quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Por que devemos reduzir o sal

A próxima edição da Revista de Saúde Pública trará resultados de uma pesquisa, realizada pela Universidade de São Paulo (USP), que mostrou a quantidade diária de sódio consumida pela população brasileira excedendo largamente a recomendação máxima.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cada pessoa deve consumir até 2g de sódio por dia. Isso equivale a 5g de sal de cozinha. Mas o excesso de sódio é verificado nos produtos industrializados, que são cada vez mais consumidos pela população.

Rafael Moreira Claro, um dos autores do estudo, afirma que “para o país como um todo, a quantidade de sódio disponível para consumo foi de 4,5 gramas por pessoa por dia, portanto mais de duas vezes superior ao limite máximo de consumo de 2 g. Em nenhuma região brasileira a disponibilidade domiciliar de sódio foi inferior a 4 g”.

O consumo exagerado do sal acarreta vários prejuísos à saúde, como pressão alta. problemas cardiácos e renais. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, em excesso o sódio contido no sal aumenta em 53% o risco de contrair catarata.

É certo que comida sem sal fica sem graça, mas seguindo algumas dicas você poderá equilibrar saúde e prazer:

Deixe para salgar os alimentos depois de cozidos. Quando colocamos o sal na água do cozimento o alimento puxa o sal e achamos que está pouco salgado e na verdade tem sal até demais;

Comidas que acompanham molhos não precisam ser salgadas, basta salgar o molho. Então, não salgue o macarrão e nenhuma outra massa. Arroz que leva feijão em cima não precisa ser salgado, e assim por diante;

Use sempre sal marinho.


Fontes: Agência Notisa, http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/alimentos/sal.asp, http://www.oestadoacre.com/index.php?Itemid=2&id=888&option=com_content&task=view

2 comentários:

  1. Somos adeptos dos sal marinho desde criança. Gostoi muito da flor de sal, acho que a versão mais delicada do sal marinho.
    Importante alertar que caldos prontos (em cubinho ou em pó) são repletos de sódio. E salgadinhos prontos também - a cilada das crianças.

    bjinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo complemento Gourmandise!
    Temos um post sobre flor de sal. É muuuito nutritivo, apesar de caríssimo. Vale à pena em algumas receitas mais sofisticadas. Já o sal marinho é lei, não se deve usar o refinado nunca.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.