A comida tailandesa é preparada com arte
o carving (escultura em frutas e legumes)é uma de suas especialidades
O festival de Songkran iniciado no último dia 12 de abril, marca a abertura do tradicional ano-novo na Tailândia. A cada ano, em abril, o Songkran faz reviver o espírito de ancestralidade, marcando o início da estação da renovação. A festa, que vai até a próxima quarta-feira, consiste em um festival de banhos de jatos d'água para lavar a alma, entre ritos e oferendas aos parentes mais velhos e monges budistas.
Neste dia os mais jovens homenageiam os parentes mais velhos e em agradecimento, por bênção e respingos de água, oferecem alimentos.
A comida tailandesa é muito delicada, utiliza pouca gordura, valoriza as frutas (principalmente coco e abacaxi), os peixe e frutos do mar em relação à carne e salpica tudo isso com especiarias diferentes, gengibre, curry, pimenta forte, coentro e limão. As verduras e legumes estão sempre al dente e são irresistíveis até aos mais fervorosos carnívoros.
Aqui no Brasil a colônia tailandesa é pequena, segundo a embaixada da Tailândia são cerca de cinquenta tailandeses em todo país, e sua maioria está em São Paulo, mas é no Rio Grande do Sul que surge o primeiro restaurante típico desta cultura. É possível encontrar bons restaurantes tailandeses em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, e outras cidades.
Para quem quer imersar na cultura tailandesa dentro da sua própria cozinha aí vai a dica:
Os pratos são baseados em três ingredientes: pimenta, suco de limão e nampla (molho de peixe utilizado no lugar do sal marinho). Com este tripé são criadas as mais exóticas combinações onde predominam o picante, o ácido e o salgado. Outros ingredientes marcantes são o açúcar mascavo e o rondashi (pó de peixe). Use sua criatividade e faça a sua receita com inspiração tailandesa.
Os ingredientes específicos são encontrados nas melhores lojas de alimentos naturais e em alguns mercados municipais como o de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário