terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deliciosos sequilhos sem leite, manteiga ou ovos

Não param de chegar pedidos de receitas para quem tem restrições. O número de pessoas com alergias e intolerâncias alimentares é assustador, e o número é ainda maior entre as crianças. Ou seja, está nascendo uma geração com alergia a comida.

Não sejamos irresponsáveis, o corpo nos dá avisos quando as coisas não vão bem. São alarmes que não devemos ignorar. Se nossos filhos estão nascendo com problemas digestivos, é porque nós não fomos criteriosos com a nossa alimentação.

Está claro que grande parte dos problemas digestivos tem origem num quadro emocional frágil, mas uma alimentação adequada também irá contribuir para nervos mais fortes. Quando uma pessoa tem problemas no trato gastrico, é bem provável que toda a sua família também apresente problemas, ainda que em menor grau, ou mesmo outros problemas similares.

A restrição não deve ser apenas do membro identificado com a restrição, toda a família deve entrar na dieta. Não só por solidariedade (comer sozinho é muito chato), mas para benefício da saúde de todos.

O caso mais comum de intolerância entres os leitores deste blog que entraram em contato, é o da lactose, mas outros aparecem também, como camarão, banana, amendoim e morango.

Para receita de pães, bolos e biscoitos sem lactose e sem ovos, basta substituir o leite por água, suco ou leite de cereais; a manteiga deve ser substituída por algum azeite extra-virgem de origem vegetal (pode ser o de oliva, mas como seu aroma é forte pode ser também de semente de uvas ou de canola) e os ovos são dispensáveis.

A escolha do leite e da manteiga tem fundo cultural, mas de fato não altera a consistência do produto final, assim como a escolha da gordura. Já os ovos tem papel de firmar a massa, e quando batidos em neve, a função de deixá-la com aspecto aerado. Um bolo ou pão sem ovos ficará mais macio e poderá desmanchar como farofa se cortado quente. Mas no caso de biscoitos não fará nenhuma diferença.

Escolha sua receita favorita e experimente a substiuição dos ingredientes. Depois nos conte o resultado.

3 comentários:

  1. Bruna obrigada pela resposta!!Hoje eu testei uma receita de cookie de abóbora e deu super certo,excluí o ovo e aumentei a quantidade de abóbora.
    Obrigada mesmo!!




    Sayuri

    ResponderExcluir
  2. Não precisa agradecer Sayuri, fico muito feliz que tenha dado certo.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bolo de Laranja

    Ingredientes:
    2 ovos
    1 e ½ xícara de açúcar
    ¾ de xícara de óleo de canola
    2 e ½ xícaras de farinha de trigo
    1 xícara de suco de laranja
    1 colher (de chá) de sal
    1 colher (de sopa) de fermento em pó

    Modo de preparo:
    Bata no liquidificador as gemas, o açúcar e o óleo de canola. Depois acrescente o sal, a farinha de trigo, alternando com o suco de laranja, e vá batendo até que fique uma massa uniforme. Coloque em um recipiente, acrescente o fermento em pó, e por último as claras em neve, misturando sem bater. Coloque em uma forma untada com óleo de soja e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido, 200 graus, por volta de 30-40 minutos.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.