sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cueca na cozinha

Um brinde antes de chegarmos em casa

Ontem quem tomou conta da cozinha foi o senhor Brasil. Ele resolveu fazer uma noite especial de presente de dia dos namorados. A semana inteira ele só falava na surpresa que eu ia ter nesta noite. E juro que não desconfiei em momento algum qual seria o prato a ser preparado pelo mestre-cuca apaixonado.
Molhos para macarronadas são a sua especialidade, mas ele me pediu pra comprar filé mingnon, mostarda e creme de leite. Cheguei a pensar que fosse estrogonofe, mas qual não foi a minha surpresa quando me deparei com um cenário aconchegante de um belo Fondue Bourguinonne (o de carne), com quatro opções de molhos feitas por ele mesmo. Destaque para o de espinafre, inesquecível.
Para entrada um vinho tinto italiano Sartori Regolo, safra 2004 e cubinhos de queijo emmental suiço. Os molhos eram de espinafre, alho, russo e mostarda. Para fechar uma taçinha de Cointreau e uma fatia de torta de chocolate com nozes que eu adoro, mas confesso que essa veio do aniversário da minha irmã caçula, Maria Eduarda.
Eu também ganhei chocolate de presente, mas esse eu devorei durante o dia, já que o presente veio logo pela manhã. O resto da noite não conto e deixo pra a imaginação de vocês.
Mas um segredinho eu abro, as receitas dos molhos realizadas com maestria pelo Brasil do meu coração.
Molho de Espinafre

. 1 xícara (chá) de espinafre picado
. 4 colheres (sopa) de cheiro verde
. 1/5 caixa de creme de leite
. 1 colher (sopa) de suco de limão
. 1 colher (chá) de raspas de limão
. sal e pimenta à gosto
. Azeite de oliva
Palavra do Chef:
Refogue o espinafre no azeite. Coloque o refogado num pote e
deixe esfriar um pouco. Adicione os demais ingrediente e misture bem. O suco e
as raspas do limão fizeram um belo conjunto com o farto cheiro-verde e deixaram
o molho bem refrescante. Isso foi bom, afinal, fondue é uma coisa pro frio e
como moramos no Rio... pelo menos o molho deu uma refrescada.
Molho de Alho
· Azeite de oliva
· 6 dentes de alho
· 1 gema de ovo
· gotas de suco de limão
· sal
· pimenta calabresa (como o alho já
deixou um tanto forte, não coloquei muita pimenta. De fato, acho que dá até pra
fazer sem pimenta - comentário de Bruno Brasil -).

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Molho Russo

. 1 xícara (chá) de catchup
. 3 colheres (sopa) de páprica picante
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. 1 colher (sobremesa) de creme de leite
. sal à gosto

Quando fiz esse molho de acordo com essa receita,
francamente, pensei que talvez tivesse ficado ótimo se, ao invés de usar
catchup, uma coisa meio porcaria industrializada, fizesse um molho de tomate
caseiro, com alguns condimentos que não brigassem com a páprica. De qualquer
forma, ao invés de ser um catchup melhorado, ficou uma espécie de molho tipo
Barbacue, que não é muito a minha praia, apesar de adorar tomate. (Bruna Brasil
adorou o molho parecido com Barbacue).
Molho de Mostarda
. 1 lata de creme de leite sem soro
. 3 colheres (sopa) de mostarda
. molho de pimenta à gosto
. gotas de suco de limão
. sal à gosto
Misture os ingredientes e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.