sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Chás, poderosos chás - Oolong e Dokudami

Dica: faça 1 litro do chá e tome gelado
durante o dia.
É o equivalente a 6 xícaras
e assim vc tem certeza de ter
tomado a dose certa.


Eu e meu marido adoramos chás, tomo chá praticamente o dia inteiro, mas recentemente Bruno, meu marido, apareceu com o tal de Oolong. Fui então pesquisar que chá era esse e me surpreendi com seu poder.


Uma dica para o leitor é nunca ingerir algo que não saiba a procedência e os efeitos do alimento. Mesmo o mais saboroso e rico alimento pode ser um veneno para determinadas pessoas. Falando em veneno também trago informações sobre Dokudami a erva anti-venenos.


São quatro os chás especialmente terapêuticos oriundos da planta Camellia Sinensis: o Verde, o Branco, o Preto e o Oolong. O Branco é o mais poderoso de todos sendo cinco vezes mais ativo que o verde e o preto o menos terapêutico. Isso se dá pelo processo de colheita e fermentação da erva. Enquanto o Branco é colhido a mão, de folhas jovens que sofrem a mínima fermentação, o Preto é composto de folhas menos nobres e inclusive galhos da erva que são levados à fermentação máxima.

Oolong é o menos conhecido no ocidente, está entre o Verde e o Branco, sendo três vezes mais poderoso que o Verde.

Suas ações no organismo são:


Diminuição do peso corporal, do apetite e do tecido adiposo intraperitoneal; reduz o LDL colesterol ruim, aumenta o HDL, colesterol bom; diminui os níveis de leptina sérica, que é um hormônio que gera ansiedade; é um potente antioxidante e reduz a incidência de câncer; bloqueia o ataque das bactérias associadas às cáries; protege contra infecções digestivas e respiratória e ajuda a diminuir a pressão arterial. Por supressão do metabolismo dos lipídios evita o acúmulo de gorduras e o aumento de peso.


Contra indicações:

O OOLONG é considerado seguro nas dosagens recomendadas. Seu uso com café ou outras bebidas cafeinadas não é aconselhado. Usar com cautela em portadores de úlcera péptica ou pacientes com problema de sangramento. Não usar em crianças, exceto se recomendado por um médico. Pessoas com batimentos cardíacos irregulares, mulheres grávidas e que estejam amamentando devem limitar o consumo. Não deve ser tomado logo após as refeições pois pode limitar a absorção de ferro pelo organismo.


Tome preferencialmente 10 minutos antes de cada refeição principal e pelo menos duas xícaras ao dia e até no máximo de seis xícaras.


Amanhã falaremos do Dokudami, o chá mágico dos Samurais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.