terça-feira, 15 de abril de 2008

Sobre frutas

As frutas estão na categoria de alimentos mais leves da tabela nutricional. Exige do organismo uma quantidade mínima de energia para ser digerida, e dá ao corpo mais que o dobro desta energia em retorno.

A maioria das espécies consistem de 90 a 95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O leitor deve estar se perguntando: Se as frutas são tão leves, porque algumas delas me deixam com azia e má digestão?

A razão é que elas não são, em princípio, digeridas no estômago e sim no intestino delgado. por isso, deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio .

Elas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

A melhor fruta é a da estação, fresca ou o seu suco feito na hora. Suco de lata, vidro ou caixinha não vale. A maioria das vezes ele foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida .

As centrífugas, dessas que você coloca a fruta inteira, sem água e tem o suco, são excelentes utensílios.Você pode ingerir o suco extraído, como frutose pura, sem água e sem açúcar e vai se surpreender de como o líquido é doce.

Tomando de estômago vazio, o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde que o costume, porque vai se sentir super alimentado.

O dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração. As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Uma dieta baseada em um desjejum com sucos de fruta e chás é excelente para desintoxicação. Os sucos ainda tem a vantagem de saciar a fome e consequentemente reduzir o apetite, ajudando assim no emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.