quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Saiba mais sobre Quinua Real - a forte concorrente do arroz integral

O arroz integral cateto sempre foi considerado por médicos, nutricionistas e demais especialistas como o alimento mais completo para a nutrição humana. Hoje, com a difusão da Quinua, ganhou uma forte concorrente.

A Quinua é um grão cultivado há milenios na Bolívia. Sua qualidade nutricional é melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten, proteína encontrada no trigo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a Quinua Real como alimento único por seu altíssimo valor nutricional. "Se tivesse que escolher um alimento para sobreviver escolheria a Quinua" Duane Johnson, Universidade do Colorado.

As sementes, contêm 23% de proteína, valor superior ao encontrado na maioria dos cereais; mais cálcio, fósforo, ferro e magnésio que os outros cereais; e ainda, sua proteína, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina.

Possui vitaminas em quantidades elevadas , tais como; B1 - B2 - B3 - B6 - C - E.


A explicação deste elevado valor biológico tem a ver com sua equilibrada composição de aminoácidos essenciais. Os cereais clássicos tem carências de Lisina, Metionina e Cistína, ponto forte da Quinua.

Apesar de já haverem tentativas de plantio no Brasil, a que encontramos para comercialização é ainda a importada, o que eleva muito o seu custo. Podemos encontrar em grão, flocos ou farinha.

Em grãos normalmente é consumida como arroz, pode usar a mesma receita que usa para o seu arroz integral.

Em flocos pode ser mistura com granola ou usada em sua substituição, acompanhando iogurtes, papa de frutas ou com leite.

Com a farinha faz-se mingau, pão, bolos e tortas.

O site oficial oferece diversas receitas: http://www.quinuareal.com.br/produtos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.