sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Transformando Kefir de água em Kefir de leite



O vídeo ensina como tratar as bactérias descobertas por Madre Tereza e como fazer a adaptação dos também chamados Tíbicos de água para leite, o que resultará no iogurte natural.

No terceiro dia o leite virou queijo, há informações científicas de que o queijo é ainda mais poderoso que o iogurte. Minha expeirência resultou em boa aceitação até de quem não gosta de iogurte. Fica tipo queijo cotage e pode ser temperado com sal. Não consegui separar o Kefir do queijo, mas ele pode ser consumido junto com o mesmo e não altera o sabor.

Não há informações suficientes sobre o processo inverso (tranformar os de leite em kefir de água).

13 comentários:

  1. Boa tarde Bruna, vou seguir as instruções com o kefir de água que ganhei.
    Só fiquei com uma dúvida: quando é o kefir de leite, o pessoal só coloca leite, sem o açúcar. Você colocou o açúcar só nesse período de mudança (as 48 horas), e depois não precisaria mais colocar?

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, que legal que você ganhou! Quando o kefir é de leite não precisa colocar o açúcar, o tíbico vai se alimentar da lactose e você terá um iogurte sem lactose. Quando o kefir é de água toda troca de água vc coloca mais açúcar, para que eles possam se alimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então pelo que entendi o açúcar vai só na faze da mudança nas primeira 48h e depois disso já na pro cima não preciso colocar mais o açúcar no leite ai vai só o leite puro isso ?

      Excluir
    2. Sim fernando, a partir daí o kefir vai se alimentar da lactose, que é o açúcar do leite.

      Excluir
    3. assim bruna mais me tira mais uma duvida quando a de morrer alguns kefir como que eles fica

      Excluir
    4. Fernando, quando o kefir morre, é pq não houve troca suficiente para ele se alimentar. Então ele para de se reproduzir e começa a esfarelar. O kefir saudável deve ser graúdo. Esfarelado e sem aumento de volume, está morto ou morrendo. Quando ele morre na água, o líquido fica bem ácido.

      Excluir
  3. olha eu de novo eu estava lendo agora que nao da muito certo de alterar a água pelo leite. vc fez ? e como foi a reação deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz, como você pode conferir no video. Eles ficaram bem por muito tempo. Eles morreram pq precisei viajar e não tinha com quem deixar. :( fiquei tempo demais fora, e eles não aguentaram.

      Excluir
  4. Bruna boa noite! Eu fiz os dois: o de aguá e o de leite. Pude observar uma fermentação maior no leite. Notei que muitos deles foram para o meio da fermentação na superfície. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
  5. BRUNA BOA NOITE!!!!
    GANHEI O KEFIR DE AGUA PESSOALMENTE NA HORA QUE CHEGUEI EM CASA JA FUI DIRETO ADPTAR ELE NO LEITE MAS NAO COLOQUEI O ACUCAR MASCAVO PONHEI 200 ML DE LEITE PARA UMA COLHER DE SOPA DE KEFIR DEPOIS DE 24 HORAS TROQUEI O LEITE ELE JA HAVIA FERMENTADO NO SEGUNDO DIA NOTEI QUE ELE JA ESTAVA BEM GROSSO E CHEIRANDO AZEDO NO TERCEIRO AUMENTEI O LEITE PARA 500 ML E FICOU PIOR O CHEIRO DE AZEDO INSUPORTAVEL E FERMENTOU PARECENDO UM QUEIJO O QUE SERA QUE TO FAZENDO DE ERRADO ME AJUDA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, acho que não há nada de errado. Tem que fermentar mesmo. O açúcar só é necessário para o kefir de água, o de leite vai se alimentar da lactose, não precisa mais açúcar. Desculpa não poder te ajudar mais, à distancia nem tudo é possível. :/

      Excluir
  6. Oi Bruna, estou fazendo a adaptação do kefir de água para o leite, mas nas primeiras horas o leite subiu e coalhou. Ele tem que ficar na geladeira? E na geladeira ele tem condições de fermentar?

    ResponderExcluir
  7. Ganhei o kefir de agua e por falta de pesquisar e informação ... Coloquei ele no leite hj a noite vou ver como ele fica amanha mas eu coloquei 1/2 colher de açúcar mascavo e leite semidesnatado

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.