sexta-feira, 9 de maio de 2008

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro




Um bom mercado municipal é o espelho da história e da cultura de uma cidade, por isso sou apaixonada por eles. Nunca visito uma cidade sem fazer umas comprinhas no mercado municipal. Lá se encontram os produtos locais, desde cultura agrícola até artesanato.

Sempre me perguntei o porque do Rio de Janeiro, sendo uma cidade referência na história do país, não ter um mercado municipal. E foi num passeio despretensioso numa tarde de sábado que descobri a verdade num sebo da rua do ouvidor. Encontrei um livro dedicado à história dos mercados públicos do Rio de Janeiro.

Projetado pelo engenheiro Alfredo Azevedo Marques, o mercado municipal do Rio de Janeiro situava-se na Praça XV e ia até a rua do ouvidor, foi o maior de todos os edifícios de ferro montados no Brasil, de origem européia, era composto de 16 ruas e mais de 200 lojas de gêneros alimentícios e afins. Algumas pessoas o confundem com o mercado da candelária, que funcionava onde hoje é o espaço cultural dos Correios, ao lado da Casa França Brasil, este sim projetado pelo renomado arquiteto Grandjean de Montigny e que funcionou até 1908, quando o mercado municipal foi inaugurado para substituí-lo.

O patrimônio histórico e cultural da cidade foi demolido na década de 1950, para ocasião da construção do Viaduto da Perimetral, mas se acaso o pesquisador atentar para as fotos da época, perceberá que era desnecessária a demolição. O mercado poderia ser mantido abaixo do viaduto, ou ao menos boa parte dele. O real motivo da demolição estava nos interesses políticos no local.
Hoje, só restou uma das torres do mercado, onde sobrevive com dificuldades, o restaurante Alba Mar. (http://www.albamar.com.br/index.htm)



Os comerciantes, órfãos de espaço para as suas atividades, se reuniram e fundaram a CADIF (Central de Abastecimento do DIstrito Federal) que depois virou a atual CADEG (Central de Abastecimento do Estado da Guanabara).

A CADEG não tem o charme e a aura histórica que têm os mercados municipais, nem está numa localização privilegiada de fácil acesso aos cariocas, mas que tem condições de acordar cedo para fazer as comprar em São Cristóvão, encontrará produtos variados e de excelente qualidade e preço em mais de 700 lojas.

Mas tem que acordar cedo mesmo, porque eles abrem às 04:00hs e ao meio dia já estão fechando as portas, e não funcionam aos domingos.

A CADEG fica na rua Capitão Félix, 110 - Benfica - Rio de Janeiro / RJ (http://cadeg.com.br/)

7 comentários:

  1. Nossa, sabe que eu nem conhecia esta história?
    Obrigada!
    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Chris, muita gente não sabe. Por isso, quando fiquei sabendo, vi que tinha que escrever. É uma pena que no Brasil não se tenha uma política de preservação do patrimônio histórico. Ainda estamos na mentalidade do progresso a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela historia, sou carioca, conheço mercados em boa parte do mundo, gosto de visitar mercados, nao sabia desta historia.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado, voce conseguiu amanizar minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  5. Pois eu nem sequer sabia que o Rj tem um mercado municipal. Minha única referência era o CEASA.
    Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.