Perdoem pelos últimos dias sem atualização.
Estivemos em Ilha Grande em função de um documentário. Lá no paraíso não há contato com o mundo virtual. Mas estive sempre pensando no que traria de lá para o Gororobas.
As cozinheiras locais são maravilhosas. Uma comida simples, honesta e com muito sabor.
A viagem é parte de um curso que faço pela UERJ e ficamos na praia de Dois Rios, local do antigo presídio de Ilha Grande. O povoado é pequeno, constituído por ex-funcionários do presídio e suas famílias, além de ex-presidiários que após a implosão acabaram ficando por ali mesmo.
As demais pessoas que trabalham ali, geralmente são da praia de Abraão, que é a mais próxima e de onde vem as pessoas que chegam de barca.
Tia Margot do Abraão é uma senhora muito simpática e extrovertida, que cozinhou para nós no alojamento da UERJ. Sua farofa conquistou a todos mas ninguém foi capaz de descobrir o segredo de sua receita.
Uma farofa gostosa, simples, com uns cubinhos crocantes que pareciam torresmos, mas não era isso. Muito depois consegui convencê-la a me contar, era pão torrado com cebola.
Numa caçarola coloque o óleo cobrindo todo fundo, a cebola e por cima o pão. Em fogo brando acompanhe o dourar da cebola. Vai começar a dourar pela borda, daí você vai puxando devagar. Quando a cebola tiver bem douradinha, o pão estará torrado, é a hora do colocar a farinha de mandioca. Vai colocando aos poucos e mexendo. Pode ser necessário colocar mais óleo, um pouquinho de sal e está pronta.
Uma delícia!
Link útil
http://ilhagrande.org/Ilha-Grande
http://www.ilhagrande.com.br/
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.
Para diagnósticos e receitas procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário