quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ana Maria Braga e a confusão das bananas

Quem viu o programa Sou Mais Eu, da Rede Globo, ontem de manhã, aprendeu a fazer uma torta de banana, mas ficou sem saber que tipo de banana usar na dita receita. Tudo porque a apresentadora fez a maior confusão sobre os tipos de banana existentes, chegando a dizer que no Rio de Janeiro chamamos de banana da terra a banana nanica.



Esta informação não procede. Existem diversos tipos de banana e cada qual tem nome e características diferentes.



Existem cerca de cem tipos de bananas plantadas no mundo todo, mas as mais cultivadas no Brasil são a nanica e a prata.



A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo, só fica atrás do arroz, trigo e milho. É cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.


Fonte apreciável de vitaminas A e C, fibras e potássio, o consumo da banana, em combinação com banhos de sol, produz a vitamina D no organismo, a principal vitamina no combate à depressão.



A banana nanica (conhecida também como banana-d’água, banana caturra, banana-da-china, banana-anã ou banana-chorona) tem casca fina de cor amarelo-esverdeada, mesmo quando madura, apresentando polpa doce, macia e com aroma agradável.



Já a prata, preferida por boa parte dos brasileiros, tem o fruto reto de até 15 cm de comprimento, de casca bem amarela com pequenas manchas marrons, com cinco facetas e polpa menos doce que a da nanica. Além disso, é mais consistente, inclusive para fritar ou assar.

Este era o tipo de banana usado no programa de TV citado no início deste post.


A banana-da-terra (banana-chifre-de-boi, banana-comprida ou pacovan) é um dos maiores tipos de banana conhecidos, chegando a pesar 500g cada fruta, com comprimento de até 30 cm. É achatada num dos lados, tem casca amarelo-escura, com grandes manchas pretas quando maduras, e polpa bem consistente, de cor rosada e textura macia e compacta. Ela é mais rica em amido do que em açúcar, o que a torna ideal para cozinhar, assar ou fritar. É válido lembrar que ela só deve ser consumida desta forma, do contrário é altamente indigesta.


Já a banana-ouro (inajá, banana-dedo-de-moça, banana-mosquito ou banana-imperador) é a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis.




Algumas Fontes:

6 comentários:

  1. Não entro nem no site dela depois de um infeliz episodio: ela publicou uma receita como da autoria dela (com dicas e tudo mais) - cópia perfeita de um post de um blog! Abafa o caso!
    abs,
    Nina.

    ResponderExcluir
  2. ai sim...não sabia, eu costumo ir ver as receitas dela...mas usurpar não vale...boa a informação das bananas

    ResponderExcluir
  3. Ta confundindo prata com maca e bem diferente

    ResponderExcluir
  4. De certa forma vocês têm razão, não devemos tomar como nossas os trabalhos dos outros, mas em relação a confusão da apresentadora em relação as espécies de bananas, digo que todos cometemos erros, uns por falta de informação outros por pesquisas feitas sem base. Aqui mesmo há um grande erro, "banana-nanica é diferente de banana-d'agua". Tão diferentes que chegamos a saber tanto pelo sabor como pelo cheio a distinção entre as duas, sem falar no aspecto visual.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vasco, quando apurei os tipos de bananas também duvidei da informação da d'água ser a nanica. Pensava que a nanica era a ouro, pelo tamanho. Mas em diversas fontes desde produtores até especialistas da fruta, encontrei que a nanica é a d'água mesmo, ainda que em algumas regiões do Brasil façamos a confusão chamando a ouro de nanica por causa do seu tamanho.
    O erro da apresentadora deve ser apontado sim, já que ela trabalha numa empresa de grande alcance da população, com uma verba muito grande e uma equipe de pesquisa que ganha bem para não cometer tais erros que podem vir a prejudicar o consumidor do programa televisivo.

    ResponderExcluir
  6. E a banana maçã, ninguém fala dela? Eu conheço 5 tipos de banana: prata, ouro, d'água, terra e maçã, mas só como prata (crua) ou d'água (frita ou cozida).
    Quanto à sra. Ana Maria Braga, nada a declarar, estou mais interessada nas ditas bananinhas pois preciso muito de potássio, tenho muitas cãimbras.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.