terça-feira, 6 de novembro de 2007

Carne moída fresca e soltinha

Lembro de minha mãe dizendo que admirava o talento que minha tia tinha para fazer carne moída, porque era a mais soltinha que ela já tinha visto. Essa observação fez com que eu procurasse prestar bem atenção no método que minha tia usava pra atingir essa proeza.

Assim que guardar suas compras vá imediatamente preparar a carne moída. É a carne que estraga mais rapidamente.

Refogue ela sem temperos e sem óleo, numa panela de inox bem quente. Ela vai soltar a própria gordura acentuando o sabor e resultando numa carne moída menos gordurosa.

Se você colocar muita carne na panela de uma só vez vai produzir água e ela vai cozinhar, não fica bom. Então, coloque aos poucos, um punhado de cada vez e vá reservando o que já refogou.

Se for para usar depois, pode congelar ela assim, refogada e sem tempero, ou pode juntar toda a carne refogada e colocar um pouco de sal e hortelã. Também fica uma boa base para qualquer receita.

Não deixe as ervas cozinharem muito porque perdem o sabor e perdem o belo aspecto de verdinho saudável.

Agora você pode usar qualquer receita para carne moída com esta base, com ovos, com pimenta, com cenoura ralada, há uma infinidade de receitas deliciosas. Mas o principal é não deixar passar, nem fazer aquela carne moída cheia de bolotas grosseiras e cruas por dentro.

Outras receitas para carne moída como almôndegas, hambúrguer e kibe cru devem ser preparados e servidos no mesmo dia em que se comprou a carne para evitar deterioração e consequente intoxicação.

E lembrem-se, prefiram adquirir carne de boi de capim, o Nelore Natural, um boi saudável e feliz oferece uma carne de qualidade compatível com a qualidade que teve de vida. Mas mesmo entre os Nelores há os que não são recomendáveis, são os de carne macia não pelo corte mas pela criação. Havendo informações de que esta é uma carne mais macia não compre, o boi sofreu muito pra carne ficar assim. Querendo carne macia compre filé mignon. Não economizar em alimentação de qualidade é economizar em remédio e hospitais.

Vida longa a quem sabe que a saúde entra pela boca três vezes ao dia!

Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.