terça-feira, 1 de abril de 2008

Assim surgiu o feijão tropeiro


A palavra "tropeiro" deriva de tropa, numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado e mercadoria do Rio Grande do Sul até os mercados de Minas Gerais, na época do Brasil colônia.

A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido).

Nos pousos eles comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho que era servido com farofa e couve picada. Assim surgiu a original receita do feijão tropeiro, prato simples, composto de alimentos não perecíveis que podiam ser carregados por longos dias de viagem, e preparados por homens em acampamentos improvisados.

O prato é rico em proteínas, ferro e vitamina C, e conferiu força e vitalidade para esses homens que passavam dias e dias desbravando matas numa longa viagem a cavalo para cumprirem suas obrigações.

Ao oferecer um prato de feijão tropeiro à uma criança, aproveite para contar um pouco da história do nosso país. Com certeza ela vai querer ficar forte e corajosa como os tropeiros que além de participarem da história, nos deixaram por legado esse delicioso prato de feijão.

A receita

Ingredientes:
01 kg de feijão preto
01 xícara (chá) de farinha de mandioca
01 kg de lingüiça
02 dentes de alho socados
03 cebolas em rodelas
01 kg de toucinho para torresmo
02 ovos cozidos
02 colheres (sopa) de cebolinha verde picada Sal a gosto
01 maço de couve manteiga picada

Cozinhe o feijão até ficar macio (é importante não usar a panela de pressão, pois os grãos devem ficar inteiros).

Escorra o caldo numa peneira. Pique o toucinho, tempere com sal e leve a uma panela bem quente sem óleo, a gordura irá soltar e ele deve fritar até começar a amarelar. Faça o mesmo com a lingüiça numa outra panela adicione um pouco d´água e tampe.

Destampar logo que a água secar. Na gordura do torresmo (1/2 xícara de chá) bem quente, refogar o alho, as cebolas e o feijão (sem o caldo) deixe refogar mais um pouco.

Adicione a farinha, o torresmo a cebolinha verde e a couve. Sirva com arroz.

3 comentários:

  1. Júlia, sou um pouco avessa a colocar rendimentos por considerar isso muito relativo. O rendimento vai depender do quanto come a sua família.
    Por exemplo, eu e meu marido somos pequenos e trabalhamos muito tempo com estudos e pesquisas e pouco tempo com o corpo, comemos pouco; Já minha irmã caçula é grande e esportista, o namorado dela idem, os dois são enormes e se movimentam muito, resultado: comem muito mais que o dobro do que nós aqui em casa.

    O rendimento deve ser medido de acordo com o que você está acostumada a fazer pra sua família.

    Aqui em casa, uma xícara de arroz rende seis a oito pratos, na casa da minha irmã rende apenas dois.

    Se a sua família come pouco, um quilo de feijão pode render 12 porções e até mais.

    Espero ter ajudado:)

    ResponderExcluir
  2. Eu achei mto interessante, estou fazendo um trabalho escolar a respeito de comidas típicas e esta postagem foi mto útil!!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.