terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Salada do ínicio ao fim

Salada é sempre bom, em qualquer ocasião e como entrada de qualquer refeição. Ate´no lanche vai bem, principalmente como recheio de sanduiches.

Em qualquer dieta pode-se comer salada, de folhas é claro, à vontade.

Alguns inconvenientes:

  1. As verduras dão um trabalhão para limpar e se estragam facilmente
  2. maioneses são muito calóricas e não devem ser consumidas em locais públicos já que o risco de salmonelas é grande
  3. algumas verduras como agrião e rúcula tem o sabor muito forte (chegam a arder como pimenta)

Como tornar o consumo da salada mais agradável e prático?

É simples, compre as bandejas já higienizadas vendidas nos melhores super mercados. Hoje é possível comprar até orgânicos dessa forma. É um pouco mais caro, mas tem a vantagem de durar muito mais tempo, além de ser bem mais prático.

Outra vantagem dessas bandejas é a diversidade. Ao invés de um monte de alface lisa você terá uma salada variada de diversos tipos de alface, rúcula, agrião, tomatinhos cereja, cenouras, entre outros.

As verduras mais fortes como agrião e rúcula são excelentes para curar problemas de infecções bucais, como aftas e dor de dentes. O ardor é do caule, as folhas são mais suaves, como apenas as folhas e descobrirá o sabor delicioso dessas verduras, outra dica é consumir com pão e massas. Aqui no blog tem receita de fuzile com agrião, pizza de rúcula também é uma delícia.

Lembrem-se, não existe comida ruim, você é que não descobriu a forma de preparar o alimento que mais lhe agrade.

Experimentar sempre é palavra de ordem!

No caso da maionese, substitua por salada de legumes com azeite de oliva, é muito mais saboroso, bem menos calórico e mais resistente também. Os legumes nunca devem cozinhar demais porque perdem seus nutrientes. Compre os orgânicos, cozinhe no vapor por 10 minutos e tempere com azeite e sal, se preferir coloque cheiro-verde e/ou curry, também fica muito gostoso.

Devemos comer salada todos os dias, assim como as frutas, são presentes da natureza, prontinhos para nos nutrir, só precisamos de boa vontade e criatividade para descobrirmos qual a maneira que mais nos agrada nesse tipo de alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.