A próxima edição da Revista de Saúde Pública trará resultados de uma pesquisa, realizada pela Universidade de São Paulo (USP), que mostrou a quantidade diária de sódio consumida pela população brasileira excedendo largamente a recomendação máxima.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cada pessoa deve consumir até 2g de sódio por dia. Isso equivale a 5g de sal de cozinha. Mas o excesso de sódio é verificado nos produtos industrializados, que são cada vez mais consumidos pela população.
Rafael Moreira Claro, um dos autores do estudo, afirma que “para o país como um todo, a quantidade de sódio disponível para consumo foi de 4,5 gramas por pessoa por dia, portanto mais de duas vezes superior ao limite máximo de consumo de 2 g. Em nenhuma região brasileira a disponibilidade domiciliar de sódio foi inferior a 4 g”.
O consumo exagerado do sal acarreta vários prejuísos à saúde, como pressão alta. problemas cardiácos e renais. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, em excesso o sódio contido no sal aumenta em 53% o risco de contrair catarata.
É certo que comida sem sal fica sem graça, mas seguindo algumas dicas você poderá equilibrar saúde e prazer:
Deixe para salgar os alimentos depois de cozidos. Quando colocamos o sal na água do cozimento o alimento puxa o sal e achamos que está pouco salgado e na verdade tem sal até demais;
Comidas que acompanham molhos não precisam ser salgadas, basta salgar o molho. Então, não salgue o macarrão e nenhuma outra massa. Arroz que leva feijão em cima não precisa ser salgado, e assim por diante;
Use sempre sal marinho.
Fontes: Agência Notisa, http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/alimentos/sal.asp, http://www.oestadoacre.com/index.php?Itemid=2&id=888&option=com_content&task=view
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Por que devemos reduzir o sal
Postado por Unknown às 10:37
Marcadores: dicas e macetes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.
Para diagnósticos e receitas procure um médico.
Somos adeptos dos sal marinho desde criança. Gostoi muito da flor de sal, acho que a versão mais delicada do sal marinho.
ResponderExcluirImportante alertar que caldos prontos (em cubinho ou em pó) são repletos de sódio. E salgadinhos prontos também - a cilada das crianças.
bjinho
Obrigada pelo complemento Gourmandise!
ResponderExcluirTemos um post sobre flor de sal. É muuuito nutritivo, apesar de caríssimo. Vale à pena em algumas receitas mais sofisticadas. Já o sal marinho é lei, não se deve usar o refinado nunca.
Beijos!!!