Tipos de Bacalhau
Zarbo (menor e mais barato)
Sait (o único que apresenta a cauda em forma de tesoura)
Ling (por sua carne clara e vistosa atrai muitos compradores)
Cod (o famoso Bacalhau do Porto, quando o peixe pescado tem mais de 3 quilos) é a melhor qualidade de Bacalhau.
Dezembro está chegando e muitas ceias de Natal e Ano Novo contam com o delicioso e valente bacalhau. O bacalhau é um dos preferidos nas ceias de virada de ano por ser um peixe que vence as marés. Acredita-se que quem comer o peixe vai levar o ano seguinte com a mesma força e persistência.
Mas na hora de comprar devemos estar atentos, alguns peixes se parecem com bacalhau e quando salgados corretamente se passam por ele. O comerciante mal intencionado pode então vender um com o preço de outro. Depois do desalgue é que a cozinheira vai se dar conta. Mas é possível estar atento para não comprar errado. Aí vão algumas dicas:
O legítimo bacalhau é largo e permite o corte em lombos. O rabo do peixe deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme, se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo. A cor é "palha", se o peixe for branquinho, não é bacalhau de verdade. A pele solta com facilidade, puxe um pouquinho para verificar.
Repare se o peixe está bem escovado. Sua aparência deve ser limpa, sem manchas escuras. Manchas pretas ou marrons podem ser resíduos do peixe como sangue, bílis, etc, significando que ele não foi bem trabalhado.
Verifique também se ele está bem seco. Pegue o bacalhau firmemente pela "cabeça" e solte a cauda. Se ele ficar reto ou quase reto está bem curado, se dobrar "caindo" para baixo está mal curado e húmido.
Para calcular corretamente a quantidade a ser comprada, tenha em mente que o ideal é de mais ou menos 200 gramas por pessoa.
O melhor momento de se retirar a pele é quando ele ainda está salgado e seco. Após o cozimento ela também sai fácil mas faz mais sujeira e dá mais trabalho.
O bacalhau não deve ser fervido, isso deixaria a carne seca, borrachuda, alterando o sabor. Utilize água morna, ou seja fogo brando, depois reaproveite o caldo para cozinhar batatas ou fazer um belo risoto.
Deixar o bacalhau desalgado de molho no leite ou no azeite de oliva extra virgem por duas horas apura o seu sabor característico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário