Neste bolo quase não se usou gordura.Para falar a verdade a gordura dele foi apenas para untar a forma e não grudar.Quanto mais ovos com claras em neve usar menos farinha poderá colocar no seu bolo.Neste caso eu usei 4 ovos com as claras em neve para uma xícara de farinha e uma de açúcar, um copo de suco de limão puro e sem coar e uma colher de sopa de fermento.
Misture o açúcar com as gemas, bata bem as claras em neve e vá juntando sem parar de bater os demais ingredientes. Bata bem tudo até que fique formando bolhas na massa.As bolhas significam que a massa está com ar e isso deixará seu bolo bem macio.O tempo de forno vai variar de acordo com a potência do fogão que você tem em casa. Sugiro que após 30 minutos você fique de olho. Uma boa dica de que o bolo está bom também é o cheirinho que ele exala quanto está pronto.
Não abra a porta do forno antes de olhar pelo vidro e ver que ele tem aparência de pronto. Espete um palito, se sair seco está bom, se não deixe mais um pouco. Não fique abrindo o forno, isso deixará o bolo solado.
Calda de canela com gengibre
Faça um suco concentrado de gengibre. Tipo um extrato, pouca água só para liquefazer o gengibre mesmo, depois o que sobrar você pode guardar na geladeira que dura bastante no esquema de compota, fechado em pote hermético. Depois veja a receita do Drink Brasil que leva esse estrato, é um drink não alcoólico.
Derreta o açúcar, e pulverize canela em pó misture e acrescente aos poucos o líquido de gengibre até dar o ponto de calda açucarada. Como aquela que faz um cristalzinho nos bolos de laranja. Despeje ainda quente sobre o bolo. é importante derreter o açúcar junto com a canela porquê o calor desprende o aroma e fica mais gostoso.
Bolinho interessante! lol
ResponderExcluirParece-me perfeito este bolinho!
ResponderExcluirLimão, canela... hummmmmmm...
Beijinhos