quarta-feira, 26 de março de 2008

Receitas legítimas do Brasil

O Brasil é um país com diversas influências culturais. Isso se deve ao seu passado de colônia, e posteriormente ao grande fluxo migratório, que trouxe pessoas de diversas nações para o Brasil, como refugiados de guerra. Em nossas vastas terras podemos encontrar sociedades japonesas, chinesas, alemãs, ucranianas, italianas, árabes, inglesas, um sem fim de representações do mundo inteiro.

Quando esses grupos de imigrantes chegam em nossas terras, unem a sua cultura com a matéria prima que encontram aqui. O resultado é termos uma pizza brasileira que não se encontra na Itália, um sushi que não tem nada haver com o sushi japonês, uma kafta bem brasileira e assim por diante.

Esse intercâmbio cultural, que se dá no Brasil antes mesmo da chamada "Era da Globalização", permite que o Gororobas do Brasil explore a gastronomia mundial dentro da ótica brasileira.

Mas, nos próximos dias iremos tratar de conhecer a gastronomia brasileira original. Aquela que nasceu aqui, com a matéria prima da terra e sem qualquer influência consciente de fora.

Panela de cerâmica indígena
Os primeiros brasileiros foram os índios, e alguns de seus hábitos alimentares continuam em nossas mesas nos dias de hoje. A farinha de mandioca e a tapioca, a carne de caça assada em panela de barro debaixo da terra, o curau, o peixe assado na brasa entre outras receitas que nasceram nas tribos indígenas brasileiras e que hoje estão no rol de comidas típicas do Brasil.





Peixe com banana verde ralada

Limpa-se o peixe, que em seguida deve ser cortado em pedaços. Coloca-se
o peixe em uma panela com água para ferver já com o sal. Enquanto cozinha,
rala-se a banana. Quando o peixe estiver cozido, coloca-se a banana ralada aos
poucos, mexendo sempre. Deixa-se a banana cozinhando até engrossar o
caldo.

2 comentários:

  1. Só falta mesmo uma foto...

    Qual foi o acompanhamento desse peixei? Arroz?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Nogueira, a receita foi retirada do livro
    "Enciclopédia da Floresta - O alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações" - organizado por Manuela Carneiro da Cunha.

    Encontrei a referência no site http://www.iande.art.br/boletim008.htm mas não havia nenhuma imagem.

    Prometo fazer o prato e completar o post com uma foto em breve.

    Quanto ao acompanhamento, considero dispensável, já que banana verde é algo muito pesado. Mas para quem não dispensa, um arrozinho caíria bem.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.