quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cozido Português à moda brasileira

Uma das panelas enormes do delicioso cozido da Tia Célia

No último domingo, minha tia Célia, que é uma cozinheira de mão cheia, fez um cozido para reunir a família. Estava divino, não podia deixar de dividir com vocês esta receita maravilhosa.

O cozido português é um prato muito comum nas regiões brasileiras de maior influência portuguesa como Rio de Janeiro e litoral de Santa Catarina. Há quem diga que foi do cozido que nasceu a nossa feijoada, mas o que se sabe realmente é que o nosso cozido português na verdade é um cozido brasileiro, já que este é o resultado de uma adaptação do prato aos ingredientes tupiniquins.

Apesar de ser um tanto pesado devido às carnes, é um prato muito saudável por reunir grande variedade de tubérculos, legumes e verduras. Para deixar o refeição mais leve, evite ingerir líquidos, não use óleo algum, já basta a gordura da própria carne e seja sutil no tempero, a diversidade de ingredientes já é o bastante para dar um sabor todo especial ao cozido.


Você vai precisar de:

CARNES
bacon
lingüiça de paio
costelinha suína
carne seca
músculo bovino

VEGETAIS
abóbora
abobrinha
aipim
batata baroa
batata doce
banana-da-terra
cebola
couve manteiga
cenoura
feijão branco
Jiló
milho verde em conserva
quiabo

Dessalgue as carnes e esquente uma panela grande. No panela bem quente vá dourando a carne para que ela desprenda sua gordura.

Tenha já os vegetais lavados e cortados em cubos de tamanhos medianos. Sendo orgânicos, você poderá manter as cascas. Lave o quiabo com limão para tirar a baba, a couve deve ser fatiada bem fininha.

Com as carnes bem douradas, junte-as todas e acrescente um litro de água. tampe a panela e deixe a carne cozinhar bem. Isso levará entre 40minutos e uma hora. O gostoso é a carne estar desmanchando. Pode usar um esquema da chama de isqueiro, mas na metade do tempo verifique a quantidade de água, se necessário acrescente mais um pouco.

Quando a carne estiver bem macia junte os vegetais mais duros, como aipim, abóbora, as batatas e a cenoura, após uns 15 minutos de tampa fechada, pode juntar os demais, deixando só a banana e a couve por último.

No final, retire um pouco do caldo para fazer o pirão. Numa panela menor misture o caldo com farinha de mandioca.

Sirva com arroz integral e pimenta à gosto. Particularmente eu adoro pimenta malagueta em cozidos, feijoadas e moquecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.