quarta-feira, 19 de março de 2008

Sexta-feira da Paixão - o dia em que não se come carne - Por quê?

Quase todo brasileiro sabe que na sexta-feira santa não se pode comer carne, mas poucos sabem o porquê desta abstinência.

Nesse dia, Jesus sacrificou sua vida vida para salvar a humanidade, daí há quem faça a relação com o corpo de Cristo e a carne vermelha. Não se deveria comer esse tipo de carne para não profanar o corpo do Salvador. Explicação sem fundamento, mas muito difundida.

O Arcebispo Dom Eurico dos Santos Velozo explica que as restrições alimentícias da Igreja Católica estão diretamente ligadas à um sacrifício pessoal para testar, a si mesmo, o autodomínio, e faz questão de frisar que se a pessoa não come carne na sexta-feira santa, mas também não fez isso com o coração aberto, não vale nada a penitência.

Na época de Cristo a carne era artigo de luxo nas mesas dos nobres, já o peixe era farto e popular, por isso era mais sacrificante abrir mão da carne nas refeições e, neste dia fazer um voto de pobreza aceitando comer peixe.

Atualmente, cristãos mais abastados põe em suas mesas, de celebração da Paixão de Cristo, um belo prato de bacalhau ou salmão. Será que eles estão se penitenciando? A penitência também não deve se restringir à sexta-feira da Paixão, mas a todas as sextas-feiras da Quaresma.

Católicos, não precisam mais comer peixe nos dias santos. Escolham o prato indispensável de suas refeições e se abstenham dele nestas sextas-feiras. O sacrifício é o real significado de não se comer peixe nos dias santos.

3 comentários:

  1. Pessoal, outro dia na Missa de Domingo o nosso paroco falou sabiamente o seguinte:
    _ Deus quer apenas que as pessoas se convertam, ou seja, não precisa passar fome.
    apenas sejam melhores pais, mães,filhos, filhas, vizinhos, parentes, colegas de trabalho , enfim , um ser humano melhor.

    ResponderExcluir
  2. Muitos brasileiros, baseados em fatos religiosos fazem esse sacrifício no intuito de se purificar, mas por outro lado acha que não comendo carne vermelha, na sexta f santa acredita pagar todos os pecados cometidos por todo o ano,como se em um único dia fosse suficiente o que é um grade erro. O único mal é o que sai da boca do homem.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que se vc for fazer, faça durante toda a quaresma e também faça para se purificar e não por um costume, tradição.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.