segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Camarão com Chuchu


Dada a quantidade de receitas de camarão que posto aqui vocês já devem ter percebido o quanto eu gosto desse crustáceo. E não é só pelo sabor, mas por todas as suas qualidades, entre elas a quitosana, substância da casca do camarão que funciona como uma esponja que atrai a gordura do corpo. Consumir quitosana e ter uma dieta rica em água ajuda muito a emagrecer. Então, dependendo da receita você pode se deleitar no camarão sem medo de adquirir uns quilinhos extras.

No Brasil há vários tipos de camarão, mas os mais consumidos são:

- Camarão Branco: pesca artesanal e profissional ( alto mar ),
- Camarão Rosa: Pesca Profissional
- Camarão Laguna: Pesca Artesanal de Lagoa ou Cativeiro
- Camarão 7 barbas: Pesca Artesanal e Profissional
- Camarão Santana ou Vermelho: Pesca Profissional, muito confundido com rosa, porém com pouco valor comercial por ser um camarão de textura um tanto quanto massudo.

Importante: Todo camarão de Pesca Profissional ( alto mar ) possui conservante. São maiores e mais caros. Camarão com chuchu, hummmm, fácil e gostoso.

O que usei aqui é o sete barbas artesanal, comprado da mão dos pescadores na feira. Além de mais saudável, mais gostoso, mais barato, ainda estamos contribuindo para a manutenção da atividade pesqueira artesanal quando compramos com eles.

Depois de limpo e curtido em vinha d'alhos por pelo menos uma hora, doure o camarão em azeite extra virgem. Faça aos pouco para que não forme caldo, reserve. Refogue o chuchu e em seguida junte o tomate, regue com o que sobrou do vinha d'alhos, confira o sal e tampe a panela por 6 a 8 minutos, vai formar o molho, um molho suculento, por que chuchu e tomate soltam muito líquido. Junte os camarões e deixe cozinhar por mais 5 minutos e sirva com arroz.

Caso você queria usar o camarão sem casca para caldeiradas, strogonofes ou molhos, não tempere previamente, o tempero costuma endurecer a carne e para molhos é melhor um camarão bem suculento.

Bom apetite!

Links utéis
http://www.chinainhouse.com.br/sabia.htm
http://www.pescadosverdemar.com.br/site/frames/curiosidades.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.