Você pode tirar fotos
na exposição
na exposição
No último sábado estive no Centro Cultural Banco do Brasil para ver a exposição Nippon - Cem anos de integração Brasil-Japão. A exposição está maravilhosa e recomendo a todos que estejam ou venham ao Rio de Janeiro até o dia 13 de Julho.
Um especial desta exposição é que ela oferece ao público a participação na cerimonia do chá, que ocorre aos sábados às 15 horas. Mas não foi a cerimonia que me inspirou este post, e sim a sala tradição II, que faz uma referencia entre as posturas femininas e as flores.
Eu adoro flores e suas representações. No meu casamento usei um buquê de lírios que representava a pureza da nossa união e de lembrança ofertei sementes de amor-perfeito para semear o amor que transbordava dos nossos corações nas terras férteis dos nossos convidados.
Até hoje as poucas flores presentes no Gororobas foram: a alcachofra, a couve-flor e o brócolis. Mas vamos reverter esse quadro agora, pois há muitas flores que são comestíveis e vão deixar suas receitas ainda mais bonitas e apetitosas.
Também figuram como comestíveis os capuchinhos, as rosas, as begônias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas e as alfazemas.
Uma receita fácil e gostosa e requintada é a de pétalas de rosa cristalizadas, que as senhoras inglesas do tempo da rainha Vitória serviam a seus comensais como um prato sofisticado.
As pétalas eram cobertas com clara de ovo e um pouco de água e, na hora de
servir, polvilhavam-nas com açúcar.
A rosa, assim como os hibíscos, é muito usada em saladas, geléias e tortas, que apresentam um sabor todo especial.
As flores para fins comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não usam produtos agrotóxicos, caso contrário, poderão trazer sérios prejuízos à saúde.
Flores como azaléia e bico-de-papagaio são altamente venenosas, então cuidado, não podemos usar qualquer tipo de flor como alimento, buscar informação em primeiro lugar.
Amanhã falarei sobre como podemos usar cada tipo de flor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário