quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tapioca, o alimento básico dos índios brasileiros

Índia prepara a goma pra tapioca

Depois de ralada e espremida a raiz da mandioca, extrai-se dela um líquido leitoso que descansa num recipiente até a goma de tapioca se separar da água, formando uma massa mais ou menos sólida no fundo. A água é então escorrida e a massa com amido é colocada para secar ao sol.
Assim nossos índios preparavam o que chamamos de polvilho, goma ou beiju, que se coagula ao ser espalhada numa chapa aquecida, estando pronta pra ser recheada de acordo com o gosto e cultura de quem a prepara.
Em artigos anteriores já falei sobre as maravilhas terapêuticas da mandioca, seus poderes anti-cancerígenos e nutricionais. Por isso não vou entrar nessas informações.
O interessante é saber que a tapioca, além de deliciosa, é uma excelente alternativa ao pão, tanto para quem busca saúde, como para quem quer emagrecer.
O preparo da tapioca não requer interferências industriais, o que faz o produto mais rico nutricionalmente. Outra vantagem é que ela dispensa o uso de qualquer gordura e açúcares, o que a torna mais diet e light (dietética e leve).
O melhor de tudo é que com todas essas vantagens, ela ainda é facílima de preparar. Basta comprar a goma já peneirada na feira, esquentar uma frigideira e espalhar a goma. Logo ela se desgrudará do fundo e com a ajuda de uma espátula você poderá virá-la facilmente para tostar o outro lado. Se preferir coloque o recheio de sua preferência e dobre a tapioca como um pastel.
Fica pronta em poucos minutos.

6 comentários:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.