sábado, 2 de outubro de 2010

ALERTA às mulheres grávidas! Hortelã causa má formação fetal.

Assim que uma mulher descobre estar grávida, faz uma consulta com seu médico que lhe informa sobre uma série de transformações que devem ser feitas em seu comportamento e rotina para a segurança da gestação.

Entre os cuidados estão inúmeras restrições alimentares como:

não ingerir carnes cruas (mesmo as de peixe) por risco de toxoplasmose; não ingerir saladas fora de casa pelo mesmo motivo; reduzir a cafeína, controlar o aumento de peso (para evitar diabetes), etc.

O que não se ouve falar nos consultórios médicos é em relação à hortelã. Esta erva milagrosa em males estomacais pode ser muito prejudicial ao seu bebê. Está listada numa tabela do SUS publicada no site da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Nesta tabela diz: provoca má formação no recém-nascido. Mas numa tabela semelhante em um site médico o que diz é teratogenicidade, um termo usado para substâncias que provocam má formação. Isso pode não só provocar um bebê mal formado, mas também inviabilizar sua gestação.

Canela e cavalinha são outras substâncias listadas como provocadoras da má  formação. Já babosa, arnica, catuaba, sene, guaco, noz moscada, quebra-pedra, romã e cáscara sagrada estão entre as abortivas.

Há que se ter muito cuidado com a alimentação na gestação, não só por uma questão de controle do peso, mas principalmente para evitar qualquer alimento que possa prejudicar o futuro bebê. Como os medicamentos são proibidos, as mulheres tendem a se apoiar nas curas alimentícias. Como hortelã auxilia nos enjôos matinais, muito comuns no primeiro trimestre, é fácil encontrarmos essa equivocada indicação em sites de apoio à gravidez.

Informe-se bem e consulte sempre seu médico. Só assim poderá garantir uma gestação feliz e saudável.

17 comentários:

  1. Oi, eu to gravida e com gastrite e gostaria de saber se o suco de aloe Vera para pode ser abortivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Hana!!! O suco de Aloe não é indicado para gestantes. Consulte seu médico.

      Excluir
  2. Mto obrigada Bruna. Nossa, eu tava tomando mto cha de hortela para acalmar Meu estomago :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grávidas só podem tomar chá de camomila e erva doce. Para acalmar estômago coma maçã. Beba água para reduzir a acidez. Se o problema for azia e não gastrite, tome água com limão. Consulte sempre seu médico.

      Excluir
  3. tomei suco de abacaxi com hortela varias vezes. sera que vou ter problemas? ou so o cha faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, suspende o consumo já. Não é regra que vc tenha problemas, cada organismo é um universo particular. Vamos ter fé de que nada de ruim vai acontecer a você e seu bebê. Os médicos não confirmam a informação, mesmo a fonte sendo confiável. Eles dizem que não tem como precisar a quantidade necessária para fazer mal. Vamos acreditar que vc tomou uma quantidade inferior e não tomando mais não terá problemas. De todo modo não descuide do pré-natal! Parabéns pelo bebê!!! Boas Festas!!!

      Excluir
  4. Nossa estava lavando hortelã pra colocar num suco e meu deu um estralo e resolvi pesquisar se eu poderia consumir, pois estou com 2 meses de gravidez, e graças a Deus me deparei com esse blog. Sabe me falar se posso tomar o suco verde, vai couve, cenoura e 1 fruta , é para o funcionamento do intestino. Eu ia colocar hortelã, mas agora não mais. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Couve é ótimo para gestante, pelo aporte de ferro e cálcio, aliado à vitamina C da laranja a absorção pelo organismo é potencializada. Pode e deve! Evite apenas as ervas, gestantes só podem tomar chá de camomila, erva doce, cidreira.

      Excluir
  5. minha esposa bebeu com 7 meses tem problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema Pacheco, a má formação se dá nos três primeiros meses. Parabéns pelo bebê!

      Excluir
  6. minha tia esta gestante de dois meses e meio, tem algum problema ela tomar chá de hortelã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o problema só vai acontecer se ela tiver consumido muito chá, usado hortelã como tempero e etc. Mas o ideal é mesmo evitar o consumo da erva nos 3 primeiros meses. Não é caso de aborto, mas de má formação.

      Excluir
  7. eu tive desejo de abacaxi, comi a fruta e o suco, o abacaxi faz algum mal na gravidez ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abacaxi não faz mal Melissa, o que faz mal é a hortelã. Mas se foi em pequena quantidade também não terá problema.

      Excluir
  8. eu tomei cha de hortelã e nao sabia q faz mal! vai prejudicar meu bebe estou de 4 meses? me ajude estou preocupada agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alyne, o ideal é não tomar. De todo modo, você tomou muito ou pouco. Se foi só um chá, uma vez não fará mal. O problema é quando ingerido em excesso. Tem gente que ama hortelã, eu sou uma. Uso na comida, no chá, no suco, tenho plantada em casa e até masco. Seu bebê deve estar bem, confie e evite qualquer tipo de ervas durante a gravidez.

      Excluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.