas, mesmo que ele não esteja coalhado e troque-o por mais leite fresco, até que o kefir resultante tenha aparência, sabor e odor de iogurte natural. Isto pode levar até uma semana ou mais;
    Vá aumentando a proporção do leite até que o kefir produzido esteja ao seu gosto.

    ResponderExcluir
  151. Estou no rio de janeiro alguem tem Kefir para me doar?

    ResponderExcluir
  152. Estou o Rio de janeiro capital ou em Nilopolis gostaria de saber se alguem poderia me doar Kefir

    ResponderExcluir
  153. Oi moro em Sumaré/SP, não consegui localizar o link de doadores do "bichinho", como conseguir?

    ResponderExcluir
  154. Gente, dá uma olhada nessa funpage do facebook, https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico

    ResponderExcluir
  155. oii sou de porto alegre se tiver alguem por perto que queira doar os bichinhos estou procurando desde ja agradeço...entre em contato com o e-mail tamires_figueiro@hotmail.com
    obrigado..bjooss

    ResponderExcluir
  156. Oi muito legal esse blog e interessante a historia do Kefir.
    Sou de Curitiba procurei nas lojas de Produtos Naturais não sabia que não era comercializado.
    Se alguem de Curitiba quiser doar eu fico muito grata prometo cuidar e doar tbm.

    Beijos

    micheli.cordeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  157. Sou de Sao Goncalo RJ, gostaria muito de conseguir esses bichinhos... Se alguem proximo puder me arrumar me mande e-mail marcia.souza@msn.com obg

    ResponderExcluir
  158. Olá amigos do Kefir, tenho uma lista com mais de 100 doadores de kefir, tdos grátis, se precisar receber por remessa pelos Correios, vc só precisa enviar 3 selos e 1 envelope, NADA MAIS! é proibido fz pedido de deposito em banco ou qq outra mov $. Visite-nos!
    Bruna Brasil obrigada por citação do nosso fanpage no Facebook! https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico
    Nosso objetivo é ampliar doadores pelo BR.

    ResponderExcluir
  159. oi Bruna tenho os bichinhos para doar, levei para a Tamires ai de cima, mas tem muitos.
    meu email para contato raquelsantosvargas@gmail.com

    ResponderExcluir
  160. oi podem me passar como consigo os bichinhos... em curitiba??????
    kaykye@hotmail.com

    ResponderExcluir
  161. Olá, tudo bem gente?
    Como faço para 'guardar um pouco' os Kefir? Pois estou com um probleminha: estão dando mais bebida do que posso consumir :)
    Posso refrigerá-los ou até mesmo levar ao congelador? Até porque ao oferecer (que é o mais indicado) para os amigos, sempre ouço: 'adoro o iogurte, mas não tenho paciência para fazer'.
    E agora?
    Abração!!!

    Fafá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fafá, lendo os comentários acima vc encontrará muitas pessoas esperando um doador. A bebida assim como o próprio kefir podem ser refrigerados. Mas aconselho a consumir a bebida em uma semana, no máximo 10 dias fechado em pote esterilizado. O excesso, doe, essa é a premissa.

      Excluir
    2. Bom-dia, atualmente não tenho mais os bichinhos, mas tive por vários anos. O que você pode fazer com o excedente, até para facilitar a doação, é congelá-los, num Frederico. É só separar em pequenas quantidades, num pote limpo e com leite até a altura dos bichinhos. Já cheguei a deixar por mais de seis meses, alguns poucos se ressecam, mas a grande maioria ficará firme e forte. Só não pode esquecer que são seres vivos, ou seja, de jeito nenhum micro-ondas. Deixar descongelar na geladeira e depois na pia, leva uns 2 ou 3 dias. Garanto que funciona. Você é de São Paulo? Aproveito para pedir uma doação: alguém de SBC? Abraços. Alexandre.

      Excluir
    3. Bom-dia, gostaria de alguém que doe os bichinhos, região São Bernardo do Campo ou A B C. Obrigado.

      Excluir
  162. OI, SOU CLAUDIA, E RECEBI UMA MUDINHA DE IORGUTE, E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA INDENTIFICAR SE É VERDADEIRA? POIS NÃO VEJO ESSAS COLONIAS MOSTRADA NA FOTO. QUEM SOUBER ME ENVIA A RESPOSTA, dia.melucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  163. Olá, gostaria de receber doação dos "bichinhos" do iogurte, minha mãe fazia quando eu era criança e agora gostaria de ter!!! espero respostas!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  164. 1-Quais benefícios que o "iogurte natural" produzido por esses "bichinhos" traz para a saúde?
    2-É verdade que ajuda no controle do diabetes?

    ResponderExcluir
  165. gostaria de encontrar alguém em Niterói ou São Gonçalo que queira e possa me doar um pouco de kefir, pois tenho muita vontade de criar, escuto sempre comentários bem favoráveis a eles.

    ResponderExcluir
  166. Olaa!!! Gostaria de conseguir o kefir. Se alguem em Curitiba puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  167. como faço pra ficar menos acido???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem muito jeito não, Fábio. O máximo que vc pode fazer é adoçar.

      Excluir
  168. Ola, gostaria de saber se posso deixar o leite com os lactobacilos na geladeira, para formar o iogurte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas deve deixar na gaveta dos legumes, lá em baixo onde é menos frio. E a geladeira deve estar programada para gelo médio e nunca máximo. O ideal é temperatura em torno de 25 graus.

      Excluir
  169. qria sabe aonde eu encontro o bicho pra compra

    ResponderExcluir
  170. Olá sou de londrina, alguem de londrina para doar uns kifer? preciso fazer dieta e eles seriam essenciais.....obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  171. Eliana de carapicuiba quero muito os bichinhos se alguem tiver me avisem por email liu_ps2006@hotmail.com por gentileza

    ResponderExcluir
  172. Olá meu nome é Flávia,moro no Rio de Janeiro,se tiver algum doador daqui e puder me ajudar,eu busco no local,por favor entre em contato comigo flavia_sygirl@hotmail.com é para tratamento da minha saúde,obrigada.

    ResponderExcluir
  173. Ola tenho meu bichinho que esta me dando muito iorgute mas de uma semana pra cá o iorgute esta amargo, assim não consigo beber? Será que eu o matei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não o matou, provavelmente ele está carbonatado. Lave-o bem e tampe só com gaze ou um pano limpo, do tipo guardanapo.

      Excluir
  174. Eu, também, gostaria de obter os desejáveis "bichinhos", para fazer o tão gostoso iogurte caseiro. Como posso?... Se souber, por favor, me informe em vicunha@hotmail.com.br. Muito obrigado! Carlos Renato.

    ResponderExcluir
  175. Adorei descobrir este blog na net. Eu já tive . os meus KEFIR eu os tratava como bixinho de estimação. eu os tinha por 3 anos ,e dividia com todos que me pediam, Os meus viajavam comigo para onde quer que eu fosse. Só que numa destas viagens eu o esqueci em um hotel, lá no Uruguai, e só fui me lembrar quando já estava entrando no Brasil .Chorei de raiva, pena de perder meus bichinhos. Agora estou atras de doadores. e não estou conseguindo, eu sei onde tem para comprar, mas prefiro doação pois eles serão dados de bom gosto, de coração. Estou em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deve comprar kefir, foge a ética de seu uso. Atualizei o artigo com novo link para doadores, confira!

      Excluir
  176. Ola Danielle Ferreira de Carapicuiba. Gostaria de saber se posso e como faço pra retirar uma doação com vc. Obrigado.

    ResponderExcluir
  177. Já houvi falar que se colocar iogurte natural no leite e deixar de um dia para o outro, gera os bichinhos do iogurte, isso é verdade? Os bichinhos que são alimentados com água e açúcar mascavo pode ser alimentado com leite?

    ResponderExcluir
  178. Kefir e bichinhos são a mesma coisa? O de leite e de água com açúcar mascavo também são os mesmos? Iogute natural industrializado com leite formam o kefir?

    ResponderExcluir
  179. Posso usar pra fazer o processo o leite integral sem lactose, não estou podendo mais tomar, estou com IL.

    ResponderExcluir
  180. lavei meu kefir ontem,quando olhei hoje ele ainda não tinha crescido,sera que matei meu kefir?me ajuda por favor

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.