terça-feira, 12 de maio de 2009

Mantenha os rins saudáveis e tenha um excelente desempenho sexual - Alimentação para evitar crises renais

Pouco se fala sobre alimentação adequada para quem tem problema de rins. Encontrei um artigo no site do Intitituto Macrobiótico de Portugal que fala sobre a energia da Água no organismo, as doenças relativas ao desequilíbrio dessa energia e como sanar estas disfunções com uma alimentação adequada.

Tomei a liberdade de recortar trechos deste artigo que considero pertinentes aos interesses dos leitores desse blog. Quem tiver interesse em ler o artigo original pode clicar no título deste post e será direcionado ao site do Instituto.

Manter os rins saudáveis é de primordial importância para a manutenção da vitalidade física e sexual (em medicina oriental os rins estão intimamente ligados aos órgãos reprodutores), assim como para o desenvolvimento de coragem e de espírito de aventura.

Os rins são órgãos altamente complexos e extremamente sensíveis a qualquer mudança na estrutura química do sangue e por consequência aquilo que comemos altera significativamente a sua condição e integridade.

Os alimentos que mais afectam os rins, bexiga e órgãos reprodutores são em particular alimentos e bebidas frias, como refrigerantes, gelados e sorvetes, em particular combinações de frio com um elevado teor de açúcar. Os rins são também particularmente vulneráveis a alimentos de origem tropical (classificados de mais yin na terminologia macrobiótica) como tomates, batatas, beringelas, espinafres, frutos tropicais em geral, café, alimentos esses que facilmente produzem infecções urinárias e que contribuem para um decréscimo da vitalidade sexual.

Excesso de proteína, particularmente proteína de origem animal, também afeta a capacidade de os rins filtrarem o sangue. Excesso de sal pode também criar problemas nestes órgãos, mas um regime alimentar com pouco sal é passível de igualmente criar debilidade na Energia Água.

Na realidade, um bom equilíbrio de sódio é crucial para um bom desempenho renal e é fundamental que para tratar os Rins. Utilize sal de boa qualidade (sal marinho integral) ao invés de sal refinado que consiste de 99,9% de NaCl (cloreto de sódio); o sal marinho integral tem muito mais minerais que são fundamentais para um bom funcionamento renal.


Especificamente, para além das recomendações descritas acima deve tomar em consideração os seguintes aspectos:


Cereais - O melhor cereal para fortalecer os rins e órgãos sexuais é o trigo sarraceno; o trigo sarraceno é um cereal pouco conhecido e com um sabor peculiar, pelo que a forma mais fácil de o utilizar é em Massa de Trigo Sarraceno ou Soba. A Soba é um excelente alimento para aumentar a vitalidade e ajuda também, nalguns casos, a reduzir a hipertensão.

Sopa de Trigo Sarraceno (em grão) com vegetais é também uma boa alternativa.

Leguminosas - As leguminosas são consideradas os alimentos por excelência para os rins, particularmente um tipo de feijão pequeno e vermelho denominado feijão Azuki. Se tem problemas renais, utilize feijão Azuki regularmente assim como outros feijões como grão de bico, lentilhas, feijão frade, catarino, manteiga, entre muitos outros.

Vegetais - Os vegetais mais indicados são os vegetais de raiz como cenoura, bardana, rábano, nabo. As cenouras são particularmente boas para fortalecer os rins e órgãos sexuais.

Algas - De todas as algas, as algas Kombu são as que especificamente fortalecem o estágio energético Água, mas todas as algas representam esta mesma energia, uma vez que é no meio aquático que vivem e se desenvolvem.

Produtos animais - Os alimentos de origem animal que mais nutrem a qualidade de Água são peixes mais primitivos como marisco ou molusco mas deve ter em atenção que alguns problemas renais exigem um consumo mínimo de proteína animal (e em alguns casos proteína vegetal).

Bebidas - Dar preferência a chás não aromáticos e evitar café e chá preto. Chá Três Anos é particularmente indicado no caso de problemas de bexiga. Espinheira Santa e chá de casca de melancia também.

Temperos - Como referido acima a quantidade e qualidade de sal ingeridos são determinantes em problemas deste tipo. Em alguns problemas renais recomenda-se reduzir-se a ingestão de sal. Em problemas como infecções de bexiga é em geral melhor utilizar um pouco mais de sal e condimentos salgados.

Actividade física - Uma vez que os problemas de rins e bexiga estão ligados a estados emocionais mais fóbicos e ansiosos, actividade física desafiante é uma boa terapia - artes marciais, esportes radicais são boas alternativas para distúrbios deste tipo.

16 comentários:

  1. Olá, a pesar de ter alguns blogs não costumo fazer comentários sobre post porque muitas vezes os blogers apesar de solicitarem coment não os aceitam. Neste caso sou obrigado a fazer meu comentário para reforçar a importância do assunto deste post. Na realidade o problma nem se restringe aos rins, a questão é que com o passar do tempo são eles os que determinarão a lobgevidade. A respeito dos rins somente se fala do não consumo de sal, parece que só este elemento é prejudicial. Mas toda uma alimentação saudável é importante para permitir a longevidade dos mesmos. Agora, todo mundo tem uma redução da atividade renal com o passar do tempo e consequentemente serão afetados muitos outros orgão. A longevidade depende de uma boa saúde renal, pena que não se dá importância como ao coração, diabetes e outros, pois se os rins não funcionam a contento nada mais funcionará e o organismo todo ficará doente.
    Excelente post, meus parabens!! Que inveja boa, queria ter sido eu a postar.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, obrigada pelo gentil comentário. E tenha certeza que sempre publicaremos todos os comentários de nossos leitores. Mesmo os não elogiosos, que fazemos questão de responder. Os diálogos são sempre produtivos e esclarecedores.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas de alimentação, tenho insuficiencia renal e, tenho que cuidar muito da minha alimentação, não como carne, só peixe e galinha e muitos vegetais, sei que é dificil se controlar mas é o que tenho que fazer. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  4. olá,adorei as dicas dadas aqui em teu blog.Tenho 37 anos e desde os meus 19 anos tenho problemas renais em função de pedras.Hoje passado quase 20 anos sei da importância de se cuidar para manter a saúde dos rins.Não me cuidei como deveria e depois de 2 cirurgias para retirada de pedras e muitassss infecções por conta disso,estou prestes a retirar meu rim direito pq ele não está aguentando.Mas nunca é tarde para começar a ter hábitos saúdaveis.Lisiane Cauduro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lisiane, muito orbigada pelo seu depoimento. Estou torcendo para que seu rim se reestabeleça por completo. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela publicação, tenho pesquisado bastante sobre alimentos adequados para aqueles que tem problemas renais e até agora não havia lido nada tão esclarecedor, obrigada Bruna, vou divulgar! Felicidades!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente foi muito bom.. mas preciso saber mais, tenho que ajudar minha mae que e diabetica e agora descobrimos gastrite agudissiimmmaaaa, entao sera mais remedio, e entao, para eliminar tudo isso como faremos se ela ja ta apresentando as pernas inchada.
    Luciana - Joao Pessoa

    ResponderExcluir
  8. Luciana, no caso da sua mãe, é preciso uma orientação médica. Aqui aconselhamos mais no sentido preventivo que receitual. Não sou médica, sou jornalista posso trazer informações, mas nunca receitas ou diagnósticos a distância. A gastrite da sua mãe pode ser recorrente do efeito colateral dos remédios que ela vinha tomando. Fale com o médico dela sobre isso. No mais ela deve tomar muita água e pouco sal para ajudar a desinchar. Boa sorte pra vcs e muita saúde pra sua mãe!

    ResponderExcluir
  9. oi bruna valeu pelas dicas eu tenho so um rin, tirei um numa operaçao complicada faz dois anos agora os medicos dizem que esse ta funciobnando 70 por cento vou seguir as dicas obrigado

    31/10/2011
    murilo itajai sc

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto,e de fácil entendimento. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. amei.. a materia muito obrigada DEUS ABENÇOE.............BJOS.....

    ResponderExcluir
  12. ola minha vó vem sofrendo com problema nos rins a tempos e agora que tomou um remedio para diabetes a alguns meses ela vinha tomando esse remedio, entao o medico disse que estava piorando os rins dela, agora ela tem que tomar 3 insulinas por dia,, a minha pergunta é sera que fazendo isso a partir de agora minha vo vai fikar com os rins normais estabilizados por favor me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer,uma pessoa doente é sempre um caso ímpar, pq cada organismo responde aos tratamentos de forma única. Por isso nunca se deve receitar nada a alguém só pq deu certo com outra pessoa. Só o médico pode receitar o tratamento adequado de acordo com o que ele acompanha das respostas do organismo do seu paciente. De todo modo, se a alimentação orientada para saúde dos rins não curar os rins da sua avó, no mínimo irá ajudar ao quadro dela não piorar. Aconselho a oferecer sim a ela esses alimentos e apresentar uma proposta de dieta para ver o que o médico dela diz. Muitos médicos são céticos em relação ao poder dos alimentos, mas não custa tentar um diálogo. Saúde para ela e para todos aí!

      Excluir
  13. Olá. Muito bom o texto. Tenho problemas de rins desde criança. Sobre a atividade física deve de se ter cuidado para renais enquanto a esportes de contato. O problema é que um golpe mesmo involuntário na região renal pode piorar a doença. Sds. Raul

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.