sábado, 2 de outubro de 2010

ALERTA às mulheres grávidas! Hortelã causa má formação fetal.

Assim que uma mulher descobre estar grávida, faz uma consulta com seu médico que lhe informa sobre uma série de transformações que devem ser feitas em seu comportamento e rotina para a segurança da gestação.

Entre os cuidados estão inúmeras restrições alimentares como:

não ingerir carnes cruas (mesmo as de peixe) por risco de toxoplasmose; não ingerir saladas fora de casa pelo mesmo motivo; reduzir a cafeína, controlar o aumento de peso (para evitar diabetes), etc.

O que não se ouve falar nos consultórios médicos é em relação à hortelã. Esta erva milagrosa em males estomacais pode ser muito prejudicial ao seu bebê. Está listada numa tabela do SUS publicada no site da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Nesta tabela diz: provoca má formação no recém-nascido. Mas numa tabela semelhante em um site médico o que diz é teratogenicidade, um termo usado para substâncias que provocam má formação. Isso pode não só provocar um bebê mal formado, mas também inviabilizar sua gestação.

Canela e cavalinha são outras substâncias listadas como provocadoras da má  formação. Já babosa, arnica, catuaba, sene, guaco, noz moscada, quebra-pedra, romã e cáscara sagrada estão entre as abortivas.

Há que se ter muito cuidado com a alimentação na gestação, não só por uma questão de controle do peso, mas principalmente para evitar qualquer alimento que possa prejudicar o futuro bebê. Como os medicamentos são proibidos, as mulheres tendem a se apoiar nas curas alimentícias. Como hortelã auxilia nos enjôos matinais, muito comuns no primeiro trimestre, é fácil encontrarmos essa equivocada indicação em sites de apoio à gravidez.

Informe-se bem e consulte sempre seu médico. Só assim poderá garantir uma gestação feliz e saudável.

37 comentários:

  1. Oi, eu to gravida e com gastrite e gostaria de saber se o suco de aloe Vera para pode ser abortivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Hana!!! O suco de Aloe não é indicado para gestantes. Consulte seu médico.

      Excluir
  2. Mto obrigada Bruna. Nossa, eu tava tomando mto cha de hortela para acalmar Meu estomago :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grávidas só podem tomar chá de camomila e erva doce. Para acalmar estômago coma maçã. Beba água para reduzir a acidez. Se o problema for azia e não gastrite, tome água com limão. Consulte sempre seu médico.

      Excluir
  3. tomei suco de abacaxi com hortela varias vezes. sera que vou ter problemas? ou so o cha faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, suspende o consumo já. Não é regra que vc tenha problemas, cada organismo é um universo particular. Vamos ter fé de que nada de ruim vai acontecer a você e seu bebê. Os médicos não confirmam a informação, mesmo a fonte sendo confiável. Eles dizem que não tem como precisar a quantidade necessária para fazer mal. Vamos acreditar que vc tomou uma quantidade inferior e não tomando mais não terá problemas. De todo modo não descuide do pré-natal! Parabéns pelo bebê!!! Boas Festas!!!

      Excluir
  4. Nossa estava lavando hortelã pra colocar num suco e meu deu um estralo e resolvi pesquisar se eu poderia consumir, pois estou com 2 meses de gravidez, e graças a Deus me deparei com esse blog. Sabe me falar se posso tomar o suco verde, vai couve, cenoura e 1 fruta , é para o funcionamento do intestino. Eu ia colocar hortelã, mas agora não mais. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Couve é ótimo para gestante, pelo aporte de ferro e cálcio, aliado à vitamina C da laranja a absorção pelo organismo é potencializada. Pode e deve! Evite apenas as ervas, gestantes só podem tomar chá de camomila, erva doce, cidreira.

      Excluir
  5. minha esposa bebeu com 7 meses tem problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema Pacheco, a má formação se dá nos três primeiros meses. Parabéns pelo bebê!

      Excluir
  6. Olá estou de 10 semanas e pela manhã tomei uma xícara de chá de Hortelã com mel foi a primeira vez!

    ResponderExcluir
  7. minha tia esta gestante de dois meses e meio, tem algum problema ela tomar chá de hortelã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o problema só vai acontecer se ela tiver consumido muito chá, usado hortelã como tempero e etc. Mas o ideal é mesmo evitar o consumo da erva nos 3 primeiros meses. Não é caso de aborto, mas de má formação.

      Excluir
  8. o abacaxi faz algum mal ao neném pois tive desejo, tomei o suco, e comi a fruta???

    ResponderExcluir
  9. eu tive desejo de abacaxi, comi a fruta e o suco, o abacaxi faz algum mal na gravidez ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abacaxi não faz mal Melissa, o que faz mal é a hortelã. Mas se foi em pequena quantidade também não terá problema.

      Excluir
  10. eu tomei cha de hortelã e nao sabia q faz mal! vai prejudicar meu bebe estou de 4 meses? me ajude estou preocupada agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alyne, o ideal é não tomar. De todo modo, você tomou muito ou pouco. Se foi só um chá, uma vez não fará mal. O problema é quando ingerido em excesso. Tem gente que ama hortelã, eu sou uma. Uso na comida, no chá, no suco, tenho plantada em casa e até masco. Seu bebê deve estar bem, confie e evite qualquer tipo de ervas durante a gravidez.

      Excluir
  11. eu tomei cha de hortela de saquinho com 18 semanas sera q tera algum problema com meu bebe? me ajuda estou preocupada

    ResponderExcluir
  12. Oi estou de gestante de um mes e tomei um gole de chá de hortelã mais logo em seguida me disseram q fazia mal pro BB. Então imediatamente botei o dedo na garganta e vomitei o resto. Agora estou cm medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Keidlly, parabéns pelo seu bebê! Não tenha medo, um gole do chá não fará mal a ele. Seria preciso uma dose muito grande para ter efeito. O alerta é para suspendermos o uso da erva, pq há quem tome no suco de abacaxi, no tempero de carnes, em chás e até quem masque, logo, o consumo regular da erva poderia trazer danos. Mas o seu gole foi inofensivo, nem precisaria vomitar. Espero ter te tranquilizado! Abraços, Bruna.

      Excluir
  13. Estou gravida de 35 semanas e me indicarao cha de hortela sera q posso tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, esta contraindicação é para os 3 primeiros meses. Seu bebê já está bem formado, apenas ganhando peso e amadurecendo os sistemas digestivo e respiratório. Parabéns pela gravidez!

      Excluir
  14. Oi , gostaria de saber se perdi meu BB estou de 1 mês e uma semana tomei chá de hortelã com limão de gengibre estou com medo não sabia q nao podia tomar me ajudem tomei uma xícara só

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder, espero que sua gravidez esteja correndo bem. Uma xícara de chá não vai provocar mal algum, o perigo esta em consumir a erva com frequência. Também ela não é abortiva, o problema esta na formação, por isso não é indicado nos 3 primeiros meses.

      Excluir
  15. Ola Bruna, estou gravida de 4 meses e comi umas 10 balas de hortelã nos ultimos dias. Será que isso prejudica a formação do meu bebê? Nos ingredientes não consta a porcentagem da hortelã contida, apenas que o aroma é natural e artificial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bala de hortelão não é o mesmo que chá de hortelã ou o uso da erva como tempero. Geralmente essas balas não contem hortelã e sim seu aroma artificial. Não precisa ficar preocupada. Ademais o perigo esta no inicio da gestação, com 4 meses o bebê já está com a base formada e os riscos reduzem. Boa gestação!

      Excluir
  16. Oi se eu tomar o comprimido da babosa vai fazer mal p mim????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tome nenhum medicamento sem consultar seu medico. Babosa é abortiva, sim pode prejudicar sua gestação.

      Excluir
  17. Olá eu tomei um copo de suco de abacaxi e hortelã e estou de 11 semanas e 3 dias pode prejudicar meu bebê me tire essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um copo de suco não fará mal, mas a partir de agora evite a erva o máximo que puder. Hortelã é uma erva multiuso e deliciosa, o perigo esta em consumir muito, até completar 4 meses não consuma hortelã. Parabéns pela gestação!

      Excluir
  18. Boa tarde! Achei o blogue por dúvidas. Estou com 7 semanas de gravidez e só consigo engolir a saliva se estiver mascando Trident de hortelã ou menta, será que tem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Veronica! Parabéns pela gravidez!!! Também estou gravida, é minha terceira menina. Olha, não sabemos a concentração de erva presente num alimento industrializado, eu te aconselharia a evitar ao máximo as ervas contra-indicadas. Principalmente nos três primeiros meses. Para enjooo e asia prefira água com gás e limão fresco. Chá de gengibre ajuda muito. Você pode até mascar gengibre que não faz mal e ajuda a cortar azia e enjoo. Boa gestação!!!

      Excluir
  19. Olá!estou grávida acredito estar de 3 ou 4 semanas de gestação e tomai dois tipos de chá no mesmo dia e em horarios diferentes,tomei o cha de hortelã e o cha de boldo,gostaria de saber se fará mal ao feto?. Obs: tomai chá de canela duas vezes tambem,na primeira ñ fez nada e na segunda vez que tomei eu vomitei todo ele,sera que pode fazer mal ainda ao feto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Páscoa, Mila! A concentraçao de agentes ativos no cha é pequena, uma unica dose nao vai ser responsavel por algum maleficio ao seu bebê. Mas é importante vc saber que faz mal para suspender o uso imediatamente. A hortelã provoca ma formaçao, e boldo e canela podem induzir aborto, entao desde ja so tome cha de camomila e erva cidreira. Parabéns pelo bebê.

      Excluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.