Como alguns leitores do Gororobas já sabem, morei por três anos em Curitiba, e sou casada com um curitibano coxa branca (que é como são designados os torcedores do Coritiba Futebol Clube) que adora comer bem.
Minha estada na capital paranaense foi uma constante descoberta gastronômica, tanto de pratos que não conhecia como barreado, saltenhas (pastel colombiano), chineques, cueca virada, pierogue e tantos outros como também de outras formas para denominar alimentos e receitas já familiares.
Foi assim com a palavra azeite, que para eles é usado para qualquer tipo de óleo e para nós, cariocas azeite é só o de oliva mesmo; banana nanica eles chamam de caturra; nunca usam a palavra biscoito, para um curitibano legítimo qualquer biscoito é bolacha, pão é broa, e geléia é chimia.
E foi esta última que inspirou o post de hoje. Estava com umas bananas em casa que já preteavam de maduras. Nunca deixo nada estragar, então, resolvi fazer um doce de banana.
Quando meu marido chegou em casa disse: Hummmm...chimia de banana!!!
Chimia é uma derivação da palavra alemã schimier, que significa doce pastoso ou geléia. Como houve uma grande imigração de alemães para o sul do Brasil, a palavra assim como a culinária germânicas se espalharam e se aportuguesaram também.
Minha receita de schimier de banana
Corte as bananas em rodelas, derreta duas colheres de sopa de açúcar mascavo. Junte ao açúcar quente cravo e canela, deixe levantar o aroma. Agora junte as bananas e mexa sem parar até adquirir a consistência desejada. Eu gosto que fiquem uns pedacinhos inteiros da fruta.
Passe para um recipiente de vidro e cubra com um pano até que esfrie. Tampe bem e guarde na geladeira.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
O que é schimier?
Postado por Unknown às 10:23
Marcadores: informação nutricional e/ou curiosidades, receitas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.
Para diagnósticos e receitas procure um médico.
Olha q bacana! Acabei de postar sobre uma chimia de carambola (sugestão de uma gaaúcha).
ResponderExcluirbjo,
Nina.
Minha com cunhada é de Santa Maria - RS, e apesar de morar muitos anos em outra cidade não perdeu o vocabulário. Ela usa palavras bem diferentes...chega a ser divertido.
ResponderExcluirBem, a chimia deve ter ficado ótima, ontem fiz doce em calda de banana...quem sabe chimia para acabrar com as outras que estão na fruteira?
Bjs!