terça-feira, 24 de junho de 2008

Tilápia com salada de agrião com fusili

Fazia tempo que não postava receitas preparadas e fotografadas na minha cozinha. Por isso separei alguns pratos, para me redimir desta falta, nesta semana.

Ontem ofereci a sopa de ervilha, hoje mais uma receita de peixe. Este blog é forte em receita de peixes e frutos do mar. Já tivemos, truta, namorado, salmão, tainha, merluza, e hoje é a vez da tilápia.

A tilápia é um peixe suave e suculento, adere bem a qualquer tempero como a truta, só que menos nobre, mas muito gostoso.

A receita da salada com massa é uma alternativa para não deixarmos de comer salada no inverno. A massa quebra o frescor deixando a salada mais encorpada e o agrião por ser picante também ajuda a aquecer o corpo e combater gripes e resfriados.

Preparando a tilápia:

Lave com limão e tempere com sal. Arrume no fundo de uma caçarola ou panela de barro uma cebola roxa em rodelas, regue com azeite extra virgem. Deite o peixe em cima das cebolas e salpique um pouco de alecrim. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Esta pronto. Quem gosta pode colocar um pouco de pimenta calabresa.

A salada:

Não aconselho o uso do Kani, mas como o Bruno adora, algumas vezes abri uma excessão. Ao comprar o Kani, tenha o cuidado de ler os ingredientes. Alguns usam carne de peixes ou crustáceos, outros apenas massa de milho com aromas artificiais. Não preciso dizer qual você deve escolher. Desfie o Kani e reserve.

Cozinhe a massa, escorra e deixe esfriar.

As folhas devem ser lavadas em água corrente e em seguida colocadas de molho na água com vinagre por 15 minutos. Solte as folhas do galho gentilmente. Esprema dois dentes de alho e misture tudo com uma colher de maionese light. Sal a gosto e pronto, sirva com o peixe.

Como a salada leva massa, dispensei o arroz para não exceder no carboidrato.

Um comentário:

  1. Adorei a dica, fácil, saudável, e rápida. Vou preparar agora mesmo!
    Obrigada!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.