segunda-feira, 23 de março de 2009

Gororobas web TV 8 Arroz de Coco

No post de sexta-feira falei sobre o grande inimigo oculto: o excesso.

Alimentos que estão presentes na maioria das receitas que compõe a nossa mesa, e nem sempre nos damos conta disso.

É o caso do refogado de alho e cebola. De fato são temperos saborosos e fundamentais na manutenção da saúde. O alho é um antibiótico natural, trata qualquer inflamação; e a cebola é um excelente desintoxicador, além de afinar o sangue, o que é muito indicado para quem tem problemas cardíacos.

Acontece que essas propriedades do alho e da cebola só agem quando ingeridos crus ou em conserva, no refogado só conferem sabor, o valor nutricional é muito reduzido e o funcional eliminado. Isso sem falar que no refogado estamos consumindo a gordura saturada que deve ser evitada ao máximo.

A receita do vídeo dessa semana mostra que é possível fazer um arroz diferente e saboroso sem óleo, sem alho e sem cebola. E mais, no sistema de chama de isqueiro você pode cozinhar arroz integral sem deixar de molho e ter como resultado um arroz macio e soltinho em apenas 10 minutos.

Lembrem: as receitas aqui são apenas guias, é muito bom usar a criatividade para modificar as receitas e produzir a sua própria delícia. Aqui eu usei hortelã, mas você pode usar a erva da sua preferência; no lugar das lascas de coco você pode usar outra fruta como pêra ou maçã.

Divirta-se descobrindo seu talento na cozinha e tenha uma boa semana!!!

Para quem quer fazer o camarão ao bafo para acompanhar essa receita: http://gororobasdobrasil.blogspot.com/search?q=camar%C3%A3o+ao+bafo

2 comentários:

  1. Achei esta receita muito apetitosa e interessante. Nunca havia imaginado essa combinação de arroz com coco. Como adoro estes dois ingredientes, acredito que gostarei. Farei aqui em casa com certeza. Além do camarão ao bafo, gostaria de saber outras sugestões de carnes que acompanhem bem esta receita. Também gostei da dica do alho e da cebola. Continue nos inspirando, Bruna. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carol!!!
    Como eu disse no vídeo, essa receita acompanha bem peixes e frutos do mar.
    Apesar de não usar óleo algum, o coco é bem gorduroso, com outro tipo de carne poderia pesar; outra coisa é que o sabor é bem marcante então a carne que o acompanha deve ser suave para não haver rivalidade entre sabores.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.