quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quiche de Palmito sem farinha, sem leite, sem queijo e sem óleo

As quiches antes de irem ao forno
Terça-feira, dia 03 de fevereiro, foi aniversário do meu pai e para comemorar recebi a família para uns comes e bebes.

Meu irmão está com uma bactéria no estômago e não pode tomar leite e seus derivados. É muito chato quando algum convidado tem restrições e você tem de preparar algo diferente só para a pessoa. Ela pode se sentir excluída do todo e os presentes com certeza vão perguntar porque apenas ela está comendo diferente.



Em casos assim, o ideal é descobrir uma receita que esteja dentro das restrições do convidado e ao mesmo tempo agrade a muita gente. Assim poderá fazer o prato restritivo para todos e ninguém vai parecer diferente.

A quiche de palmito foi a minha opção, mas poderia ser de frango, de brócolis, o que você considerar que vai agradar mais.

A massa é feita de arroz integral, ovo e salsinha. Um ovo para cada copo de arroz. Cozinhe o arroz até virar papa, misture o ovo e a salsinha e amasse bem, como se estivesse fazendo bolinhos de arroz, mas ao invés das bolinhas, você vai forrar as formas de quiche. Eu gosto das forminhas individuais porque você pode servir no prato com salada em baixo. Fica lindo e é uma refeição que as pessoas não precisam ficar se servindo. Muito prático em jantares à americana (prato no colo).

Para o recheio use duas xícaras de leite de soja, duas xícaras de palmito picado (compre inteiro e pique em casa, os já picados nem sempre são bons), pimentão vermelho e amarelo picadinhos, uma colher de sopa de maisena, uma colher de sopa de nós moscada, uma colher de sopa de molho de soja e sal a gosto. Misture tudo isso numa panela em fogo baixo mexendo até engrossar, no fim salpique cheiro verde e misture de novo.

Despeje o recheio nas forminhas com massa de arroz e polvilhe castanha do pará ralada. Rale no ralador mais fino, fica parecendo queijo ralado, mas é muito mais gostoso e saudável. Decore com tomatinhos cereja e leve ao forno por 10 a 15 minutos. Sirva com salada.



Quiche de Palmito com massa de arroz integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.