segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Curando a marvada da gripe com receitas caseiras

Os leitores mais assíduos devem ter reparado que este blog não foi atualizado na semana que passou. A família Brasil caiu de cama com uma gripe daquelas.

Não houve remédio nem repouso que resultasse em recuperação. E, infelizmente, não havia ânimo para preparar um remédio caseiro. Até que resolvi sacudir a poeira e encarar o laboratório culinário. O resultado: cá estamos nós, firme e fortes novamente.

A receita, três doses de chá de alho e mais duas de quentão.

Chá de alho

Ferva duas canecas de água e desligue o fogo. Junte três dentes de alho sem o bulbo, espremidos; gengibre a vontade, cravo, canela, o suco de um limão inteiro e duas colheres de mel de guaco ou eucalipto. Tome bem quente e respire o vapor que ele exala.

Não requente o chá, ele perderá seu poder terapêutico. Para fazer uma só caneca reduza os demais ingredientes pela metade.

Quentão

Faça um chá forte com cravo, canela e gengibre. Faça em panela de ágata, barro ou ferro. Outros metais alteram o sabor e o poder do quentão. Junte ao chá uma garrafa de vinho tinto seco e adoce a vontade com açúcar mascavo. Não deixe o quentão ferver, o álcool evaporaria e perderia todo o sabor. Tome em caneca de barro ou porcelana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.