terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Na terra da Cebola

Ituporanga fica no Vale do Itajaí - SC

Ituporanga é a cidade que mais produz cebolas no Brasil. É um forno no verão e uma geladeira no inverno. Afora os excessos climáticos, é encantadora, vale a pena visitar as plantações e a gruta.

Além do caráter turístico, esta cidade tem um valor especial para família Brasil já que ali se encontram os patriarcas, a Marisha e o Cido Brasil.

Na farta mesa desses descendentes de imigrantes alemães encontram-se culinárias completamente caseiras. O molho de maionese, a massa de macarrão, o pão, a manteiga, o queijo, tudo é feito em casa com ingredientes plantados no local e leite tirado da vaca do vizinho.

Das receitas da Dona Marisha, a mais famosa é a rosca (roxxxxca) de polvilho, daquelas que os catarinenses adoram comprar no Angeloni, mas a da é muito melhor.

Para um quilo de polvilho azedo use uma xícara de farinha de trigo e meia de vinagre de maçã.
Dilua a farinha de trigo em meia xícara de água morna e um ovo, misture bem e vá juntando o polvilho e o vinagre. Sove bem, por mais ou menos 40 minutos, salgue a gosto modele em forma de rosca e leve ao forno pré aquecido em 240º por 30 minutos. Não abra o forno durante esse período e acenda a luz para ter certeza que a rosca cresceu antes de abrir a porta.
A lógica é a mesma do pão de queijo, não leva fermento mas cresce que é uma beleza.










Vai uma rosca aí?

2 comentários:

  1. Olha que interessante!!
    Em Sergipe, o município de Itabaiana também é chamado de "terra da cebola"!!
    Quem nasce lá é chamado pelos sergipanos, de brincadeira, de "ceboleiro".
    Capaz de na sua próxima viagem vc descobrir outras terras da cebola pelo Brasil.
    bjos

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.