quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Suco caseiro de Aloe Vera

Aloe - a planta

Babosa e Aloe Vera são nomes diferentes para a mesma planta. Foram descobertas até o momento mais de 300 substâncias bioativas e componentes vitais nessa planta milagrosa, são eles:

Enzimas, aminoácidos essenciais, aminoácidos não essenciais, ácidos graxos e
varias outras substâncias como triglicérides, esteróis, sais e ácidos orgânicos,
vitaminas A, C, B1, B2, B5, B12 e sais minerais.
A forma mais saborosa de consumo da Aloe é como suco. Algumas casas de produtos naturais vendem o suco pronto ou o extrato para ser diluído, mas o melhor é você fazer em casa mesmo.

Suco comercializado
que inspirou a receita
aqui publicada.
A planta é vendida em qualquer feira livre. Deve ser lavada, tirado os espinhos, descascada. Uma parte poderá ser ralada na parte mais grossa do ralador para dar o efeito da polpa mastigável. É um diferencial enorme na hora de tomar o suco, poder mastigar a polpa. Pode ser psicológico, mas é tão gostoso e a sensação é de que o efeito é bem maior como restaurador do sistema digestivo.
A outra parte deverá ser batida no liquidificador junto com água mineral, mel e alguma fruta. A fruta escolhida não deve ser ácida. Maçã é uma boa opção já que também atua como protetora e restauradora do sistema digestivo. Os sucos de fruta feitos em juicer são os melhores, nesse caso, dispensa-se o mel, porque a frutose fica acentuada.
O ideal é não ter fibras, apenas a polpa da aloe. Pode conservar em geladeira por até uma semana. Não faça grandes quantidades. Quanto mais fresco mais poderoso.
O suco de babosa é o melhor remédio para úlceras e gastrites e qualquer inflamação no sistema digestivo.

95 comentários:

  1. Obrigada por publicar essa receita, pois tomo suco de aloe vera todos os dias. Aqui compro pronto na Whole Food e tambem em lojas de produtos naturais. Agora c/ receita vu poder fazer.

    ResponderExcluir
  2. Com ralação ao suco caseiro de aloe vera, babosa, estive em um Fórum na Unicamp, sobre fitoterápicos, onde os palestrantes disseram que a babosa usada internamente é toxico.
    Gostaria de uma opinião a respeito.
    helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planta só é toxica se for ingerida completa, isso é triturada com a casca verde. Se a folha for cortada fresca e ficar de repouso na vertical, por pelo menos 1 hora, toda a seiva amarelada que é a parte toxica, será eliminada, depois disso deve-se lavar com muita água corrente e pode-se utilizar o gel em misturas com sucos de frutas ( não cítricas , como laranja, limão, lima, etc ) ou vitaminas como banana, abacate, ou então apenas com leite e cereais, e sempre com adoçante nunca com açúcar. Faço isso a mais de 13 anos estou vivo até hoje e os benefícios são maravilhosos. Até uma sinusite crônica que me atormentava a mais de 25 anos, acabou-se. Agora existe muita falácia sobre a babosa, provocado pela ANVISA, pois o uso da babosa gera diminuição na venda de medicamentos farmacêuticos, e isto a ANVISA não quer perder, afinal são bilhões da indústria e do governo.

      Excluir
    2. Obrigada pela contribuição, Roberto!

      Excluir
  3. Olá Helena,
    sua pergunta é muito pertinente. Obrigada por fazê-la.

    Todas as plantas tem um grau de toxidade, uma mais e outras menos. No caso da babosa a substância tóxica é a aloína, encontrada na seiva da casca. Para o suco iremos usar a polpa, ou seja a parte de dentro da planta não a casca.

    A casca é usada como laxante, para quem tem úlceras e gastrites é contra indicado. Tudo depende de quem vai consumir, como está o seu organismo.

    Todos os alimentos podem ser tóxicos se mal administrados, por isso é importante conhecer bem os alimentos e o seu próprio corpo.

    Espero ter sido esclarecedora. Havendo mais dúvidas estarei sempre à disposição.

    ResponderExcluir
  4. Recentemente fiquei sabendo que existem diversos tipos de babosa, e se a que vc plantou for ornamental, ela não servirá para fazer o suco.

    ResponderExcluir
  5. COMO VOU SABER SE A QUE TENHO EM MEU JARDIM É ORNAMENTAL?
    SEGUNDO ACREDITO SIM NA BABOSA POR QUE MINHA VÓ SEMPRE FEZ USO COMO ANTI INFLAMATORIO. MAS MESMO ASSIM TENHO MUITAS DUVIDAS.
    COMO POÇO FAZER USO DA BABOSA NO COMBATE DA CANDIDIESE?
    POR FAVOR ME MANDE A RESPOSTA POR EMAIL.
    matias_xandy@yahoo.com.br
    Aguardo reposta Bruna.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho feito uso dos sucos de babosa da forver living, porém acho eles muito caros tendo em vista não ser dificil de se obter a aloe vera, a minha duvida seria quanto a qulidade dos sucos industrializados em relação ao feito em casa.

    ResponderExcluir
  7. Olá Luis, o suco feito em casa é sempre mais poderoso que os industrializados visto que não levam qualquer conservante, antioxidante ou qq outro "ante" de base química. Além do mais o suco feito em casa de uma babosa cultivada em casa é garantia da qualidade da procedência da matéria prima. Cuide apenas para consumir a babosa correta e não uma ornamental que é tóxica.

    ResponderExcluir
  8. Gestante spodem fazer uso do suco de aloe vera, ou existem restrições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A babosa é abortiva logo não deve ser indicado para Gestantes penso eu, melhor pesquisar um pouco mais já que isso esta bem esclarecido em vários sites. Boa sorte! Moacir {@@}

      Excluir
  9. Olá Bryanna, até onde eu sei não há restrições. Mas em todo caso, cada gestação tem implicações diferentes e não se deve fazer nada sem consultar o seu médico.

    ResponderExcluir
  10. NEIA BRASIL GOSTARIA DE SABER SE A BABOSA AJUDA NO TRATAMENTO DE VITILIGO POIS TEM BETACAROTENO QUE É UTILIZADFO POR QUEM TEM VITILIGO

    ResponderExcluir
  11. marilza de Fátima.


    Olá!..
    Alguém pode me dizer como diferenciar, a de uso com a tóxica?

    ResponderExcluir
  12. Marilza, a sua resposta está no post http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2009/11/reconhecendo-bababosa-comestivel.html

    ResponderExcluir
  13. Neia, Lamentavelmente não há nenhum tratamento, porque não se sabendo a causa não se pode curar a conseqüência. Entretanto, há casos em que desaparecem por si. Os cosméticos podem clarear, os peelings ou decapagens fazem com que desapareçam temporarialamente, porém voltarão mais evidentes.

    É constatado que o vitiligo aparece ou aumenta devido à fortes emoções, então convém poupar-se e não levar nada a sério. Relaxe e tenha uma vida tranquila como tratamento. A babosa auxiliará no sentido de manter a pele hidratada e nutrida. Também age contra inflamações e sendo administrada por ingestão vai manter seu sistema digestivo saudável, mas não vai curar o vitiligo

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  14. gabriele piva gostaria de saber se a babosa ´tira manchas escura do rosto e como devo usa-la

    ResponderExcluir
  15. como fico sabendo qual a diferença da babosa , ornamental e a outra ???

    ResponderExcluir
  16. Rosa veja este post http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2009/11/reconhecendo-bababosa-comestivel.html

    ResponderExcluir
  17. Tenho dúvidas de como vou saber se a planta que tenho em casa é tóxica, e qual é a quantidade exata para fazer um copo de suco, ou quantas vezes devo toamr ao dia, para obter resulatdo. Para congestão nasal como faço? e para a caspa oque devo fazer!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá... Gostaria de saber como devo usar a babosa contra acne? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  19. para doenças cronicas de pele, e para purificar o sangue seria aconselhável qual quantidade de babosa? eu bati no liquidifacador um pedaço pequeno da folha toda até com os espinhos, por uns dez dias, não me fez mal, será? mas agora vou tomar só a polpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Aloé Arborescens é ara o uso interno. Para uso externo ou seja cabelo, queimaduras, e feridas a indicada é a Aloé Barbadensis. Boa sorte Moacir {@@}

      Excluir
  20. Oi Filipe, não é acopnselhável consumir a folha toda, a casaca pode ser tóxica. Ainda bem que não fez mal, mas vale consultar um médico para ter certeza. Tem efeitos que levam mais tempo para aprensentar sintomas. A polpa, realmente é mágica, para vários disturbios, não só os de pele. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Bruna, gostaria de saber como identifico as Babosas ornamentais. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  22. Felipe, a sua resposta está no post http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2009/11/reconhecendo-bababosa-comestivel.html

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, é bem esta (Aloe arborescens) que tenho em meu jardim.

    ResponderExcluir
  24. alguem pode mim diser como eu fasso um suco de aloe vera em casa pos tenho muitas plantas o meu imail ezetheoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Elizete, vc não leu o post, se tivesse lido veria que a receita está no corpo do texto.

    ResponderExcluir
  26. A babosa que tenho em casa se parece com essa do começo do texto mas não tem flores, gostaria de saber se pode ser usada como suco?

    ResponderExcluir
  27. Olá Vanderlaine!
    Você já leu o post que ajuda a identificar a babosa?
    http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2009/11/reconhecendo-bababosa-comestivel.html

    Como existem muitos tipos de babosa tóxicos, não é aconselhável o consumo sem a certeza de ser aloe. Na dúvida compre a que se vende na feira.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Minha pergunta é sobre a limpeza intestinal, fazendo o uso do suco caseiro, qual a dose necessária para fazer a limpeza?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Nery, o suco de aloe não é indicado para casos urgentes de limpesa intestinal. Para isso é melhor o chá de sene, que deve ser administrado uma mês ao mês ou no máximo 3 vezes ao mês. O aloe, fundiona mais no sentido de regeneração dos tecidos e anti-inflamatório. Por isso é bom no tratamento de úlceras e gastrites. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, tenho gastrite, asia, há muito tempo jáh, estava procurando algo pra me ajudar, e me deparei com esse seu post, gostaria de saber se posso tomar esse suco sem problemas, tenho babosa no quintal de casa, aqui no oestão não conheço nenhuma loja que venda isso... grato.

    ResponderExcluir
  31. Lubydio, pode tomar sim, sem contra indicações, exceto que você tenha alguma dúvida sobre o tipo de babosa que você tem. Confira no post sobre reconhecimento da babosa para ter certeza que a sua não é tóxica. O suco pode ser ingerido com grandes efeitos medicinais e cosméticos de uma a três vezes ao dia. Também pode fazer uso tópico. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  32. Olá Bruna

    Gostaria de saber se posso fazer o suco caseiro da babosa, e se é mais recomendado fazer o suco sem a casca.

    Minha mãe esta com canser de mama, vai começar esta semana a quimioterapia.
    mesmo fazendo tratamento , pode tomar o suco?

    Por favor me ajude... estamos todos muito aflitos!!

    Que o senhor Deus te ilumine e te ajude em tudo!!!

    Fica com Deus!!
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  33. Betinha, você pode fazer o suco em casa. Sempre sem casca e verificando se o tipo de babosa que vc tem é a comestível. Quanto a sua mãe poder tomar o suco, isso só o´médico dela poderá dizer. Consulte-o! Bjs e muita saúde pra sua família!!!

    ResponderExcluir
  34. Meu amigo curou câncer de próstata com babosa... ele fez exatamente como ensina a receita do livro do Frei Romano Zago "CÂNCER TEM CURA".
    Tem que seguir a risca o passo a passo do livro senão não vai curar.
    Um vizinho emprestou o livro dele para duas pessoas, uma com câncer no seio e outro também que tinha câncer de prostata, ambos curaram a doença.
    Alimentar-se saudavelmente, tomar mais líquidos também ajuda na cura e evitar alimentos que sustentem a doença é essencial.

    ResponderExcluir
  35. oi eu tiro a polpa da baboza de duas folhas e coloca na geladeira , e todos os dias engulo um pedaçinho, da pra + ou menos 03 dias, sera que este procedimento esta certo ,

    ResponderExcluir
  36. Oi Bia, este procedimento não é errado, só que tb não é saboroso. A receita do suco é para unir sabor e saúde. Mas não tem problema nenhum vc consumir dessa forma.

    ResponderExcluir
  37. olá bruna, ao seu comentário sobre sucos industrializados ser menos eficazes que os caseiros gostaria de conversar com vc não sei de todas as empresas mas trabalho com uma que com certeza é o melhor, e em relação algumas doenças que vc recomenda consultar um médico vc mesmo sabe que a medicina tradicional não recomenda alimentação funcional e nutrição ora eles precisam fazer consultas mas o fato é que,estas plantas não curam doenças e sim ajuda a previnir doenças por sua capacidade de nutrir e limpar o intestino,desculpe-me se fui incoveniente, ma só tentei ajudar meu imail é lopesforeverbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Jusselito, vc não foi inconveniente. Sim, há produtos muito bons no mercado, mas nada substitui o o suco da planta fresca. Alimentos frescos são mais poderosos. Sim, poucos são os médicos que trabalham com medicina preventiva e que orientam nutricionalmente seus pacientes. Entretanto não posso sair dando consulta em meu blog, isso seria uma irresponsabilidade. Muitos leitores me fazem perguntas acerca de sintomas graves, que deveriam sim ser vistos por um médico. Nada impede que eles continuem buscando sua saúde na prevenção e no hábito de uma vida saudavel.

    ResponderExcluir
  39. Não priscila, grávidas e lactantes não podem fazer uso da Aloe vera. Além de ser laxante ela aumenta o fluxo sanguíneo e pode ser, por isso mesmo, abortiva.

    ResponderExcluir
  40. Oi amiga, gostaria muito de saber se o suco da babosa é bom para câncer de fígado. Obrigada e q Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  41. Carmella, é bom sim, mas lembre-se de que não é um remédio milagroso para um problema tão sério. Nunca abra mão de um acompanhamento médico. Boa sorte e saúde!

    ResponderExcluir
  42. simone;oi gostaria de saber se o suco feito em casa da babosa assim como vç ensina é bom também para inflamaçoes nas costas,devido ter bico de papagaio e desviu na coluna e tambem para artrite?

    ResponderExcluir
  43. Oi Simone, o mais indicado para esses problemas é o uso de magnésio PA.

    ResponderExcluir
  44. Por que a venda do suco de babosa comercializado (Liberdade-Sao Palo) foi proibida pela vigilancia? Estranho, nao?

    ResponderExcluir
  45. É Carmem, relamente não tenho informação precisa sobre o que levou a proibição da venda do suco. Mas uma coisa é fato, o suco fresco é muito mais poderoso!

    ResponderExcluir
  46. Olá, Boa Tarde.
    Gostaria de saber se todas as babosas podem ser feitas sucos?
    Pois existem vários tipos de babosas.
    Obrigado, Joaquim

    ResponderExcluir
  47. Joaquim, sua resposta está neste link
    http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2009/11/reconhecendo-bababosa-comestivel.html

    Peço gentilmente que leiam os comentários do post antes de fazer perguntas. Muitas vezes sua resposta já foi a de outro leitor. Saúde a todos!!!

    ResponderExcluir
  48. meu esposo tem refluxo ele pode tomar o suco da babosa . obriada

    ResponderExcluir
  49. Re, não só pode como deve. Vai ajudá-lo muito! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  50. Oi Bruna, uma dúvida, vc tem informações sobre o uso de suco de babosa em animais? Obrigada! SRebelo

    ResponderExcluir
  51. e quando vc diz, ralar uma parte para mastigar a polpa e "a outra parte liquificar com agua e mel", essa outra parte é diferente da primeira?

    ResponderExcluir
  52. Oi Sonali, não tenho informações sobre o uso veterinário não. Mas não acredito que seja muito diferente. De qualquer forma, consulte seu veterinário. Quanto a sua segunda pergunta, a parte é a mesma, apenas vc vai liquifazer um pouco e outro pouco vc deixar em polpa. É só uma sugestão, eu gosto mais assim.

    ResponderExcluir
  53. oi bruna li todas as respostar do post e acho q a babosa e sim muito boa pra saude por seu poder anti inflamantorio, mais gostaria de saber de vc como posso usa-la no tratamento de candidiase, me informe um tratamento eficaz por favor.
    agradeco antecipadamente...

    ResponderExcluir
  54. oi bruna gostaria q vc me mandasse um tratamento para candidiase com a babosa.
    obrigado antecipadamente

    ResponderExcluir
  55. Oi Cristina, não conheço esse tratamento. O Gororobas é um blog de gastronomia e saúde. Oferece alternativas de uma vida saudável a partir de uma alimentação saborosa e equilibrada sem ser necessariamente natureba. Outras aplicações fitoterápicas você deve buscar junto a profissionais da medicina alternativa. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  56. Bruna, pesquisei sobre a babosa e fiquei muito inclinada a comprar aquelas que vendem em feiras livres para fazer o suco, mas li em outro blog que o preparo caseiro perde 80% dos nutrientes devido a oxidação do produto ao ser manipulado...é isso mesmo, ou é uma informação tendenciosa para divulgar uma 'grande' empresa que vende este produto?

    ResponderExcluir
  57. De fato a oxidação acontece, mas ocorre tb no processamento industrial. E não tenho certeza que chegue a se perder 80%, de onde tiraram esse número? Pode consumir a da feira, quanto mais fresca mais poderosa!

    ResponderExcluir
  58. A babosa planta fantastica para cura cancer e muitas outras doenças,uma coisa muitos não sabem por que não divulgado e querem ser digulgado,cura cancer ja existe a muito tempo,um medico italiano Dr. Simoncini descobriu que o CANCER É UM FUNGO,isso mesmo, isso vai contra tudo que que industria famaceutica medicos afirmam,por tentar digulgar a cura ele foi punido procesado e teve seu registro cassado assim todos aqueles que tentam divulgar cura das doenças que propria industria farmaceutica cria para ganhar $$$ fazer voce ficar dependente deles pior tudo doente,http://www.cancerfungus.com/,brasil por ter maior biodiversidade do mundo tem centenas de plantas com prorpiedades anticpeticas,antifungus,que quando ingeridas eliminam o cancer,por que o cancer(FUNGO)não tolera essas substancias,que caso da babosa que apresenta essas propriedades!

    ResponderExcluir
  59. O SUCO DE ALOE VERA É PROIBIDO NO BRASIL PARA O CONSUMO POR CAUSAR VARIOS PROBLEMAS DE SAUDE SEGUNDO REPORTAGEM NA TV RECORD (21/11/2011) MAIS DETALHES NO SITE: http://www.suplementos-vitaminas.com.br/artigo.php?a=a_verdade_sobre_o_suco_de_aloe_vera_babosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando, voce está certo quanto ao uso do suco da babosa mas apenas a casca não deve ser utilizada nos sucos.Usei durante um tempo a industrializada quando tive um câncer no seio. Achava o gosto horrivel mesmo assim eu tomei. Precisava retirar o seio, não permiti.Ele pode ter ajudado junto com minha fé que é grande porque estou curada.

      Excluir
  60. Nando, a matéria na Record eu não vi, mas o link que você compartilhou apenas diz o que já dissemos aqui. A casca é tóxica e não deve ser ingerida. Existem plantas ornamentais e comestíveis, na dúvida compra a planta na feira. Nunca use uma planta do jardim se não tiver certeza do seu uso.

    ResponderExcluir
  61. sabem me dizer onde podemos comprar este suco STAR ALOE da foto ?

    ResponderExcluir
  62. BTC, isso vai depender de onde vc mora. Em Curitiba, por exemplo, vende-se no mercado municipal. Já aqui no Rio de Janeiro vende na loja de um japonês na Rua das Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  63. Achei interessante o post, gostaria de experimentar o suco, mais gostaria de comprar pronto, Bruna há algum lugar mais pro centro do rio que voce conheca? e quais marcas são as recomendaveis. Tenho SII e ha algum tempo atras minha nutricionista falou sobre o uso, mas logo depois surgiu a noticia da proibição, ela nao me receitou nada. Obrigado

    ResponderExcluir
  64. Olá Reuniao-Dicas, as lojas de produtos japoneses que se encontram no Flamengo, geralmente, têm o suco. Essa marca Star é boa, não vi muitas opções no mercado. O Mundo Verde, as vezes, tem também. Boa sorte! E bom 2012!!!

    ResponderExcluir
  65. Olá a todos! No RJ ainda podemos encontrar o suco? Aproveito para esclarecer que o suco só foi proibido porque não há estudos no Brasil dizendo se faz mal ou bem, ainda que o resto do mundo tenha estudos e consuma Aloe vera normalmente, como um suco qualquer. Também quero acrescentar que a Aloe para consumir é a Barbadensis (de flor amarela e folhas largas) apenas por conter mais polpa e fácil de tirar a aloína (parte toxica) que fica entre a casca e a polpa. A arborensis tem folhas finas e flor vermelha. Se a planta não dá flor é porque não recebeu luz ou água adequadamente (flor nasce em set/ago no Br). Para finalizar, ninguém pode receitar nada além dos médicos, mas que a Aloe vera ajuda e até cura mais de 200 doenças, isso é verdade! Saúde a todos! Bruna, criei uma pág no facebook onde pretendo que as pessoas que usam o suco deem seu depoimento, gostaria de divulgar seu blog nele, por favor entre em contato, http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/SucoDeAloeVeraBabosa aloe@aloeveraorganica.com.br

    ResponderExcluir
  66. Desejo saber as quantidades(babosa, agua emel) que devem ser colocadas para os suco e quantas vezes devemos tomar ao dia e se mascarmos quantas vezes e tambám a quantidade.

    Lula, JP/PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula, para a polpa de uma folha, um litro, mel a gosto, é só pra adoçar mesmo. Aconselha-se como remédio tomar um copinho desses usados para cachaça todo dia em jejum. Mas há quem adore e tome um copo americano inteiro ou mais. Não há contra-indicações na posologia, mas como tudo na vida, convém não exagerar. Não imagino como vc possa mascar babosa. A casaca é tóxica e a polpa é bem carnudinha, logo vc iria engolir.

      Excluir
  67. Olá, Tem 15 dias que estou tomando a garrafada de babosa com mel do frei Romano, até agora não obtive nenhum resultado, tenho problema sério de intestino, e meu corpo está todo empolado, tipo espinhas, e ja tem 15 dias q não vou ao banheiro, estou muito fraca, e desanimada, por favor me ajudem, devo suspender o uso da garrafada? ou devo ser persistente e suportar essa constipação, fraqueza e esta empolação pelo corpo?? Meu e-mail: meuscontatossmpre@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Mila! Eu não entendi, vc está com prisão de ventre pq está tomando a garrafada ou o contrário? Aloe Vera não é para soltar intestino. E muitas vezes o problema intestinal nasce ou cresce pelo uso de laxantes. Os laxantes deve ser utilizados com muita moderação, apenas para fins de desintoxicação. Do contrário promovem uma irritação no intestino e com o tempo comprometem os movimentos peristálticos, por isso a pessoa só consegue ir ao banheiro com a ajuda dos laxantes, mas isso pode evoluir para câncer do intestino, é muito perigoso.

      Ficar 15 dias sem evacuar pode trazer muitos problemas de saúde. No seu lugar eu suspenderia a garrafada e iria imediatamente ao médico. Boa sorte, e saúde!!!

      Excluir
  68. O suco de Aloe Vera tem muitos benefícios para a saúde, mas existem algumas que são tóxicas.
    Quem tiver interesse em utilizar sucos de Babosa, procurem a Forever.
    http://www.foreverliving.com.br
    Suco feito do puro gel de Aloe. Rico em fibras, contém vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas importantes em nosso metabolismo diário. Vitaminas: C e E, e betacaroteno - precursor da vitamina A e vitamina B12 - muito útil na nutrição de vegetarianos e pessoas que não comem carne vermelha. Minerais: Magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, sódio e potássio. Aminoácidos: oferece 7 dos 8 aminoácidos essenciais que não podem ser fabricados pelo corpo e têm de ser adquiridos através da alimentação. Conteúdo: 1 litro

    O Detalhe mais importante é que os produtos da Forever são feitos somente com a Aloe Barbadensis, que é a mais rica entre todas as espécies de babosa.A forever é a única que trabalha com toda essa qualidade.
    Por isso sugiro para melhor resultado o suco desta empresa.

    ResponderExcluir
  69. É verdade que algumas babosas não podem ser ingeridas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Rozimar, dê uma olhada neste post - http://gororobasdobrasil.blogspot.com.br/2009/11/reconhecendo-bababosa-comestivel.html

      Excluir
  70. Apenas evitem de comprar da empresa FOREVER!
    Foram proibidos pela Anvisa!

    ResponderExcluir
  71. Bruna por favor tenho dores nu meu joelho pois sou atleta e tenho uma lesão seriíssima na cartilagem gostaria muito de fazer um suco com ababosa pra mim tomar vc poderia me dizer como fazer esse suco caseiro poderia por favor meu Email: j.neeto.craniu@bol.com.br ou j.neto.craniu@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, leia o texto, a receita está dentro dele. Melhoras para o seu joelho!!!

      Excluir
  72. Ola, tenho gastrite e estou pensando em tomar o suco de aloe vera da forever living... sera que faria efeito?agradeço desde ja! Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual o efeito que vc espera. De todo modo, um suco fresco teria mais poder que um industrializado. Consulte seu médico. ;)

      Excluir
  73. Porque não é aconselhado o suco de babosa com frutas cítricas? E posso fazer o suco e oferecer para meus filhos(crianças)? Obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, o suco de aloe é indicado para prevenção de úlcera e outros problemas de ordem gástrica, os sucos cítricos são muito agressivos ao sistema digestivo e não indicados à quem tem úlcera, com frutas cítricas o suco de aloe não teria o efeito esperado no organismo. Pode oferecer para as crianças sim! Bom ano!!!

      Excluir
    2. Estou estudando a babosa há uns 30 anos e jamais recomendaria para uma criança. Desculpe. moacir {@@}

      Excluir
    3. Moacir, obrigada por contribuir com sua experiência. Mas gostaria de saber mais sobre os motivos da sua não recomendação. Eu cresci tomando babosa e considero ter feito muito bem pra mim.

      Excluir
  74. Márcio Miranda,

    Bruna Brasil, só para me orientar, na foto da Aloe Vera que vc colocou no inicio neste post, na folha tem umas manchas amarelas, estas são as toxinas (Aloinas), que devem ser retiradas quando da feitura do Suco ???. Obrigado pela atenção, e tempo. UM FELIZ 2014, tudo de bom.
    Obs: A Babosa (Aloe Vera), lembra um cacto, certo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, toda a casa possui toxina. Use apenas a polpa para fazer o suco. Feliz 2014!!!

      Excluir
  75. Bruna Brasil, só para me orientar, na foto da Aloe Vera que vc colocou no inicio neste post, na folha tem umas manchas amarelas, estas são as toxinas (Aloinas), que devem
    ser retiradas quando da feitura do Suco ???. Obrigado pela atenção, e tempo. UM FELIZ 2014, tudo de bom.
    Obs: A Babosa (Aloe Vera), lembra um cacto, certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Márcio, toda a casca contém toxinas. Você deve abrir a folha no meio e só usar a polpa. Feliz ano pra vc tb! Desculpe a demora na resposta.

      Excluir
  76. O suco do aloe vera industrializado da forever é muito caro por ser uma planta comum, comprei as folhas adultas e especificas para consumo aloe vera barbadensis miller no mercado livre a R$8,00 a folha e rendeu muito mais que comprar o suco pronto.

    ResponderExcluir
  77. Olá ,sera que a babosa ajuda a eliminar bacterias no estomago?

    ResponderExcluir
  78. Olá ,sera que a babosa ajuda a eliminar bacterias no estomago?

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.