quinta-feira, 6 de março de 2008

Bolo de chocolate com laranja - sem ovos, sem leite e sem manteiga

Para os vegetarianos esta receita caiu do céu. Eu confesso que me impressionei, quando fui à feira orgânica da Glória e, descobri que existiam receitas de bolo deliciosas sem os tradicionais ingredientes de origem animal. Para quem ainda dúvida, vale experimentar esta receita que trago pra vocês, o sabor é inenarrável e o resultado na saúde é controle do colesterol e um consumo menor de calorias sem abrir mão das delicias da vida.

Na feira orgânica da Glória, aqui no Rio de Janeiro, você encontra outras receitas de bolos e tortas vegetarianos preparados por um Chef de cozinha, alta gastronomia saudável. Vale a pena conferir.

Bolo de chocolate com laranja


Antes

Depois de desenformado com nozes


__________________________

Massa:
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 colher de café de sal
3 colheres de sopa de achocolatado em pó
1 copo americano de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de óleo de girassol
1 copo de suco de suco de laranja

Calda:
1 1/2 copo americano de água
1 1/2 copo americano de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de achocolatado

_______________________________
Bata o açúcar com o óleo, acrescente os ingredientes secos peneirados, alternando com o suco. Despeje a massa em forma untada e reserve.

Numa panela, misture bem todos os ingredientes da calda. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, derrame devagar sobre a massa do bolo. Leve ao forno médio, pré-aquecido, para assar. Desenforme depois de frio. Ele já sai do forno com a cobertura pronta.

Para quem gosta muito de laranja, vale colocar na calda raspas de casca de laranja, acentua o sabor e fica mais charmoso.

12 comentários:

  1. Olá! É tarde da véspera de Natal e meu filho ( que ainda é amamentado) tem alergia à proteína do leite de vaca. Vim aqui procurar uma receita doce que eu pudesse comer e encontrei essa. Que bom! Espero que fique uma delícia!
    Feliz Natal, Bruna!

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi um presente de Natal pra mim. Sou quem agradece por tê-la como leitora. Se puder me diga como ficou. Qualquer dúvida disponha para esclarecimentos.
    Um Natal radiante para sua família.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adoro esse bolo e já fiz várias experiências com a receita: troquei o suco de laranja por café preto passado bem forte, já fiz com outros tipo de farinha e já acrescentei aveia na massa antes de levar ao forno. Sempre dá certo e sempre fica bom! ;)

    ResponderExcluir
  4. Uau! Fiquei bem feliz de encontrar essa receita. Já está nos meus favoritos e espero encontrar mais coisas. Agora que sou vegetariano, sinto que minha vida ficou muito mais saúde. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Por quanto tempo este bolo deve ficar no forno? E o fogo deve ficar em torno de quantos graus? Fiz uma receita parecida e não deu certo... meu filho tem lergia a leite,soja e ovo, preciso acertar um bolo urgente!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, o bolo deve ficar no forno no mínimo 30 minutos, em 180º. Mas isso varia muito de acordo com cada forno. Dependendo do tamanho do forno, o mesmo bolo, na mesma temperatura pode assar mais rápido ou mais devagar. Você deve observar o crescimento dele, sem abrir a porta do forno. Tente fazer esta receita, a mudança de um ou outro ingrediente pode fazer deste um bolo completamente diferente dos outros que vc já fez. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Obrigada pela receita, estava uma delícia! Vou tentar as variações. Tenho uma pergunta a fazer- quando fiz a receita achei estranho a cobertura ser colocada para assar junto ao bolo. No meu caso, ela acabou penetrando na massa e se misturando a ela. Quando tirei o bolo do forno estava bem úmido, bem gostoso, mas sem uma cobertura definida. É assim mesmo? Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone, que legal que vc fez e gostou! A cobertura deve ser assada junto com a massa mesmo, mas como a massa é mais seca ela não se mistura com a calda não. pode reparar nas fotos que coloquei acima. quando vc vira a forma a calda cai por cima. A massa fica um pouco úmida mesmo, depois de assada, mas não totalmente misturada com a calda. Vc deve ter deixado a massa mais rala do que o correto. Use um copo de suco menor, 250ml.

    ResponderExcluir
  9. fazendo o bolo rss... muito obrigada pela receita amiga!! aguardo as proximas que vc fizer rss beijos grandes priscila ebina

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei muito da receita, mas como não sou vegetariana, gostaria de saber se posso substituir o suco de laranja por leite desnatado e o açucar mascavo por açucar comum ou leite condensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Finha, você tem total liberdade para fazer a receita com os ingredientes da sua preferência. Mas a ideologia do Gororobas é uma alimentação saudável e gostosa. Fazer um bolo com leite e açúcar branco não vai ser nenhuma novidade, continuará fazendo mal à sua saúde. Faça esta receita e veja como pode comer bem sem abdicar das chamadas guloseimas.

      Excluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.