O alho de casca roxa é o mais poderoso terapêutico
Segundo um estudo publicado esta semana no Journal of the National Câncer Institute, o consumo de alho e cebola reduziria à metade a incidência de câncer.
O alho é um vegetal encontrado na forma de raiz, seu bulbo, vulgarmente conhecido como cabeça, é constituído por vários dentes, os quais são empregados como condimento culinário e como medicamento há centenas de anos em todo o mundo.
Antigamente, no Egito, o alho era usado para remediar a diarréia e, na Grécia antiga, ele era empregado como medicamento no tratamento de patologias pulmonares e intestinais. Pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades dentre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares(do coração), imunoestimulatórias(baixa no sistema imunológico) e hipoglicemiante (diabetes).
A atividade bactericida do alho é atribuída à alicina. Componente chave da atividade antimicrobiana que também é responsável pelo odor característico do alho. Sua função é reduzida com a fervura pois a alicina é desnaturada durante o processamento térmico. Por isso sempre digo aqui para usarmos os alimentos terapêuticos o mais próximo do natural possível.
O que mais se destaca na composição nutricional do alho, são os altos teores dos elementos zinco e selênio, ambos metais antioxidantes. Diversos são os estudos que têm identificado baixos níveis sangüíneos tanto de selênio como de zinco, em pacientes portadores de AIDS, onde o sistema imunológico encontra-se gravemente debilitado. A prescrição dietoterápica atualmente feita para tais pacientes preconiza o consumo de alho, entre outras coisas.
Os hare krishna não consomem nem alho nem cebola por serem estimulantes da energia sexual, que eles acreditam afastar da elevação espiritual.
Na hora de escolher o alho, tenha o cuidado de verificar se os dentes estão firmes. Quanto mais firme, mais fresco. Quanto mais roxa a casca, mais forte é o alho. Para evitar azia e mau hálito corte-o ao meio e retire o bulbo germinante, alguns chefs o chamam de coração do alho. Retire mesmo que não tenha germinado. O alho picado tem sabor mais suave que o socado. Veja a baixo o passo a passo da preparação do alho para o uso ideal.
corte a parte que liga o dente à cabeça
corte o dente ao meio
retire o miolo
das duas metades
o alho está pronto para o uso, livre da má digestão
O truque para tirar o cheiro da mão eu aprendi numa comunidade do orkut, fiz a experiência hoje mesmo e funciona que é uma maravilha.
Lave a faca, que usou para cortar o alho, apenas com água corrente esfregando a lâmina com as mãos. Lembre de apoiar a lâmina pelo lado inverso ao fio de corte para evitar acidentes. Nada de mau hálito, nada de azia e muito menos odores desagradáveis nas
mãos.
mãos.
Para quem leva uma vida agitada e gosta de facilitar a lida culinária, uma dica é preparar todos os dentes da cabeça de alho, picar bem picadinho e fazer uma conserva com azeite extra virgem.
Cubra o pote com papel laminado para que a luminosidade não venha a oxidar o azeite, guarde na geladeira. É um ótimo tempero pronto e o alho não perde suas propriedades.
Segundo Pasteur, mesmo diluído 128 vezes, o alho permanece com suas propriedades terapêuticas.
Links úteis
Nenhum comentário:
Postar um comentário